O embaixador brasileiro Roberto Azevêdo vai recandidatar-se a um novo mandato à frente da Organização Mundial de Comércio (OMC), de 2017 a 2021, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
O Banco de Portugal disse hoje, em comunicado, que foram apresentadas cinco propostas finais para a compra do Novo Banco, sem revelar o nome dos candidatos.
O líder do PSD acusou hoje o "Governo das esquerdas" de não ter uma estratégia alternativa, sublinhando que não consegue colocar o país a crescer sem precisar de "cortes permanentes" ou medidas extraordinárias.
A proposta de Orçamento do Estado para 2017 e as Grandes Opções do Plano foram hoje aprovadas na generalidade pela esquerda parlamentar, com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e PEV e contra do PSD e CDS-PP.
O Governo do Rio de Janeiro, segundo maior estado do Brasil, anunciou hoje uma série de medidas para equilibrar as contas públicas e evitar que a grave crise financeira que enfrenta se transforme em colapso.
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou hoje que o partido irá votar contra na generalidade a proposta do Governo de Orçamento do Estado (OE) para 2017.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, saudou hoje o ministro das Finanças por dizer a "verdade incómoda" de que Portugal precisa de uma redução dos juros da dívida, avisando que esta afirmação se confronta "com a Europa da mentira".
O deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva, anunciou hoje que vai apresentar na discussão da especialidade do Orçamento do Estado (OE) mais de 40 propostas de alteração ao documento.
O PCP defendeu hoje "uma ação decisiva no sentido da renegociação da dívida" para que seja possível reduzir "significativamente os juros pagos anualmente" e assim libertar recursos que "Portugal tanto precisa para o seu desenvolvimento económico e social".
A vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque advertiu hoje para as crescentes dificuldades de financiamento de Portugal em mercado e acusou o Governo de subir despesa sem crescimento e com aumento de imposto, protegendo "dependências e assistencialismos".
A entrada em vigor há dois anos da supervisão direta dos maiores bancos pelo BCE foi um marco positivo ao harmonizar as regras e minimizar eventuais tentativas de intervenção política no setor bancário, consideram os analistas contactados pela Lusa.
Os candidatos à compra do Novo Banco podem apresentar propostas finais e melhoradas até às 17:00 de hoje, disse à agência Lusa fonte próxima do processo.
O Orçamento do Estado para 2017 vai ser hoje aprovado na generalidade na Assembleia da República, com os votos favoráveis de PS, BE, PCP, PEV e abstenção do PAN.
Os contribuintes com dívidas ao Fisco ou à Segurança Social podem aderir a partir de hoje ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), beneficiando de um perdão total ou parcial dos juros e custas.
O líder parlamentar do PS considerou hoje que as críticas ao facto de o primeiro-ministro ter estado em silêncio no primeiro dia de debate orçamental são sintomáticas de "incapacidade política" e de ausência de propostas alternativas.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou hoje no parlamento apenas querer "falar do orçamento" e não estar disponível para fazer "um debate aceso a falar no passado", em resposta a críticas do CDS.
O CDS-PP acusou hoje o ministro das Finanças de ter registado "um falhanço épico" nas previsões de crescimento económico e criticou socialistas, bloquistas e comunistas por alinharem na "injustiça" das opções de aumento das pensões em 2017.
O PS defendeu hoje que o anterior executivo deixou ao atual Governo uma herança "pesadíssima" de suborçamentação no setor da educação, e acusou o PSD e CDS-PP de "desfaçatez" ao falarem agora em cortes.
O presidente executivo do Novo Banco disse hoje que a sua expectativa é que o processo de venda da instituição, cujas propostas finais têm que ser entregues até sexta-feira, corra "muito bem", permitindo encontrar um novo acionista.
O presidente do Tribunal de Contas debateu com o presidente da Assembleia da República as alterações ao regime de responsabilidade financeira dos autarcas e à incidência do visto prévio, previstas no Orçamento do Estado, que considera poderem "gerar incoerências".
O Banco Central Europeu (BCE) admite que a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE) produza "efeitos adversos de contágio a médio prazo" na economia da zona euro.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, acusou hoje o primeiro-ministro de cobardia por não intervir no debate na generalidade do Orçamento do Estado, que considerou ser "pouco mais do que uma fatura de sobrevivência do Governo"
O PSD confrontou hoje o ministro das Finanças com o "desempenho medíocre" e os resultados "sofríveis" do Governo, considerando que a proposta de Orçamento do Estado para 2017 é eleitoralista e padece de quatro "grandes pecados".
O ministro das Finanças admitiu hoje aprofundar em sede de especialidade do Orçamento para 2017 a "introdução de melhorias" no pagamento especial por conta (PEC), após o PCP defender uma maior proteção para pequenas e médias empresas.