O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social assegurou hoje que o Orçamento do Estado para 2017 será de confirmação da defesa dos mínimos sociais e reforço da estabilidade do sistema de proteção social, prometendo combater à pobreza infantil.
Os governos de Portugal e do Rio de Janeiro, no Brasil, vão assinar, na terça-feira, na cidade 'carioca', uma parceria para lançar missões, projetos e programas visando "fomentar o intercâmbio para a internacionalização de 'startups'".
O ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, garantiu hoje que o programa de expansão da rede do Metro do Porto será conhecido até ao final do ano, depois de concluída a fase de estudo e o debate sobre as linhas prioritárias. As obras deverão começar em 2018.
A vice-presidente da bancada do CDS-PP Cecília Meireles assinalou hoje que o défice de 2,8% registado no primeiro semestre está acima da meta do Governo e lembrou que os últimos seis meses do ano serão "exigentes".
A exposição solar ou a qualidade ambiental podem fazer variar o IMI. O PSD não concorda, e pela voz de Leitão Amaro anunciou que vai levar o caso ao Tribunal Constitucional.
Mário Centeno, à margem dos dados revelados pelo INE que indicaram um défice de 2,8% no primeiro trimestre do ano, mostrou-se confiante em atingir as metas orçamentais para 2016 , mesmo tendo em conta os fatores de pressão orçamental do 2.º semestre.
O porta-voz do PS afirmou hoje que os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o défice do primeiro semestre implica um "plano B" para a oposição e os seus insistentes discursos catastrofistas.
Mário Centeno disse que o cumprimento do Orçamento de Estado de 2016 "está no bom caminho" após o INE ter revelado o valor do défice do primeiro trimestre deste ano, 2,8%.
O défice caiu nos primeiros seis meses deste ano, face ao mesmo período do ano anterior, fixando-se nos 2,8%. Os dados foram divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
O Governo pretende disponibilizar mais de 23 milhões de euros, dos quais 10 milhões de fundos europeus, para o combate ao crime económico, designadamente a corrupção.
O Ministério das Finanças reitera o “compromisso” de consolidação orçamental e implementação de reformas estruturais, mas avisa o FMI que estes “não são um fim em si mesmo”, mas servem para fomentar um “crescimento sustentado e inclusivo”.
O Ministério das Finanças reagiu hoje à avaliação do FMI ao Programa de Ajustamento recordando o “enorme custo social” e a “emigração em massa de 400 mil portugueses” que implicou, mas que o Fundo “omite” no relatório final.
O primeiro-ministro manifestou-se hoje confiante que o défice deste ano, "com conforto", será inferior a 2,5%, num discurso em que afirmou que o seu Governo, "depois do tempo das urgências", entrou agora na resposta aos bloqueios estruturais.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) insiste que são precisas "mais medidas adicionais" para que Portugal cumpra a meta do défice com que se comprometeu para este ano, de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB).
O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomenda que o Governo aplique medidas de austeridade de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de 900 milhões de euros, no próximo ano, focando-se nos salários e pensões da função pública.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipa que a situação da Caixa Geral de Depósitos e eventuais perdas decorrentes da venda do Novo Banco possam implicar "mais injeções de dinheiro público" no setor e defende uma "maior consolidação" na banca.
O economista Joseph E. Stiglitz concluiu que a Alemanha fracassou economicamente e que, nos últimos anos, os cidadãos de Estados como Portugal e Grécia mostraram ter melhores noções da economia do que a Troika.
A Comissão Europeia vai analisar as informações prestadas pela ex-comissária europeia Neelie Kroes, que terá administrado uma empresa sediada numa ‘offshore, nas Bahamas, entre 2000 e 2009, em violação do código de conduta do executivo comunitário.
O Conselho de Ministros aprovou hoje um regime transitório para declarações de IRS relativas a 2015, prevendo que a sua apresentação, pela opção de tributação conjunta, possa ser feita fora dos prazos previstos pelo código de IRS.
Portugal foi o país da OCDE que mais aumentou a carga fiscal para os trabalhadores com baixos rendimentos em 2015, com a organização a afirmar que a introdução do crédito fiscal nesse ano tirou progressividade à tributação do trabalho.
A lei de combate às formas modernas de trabalho forçado entra hoje em vigor, responsabilizando as empresas de trabalho temporário e as suas clientes por violações à legislação laboral e às regras de segurança e saúde no trabalho.
O Governo pretende transferir para as autarquias "a análise e a atribuição de todos os programas de apoio social a nível nacional", revelou o secretário de Estado das Autarquias Locais em entrevista ao Jornal de Negócios.
O CaixaBank lançou uma nova Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital do BPI, melhorando o preço face à anterior oferta, de 1,113 euros por ação para 1,134, informou hoje o banco catalão.