A Câmara de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, vai construir um memorial, designado de “15 de outubro”, para homenagear e recordar as vítimas mortais dos incêndios naquele município, anunciou a autarquia.
O município de Oliveira do Hospital alertou hoje para um previsível arrastamento das encostas caso o solo seja descompactado por operações de maquinaria pesada ou manuais, na sequência dos incêndios florestais do dia 15.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse hoje que a Universidade de Coimbra, por vezes, "dita o seu ritmo à Europa" em diferentes domínios, destacando também a abertura da instituição e a sua reputação mundial.
O infantário de Midões, em Tábua, distrito de Coimbra, vai ser reconstruído voluntariamente pela Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), depois de ter sido totalmente destruído pelos incêndios de dia 15.
Os bens enviados para o concelho de Tábua, distrito de Coimbra, na sequência dos incêndios do dia 15 são já suficientes para as necessidades das vítimas, anunciou hoje o município.
O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) justificou o alargamento do funcionamento das urgências do Hospital Geral (Covões) com a necessidade de descongestionar o polo dos Hospitais da Universidade.
O Município de Pampilhosa da Serra, um dos mais atingidos pelos incêndios de dia 15, apelou hoje à doação de produtos hortícolas para plantar/semear, árvores de fruto para plantar e materiais de construção.
A Câmara de Oliveira de Hospital apelou hoje à suspensão de doações de alimentação, roupas e outros artigos têxtil para o lar, pois a solidariedade após os incêndios de dia 15 já ter sido suficiente para suprir essas necessidades.
O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou hoje o investimento a curto prazo de 2,5 milhões de euros no reforço das condições de segurança no IP3, que liga Coimbra a Viseu.
Os prejuízos dos incêndios nas empresas de Oliveira do Hospital rondam os 100 milhões de euros e os apoios anunciados pelo Governo para a sua recuperação “são insuficientes”, afirmou hoje o presidente da Câmara.
As famílias das zonas do concelho da Lousã atingidas pelos incêndios deverão pagar a água da rede pública consumida de acordo com a média do último ano, anunciou hoje a Câmara Municipal.
A maioria dos serviços estão a funcionar normalmente na Universidade de Coimbra, com os alunos a notarem apenas os efeitos da greve nacional de hoje quando se dirigem para as cantinas, que estão fechadas.
A Câmara de Arganil quer que a reflorestação avance rapidamente e com mais autóctones, depois de ter assistido a uma "proliferação" do eucalipto nos "últimos três anos", face ao regime do anterior Governo que retirou as autarquias do processo.
A Câmara da Pampilhosa da Serra precisa de topógrafos e projetistas para a reconstrução das casas afetadas pelo incêndio e de máquinas para avançar com a demolição de edifícios em risco de ruína, afirmou hoje o presidente do município.
Os apoios às empresas atingidas pelo incêndio de dia 15 de outubro serão disponibilizados rapidamente "porque o país não pode esperar", garantiu hoje o ministro da Economia durante uma visita à zona industrial de Mira.
A transformação do aeródromo municipal em aeroporto civil comercial e a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027 são duas prioridades da cidade, disse o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.
Dez dias depois de ter sido destruída pelas chamas, a empresa de móveis Cruzeiro, em Mira, está "pronta para retomar o trabalho", graças ao apoio de fornecedores, clientes e vizinhos, disse hoje à agência Lusa um dos proprietários.
Os autarcas dos sete concelhos afetados pelos incêndios de junho na região Centro, com início em Pedrógão Grande, mostraram-se hoje “muito confortáveis e entusiasmados” após apresentarem o Plano de Revitalização do Pinhal Interior a Marcelo Rebelo de Sousa.
Oitenta e cinco empresas foram destruídas e 450 trabalhadores foram afetados, em Oliveira do Hospital, devido aos incêndios que atingiram a região Centro, no dia 15, informou hoje a Câmara Municipal.
Os incêndios florestais que eclodiram no dia 15 na área da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC) puseram em causa 1.395 postos de trabalho e afetaram diretamente 55 empresas, disse hoje o presidente daquela entidade.
O presidente da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, visitou Oliveira do Hospital, com uma comitiva da juventude partidária. Após várias reuniões, encontros e um roteiro pela área ardida foram apresentadas propostas.
O apoio às vítimas dos incêndios particularmente na zona de Tábua e a criação de condições para evitar situações que “poderão ser de fome” são as principais preocupações da associação criada em Midões, naquele concelho do distrito de Coimbra.
No lugar de Pescanseco Cimeiro, Pampilhosa da Serra, Maria da Conceição ofereceu hoje uma garrafa de aguardente, retirada do pouco que conseguiu salvar das chamas, a um surpreendido e emocionado Marcelo Rebelo de Sousa.
A Câmara de Mira pediu hoje que seja suspensa a entrega de bens após os incêndios de domingo, já que a “onda de solidariedade” foi muito significativa e “acima das expectativas”. A Câmara de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, pediu hoje para que seja suspensa a entrega solidário de roupa no