O presidente do BCP, Nuno Amado, escusou-se hoje a comentar a polémica sobre a entrega das declarações de rendimentos e património dos novos administradores da CGD, apelando a uma maior discrição e estabilidade no setor bancário.
O BCP reduziu o quadro de pessoal em 126 trabalhadores entre setembro de 2015 e setembro de 2016, fechando 45 agências durante esse período e vai fechar até ao máximo de 20 balcões até dezembro, em Portugal, segundo o presidente.
O BCP registou um resultado líquido negativo de 251,1 milhões de euros entre janeiro e setembro, que compara com o lucro de 264,5 milhões de euros em igual período do ano passado.
A Comissão Europeia está mais pessimista do que o Governo quanto às perspetivas económicas e orçamentais de Portugal: espera menos crescimento em 2016 e em 2017 e mantém a projeção para o défice orçamental deste ano, de 2,7%.
O Ministério das Finanças considerou hoje que as previsões da Comissão Europeia confirmam que Portugal deverá deixar de ter défices excessivos em 2016 e manifestou estranheza relativamente a algumas das previsões.
O presidente do BCP, Nuno Amado, disse hoje que a última oferta que o banco fez pelo Novo Banco é igual à apresentada em junho e que já esclareceu a CMVM sobre o tipo de interesse manifestado no banco que resultou da resolução do BES.
A Comissão Europeia admite que as previsões para o crescimento da economia portuguesa até 2018 podem ser revistas em baixa, caso o investimento não recupere nos próximos três anos.
O primeiro-ministro considerou hoje que Portugal recebeu "uma boa notícia" ao registar "nova descida sustentada" da taxa de desemprego, com a criação de mais 90 mil postos de trabalho, frisando que o emprego é objetivo central do Governo.
O economista norte-americano Paul Krugman, prémio Nobel da Economia, alertou hoje que Donald Trump é um “ignorante irresponsável” que vai agravar a crise económica mundial.
O BCP apresenta hoje os resultados até setembro, no mesmo dia em que os acionistas vão decidir, em assembleia-geral, se alteram os limites de votos do banco, quando o grupo chinês Fosun negoceia a sua entrada no capital social.
A Comissão Europeia divulga hoje as previsões económicas de outono, numa altura em que o executivo comunitário está a avaliar as propostas orçamentais dos países e as "ações efetivas" de Portugal e Espanha.
A bolsa de Wall Street subiu e mostrou uma tendência positiva, na expectativa de uma vitória da democrata Hillary Clinton nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, esta terça-feira.
O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que o Governo está "sereno e muito confiante" quanto à apreciação, pela Comissão Europeia, da proposta de Orçamento do Estado para 2017 e à decisão sobre suspensão de fundos estruturais.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou hoje "absolutamente essencial" resolver até ao fim do ano a consolidação da banca, uma das condições para o relançamento do crescimento da economia em Portugal.
O Governo português quer "fazer o que está ao seu alcance" para reduzir o peso do serviço da dívida no produto nacional, garantiu o ministro dos Negócios Estrangeiros, admitindo que Portugal receba lucros do Banco Central Europeu.
Os eurodeputados portugueses das comissões parlamentares dos Assuntos Económicos e do Desenvolvimento Regional defenderam hoje a não suspensão de fundos estruturais, porque Portugal cumpre as regras europeias e a derrapagem do défice em 2015 se deveu ao Banif.
O ministro das Finanças afirmou hoje, em Bruxelas, que a reestruturação da dívida “não é algo que esteja na agenda do Governo português” e rejeitou qualquer contradição com o que afirmou na semana passada na Assembleia da República.
O presidente do Nasdaq afirmou hoje que o referendo realizado no Reino Unido, cujo resultado ditou a decisão de saída da União Europeia (UE), conhecido como 'Brexit', foi o evento mais marcante para as bolsas até ao momento em 2016.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu hoje no parlamento que Portugal "não tenciona renegociar a sua dívida", pedindo aos seus credores um corte no 'stock' da dívida.
O presidente do Conselho Económico Social (CES), Correia de Campos, afirmou hoje esperar bons resultados em termos de concertação social, considerando que o país está mais descomprimido e que o chefe de Estado é promotor de concertação.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou hoje que a produção nacional de calçado é "uma indústria 4.0", realçando que a digitalização não é uma coisa para empresas de 'software', tendo chegado a este setor tradicional.
A Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) quer que o IVA da iluminação pública e dos transportes escolares seja reduzido para a taxa mínima, disse hoje em Coimbra o presidente daquela organização, Manuel Machado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje a Web Summit um exemplo de um acordo de regime que deve continuar a ser seguido em Portugal.
A ministra do Mar afirmou hoje que espera um aumento "da ordem dos 200%" na movimentação de cargas dos portos nacionais na próxima década, em linha com a subida de 180% que se registou entre 2006 e 2016.