A coordenadora do BE, Catarina Martins, saudou hoje o ministro das Finanças por dizer a "verdade incómoda" de que Portugal precisa de uma redução dos juros da dívida, avisando que esta afirmação se confronta "com a Europa da mentira".
O deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva, anunciou hoje que vai apresentar na discussão da especialidade do Orçamento do Estado (OE) mais de 40 propostas de alteração ao documento.
O PCP defendeu hoje "uma ação decisiva no sentido da renegociação da dívida" para que seja possível reduzir "significativamente os juros pagos anualmente" e assim libertar recursos que "Portugal tanto precisa para o seu desenvolvimento económico e social".
A vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque advertiu hoje para as crescentes dificuldades de financiamento de Portugal em mercado e acusou o Governo de subir despesa sem crescimento e com aumento de imposto, protegendo "dependências e assistencialismos".
A entrada em vigor há dois anos da supervisão direta dos maiores bancos pelo BCE foi um marco positivo ao harmonizar as regras e minimizar eventuais tentativas de intervenção política no setor bancário, consideram os analistas contactados pela Lusa.
Os candidatos à compra do Novo Banco podem apresentar propostas finais e melhoradas até às 17:00 de hoje, disse à agência Lusa fonte próxima do processo.
O Orçamento do Estado para 2017 vai ser hoje aprovado na generalidade na Assembleia da República, com os votos favoráveis de PS, BE, PCP, PEV e abstenção do PAN.
Os contribuintes com dívidas ao Fisco ou à Segurança Social podem aderir a partir de hoje ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), beneficiando de um perdão total ou parcial dos juros e custas.
O líder parlamentar do PS considerou hoje que as críticas ao facto de o primeiro-ministro ter estado em silêncio no primeiro dia de debate orçamental são sintomáticas de "incapacidade política" e de ausência de propostas alternativas.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou hoje no parlamento apenas querer "falar do orçamento" e não estar disponível para fazer "um debate aceso a falar no passado", em resposta a críticas do CDS.
O CDS-PP acusou hoje o ministro das Finanças de ter registado "um falhanço épico" nas previsões de crescimento económico e criticou socialistas, bloquistas e comunistas por alinharem na "injustiça" das opções de aumento das pensões em 2017.
O PS defendeu hoje que o anterior executivo deixou ao atual Governo uma herança "pesadíssima" de suborçamentação no setor da educação, e acusou o PSD e CDS-PP de "desfaçatez" ao falarem agora em cortes.
O presidente executivo do Novo Banco disse hoje que a sua expectativa é que o processo de venda da instituição, cujas propostas finais têm que ser entregues até sexta-feira, corra "muito bem", permitindo encontrar um novo acionista.
O presidente do Tribunal de Contas debateu com o presidente da Assembleia da República as alterações ao regime de responsabilidade financeira dos autarcas e à incidência do visto prévio, previstas no Orçamento do Estado, que considera poderem "gerar incoerências".
O Banco Central Europeu (BCE) admite que a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE) produza "efeitos adversos de contágio a médio prazo" na economia da zona euro.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, acusou hoje o primeiro-ministro de cobardia por não intervir no debate na generalidade do Orçamento do Estado, que considerou ser "pouco mais do que uma fatura de sobrevivência do Governo"
O PSD confrontou hoje o ministro das Finanças com o "desempenho medíocre" e os resultados "sofríveis" do Governo, considerando que a proposta de Orçamento do Estado para 2017 é eleitoralista e padece de quatro "grandes pecados".
O ministro das Finanças admitiu hoje aprofundar em sede de especialidade do Orçamento para 2017 a "introdução de melhorias" no pagamento especial por conta (PEC), após o PCP defender uma maior proteção para pequenas e médias empresas.
O BE criticou hoje que todo o excedente orçamental seja canalizado para uma dívida que Portugal não vai conseguir pagar, considerando o ministro das Finanças que é necessária uma redução na taxa de juro do endividamento.
O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) sublinhou hoje que a discussão do Orçamento do Estado para 2017 não se prende em torno dos cortes mas sim das devoluções, o que faz "toda a diferença" para as famílias e empresas.
O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel questionou hoje a Comissão Europeia sobre se é verdade a existência de um acordo entre Bruxelas e Paris para permitir à França contornar as regras do défice.
O Governo terá que decidir como refletir nas tarifas cobradas aos consumidores portugueses os ganhos superiores a mil milhões de euros que a Galp terá até 2026 com a revenda de gás natural nos mercados internacionais.
O chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Angola vê como "preocupante" o reduzido crescimento da economia angolana e o nível da inflação no país, que está nos 40 por cento ao ano.
Os trabalhos da comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) estão suspensos até 30 de dezembro, de acordo com uma resolução do parlamento publicada hoje em Diário da República.