A cerimónia de condecoração, a título póstumo, do antigo dirigente do BE Miguel Portas decorre hoje à tarde no Palácio de Belém, entregando o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a grã-cruz da Ordem da Liberdade à família.
O português António Vitorino, 61 anos, eleito hoje diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), uma nova etapa de uma carreira política de grande relevo, com ligações ao atual secretário-geral da ONU, o também português António Guterres.
O BE criticou hoje o "ato profundamente errado do Governo" português de não ter vetado o acordo sobre migrações hoje alcançado no Conselho Europeu, considerando que os executivos europeus aplicaram "a política da extrema-direita".
O Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) aprovou, hoje, por aclamação, a candidatura do atual vice-presidente do partido e chefe de Estado angolano, João Lourenço, ao cargo de presidente do partido.
A atividade sísmica na parte central de São Miguel, na área entre o Vulcão do Fogo e o Vulcão das Furnas, que se iniciou há três semanas, mantém-se acima dos valores de referência, informou hoje a Proteção Civil dos Açores.
O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje António Vitorino pela sua eleição, por aclamação, para o cargo de diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM). O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou também a sua "enorme satisfação" pela eleição
O primeiro-ministro, António Costa, elogiou hoje a chanceler alemã Angela Merkel por estar “do lado certo daquilo que são os valores da Europa”, e escusou-se a comentar “outras atuações para fins mediáticos”, referindo-se ao italiano Giuseppe Conte.
O parlamento aprovou hoje 18 projetos de resolução recomendando obras de reabilitação em escolas dos distritos de Braga e Vila Real e a avaliação do estado de higiene de um estabelecimento escolar no Restelo, em Lisboa.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou hoje a criação, na União Económica e Monetária (UEM), de um mecanismo contra os choques assimétricos, lembrando a crise que afetou nomeadamente Portugal.
O PSD saudou hoje que o Conselho Europeu tenha chegado esta madrugada a “conclusões concretas” e a uma posição conjunta sobre o problema das migrações, defendendo que “não pode haver soluções unilaterais”.
O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, afirmou hoje que é necessário "muito trabalho" para aumentar os níveis do emprego, que continuam acima do registado antes da crise financeira, embora o desemprego seja semelhante ao registado em 2002.
A União das Misericórdias Portuguesas vai entrar no capital da Caixa Económica Montepio Geral com 5.000 euros, disse hoje o seu presidente, que admitiu que este é um valor “simbólico” mas que pode subir.
O líder parlamentar do PS considerou hoje importante que a União Europeia tenha chegado a acordo sobre a gestão dos fluxos migratórios, defendendo que representa um progresso no que respeita às condições humanitárias do acolhimento.
O líder parlamentar do PCP congratulou-se hoje com a aprovação de um projeto de resolução comunista para reforçar a contratação de profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), instando o Governo a cumprir o aprovado pelo parlamento.
O primeiro-ministro, António Costa, comentou hoje em Bruxelas que o acordo sobre migrações “não disfarça as divisões profundas que hoje ameaçam a UE”, afirmando mesmo que não se lembra de uma cimeira onde as mesmas tenham sido tão evidentes.
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que Portugal não é candidato a acolher centros controlados, previstos no acordo sobre migrações alcançado esta madrugada no Conselho Europeu, em Bruxelas.
O Governo consignou hoje as obras de reabilitação da Estrada Nacional 227, que liga São João da Madeira a Vale de Cambra, e também a requalificação da 223, que, em Santa Maria da Feira, liga Arrifana à A1.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, classificou hoje o texto alcançado entre os 28 estados membros da União Europeia sobre migrações como “o acordo possível”, embora importante para travar divisões na Europa.
O historiador Fernando Rosas alerta para a “desculturalização do conhecimento”, promovida pelas novas tecnologias, e considera que “a substituição do Homem pela máquina só se resolve no quadro de uma sociedade socialista”.
A estilista Katty Xiomara apresentou hoje, no Porto, a coleção "#VISEUFOLK", uma versão contemporânea de trajes folclóricos, a propósito do Europeade que irá decorrer em Viseu, e salientou a importância de "reeducar as pessoas para a tradição do saber popular".
O papa Francisco apelou hoje aos membros da Igreja para que não caiam na tentação de ficar indiferentes ao sofrimento das pessoas, durante a missa dos apóstolos Pedro e Paulo hoje celebrada com a presença dos novos cardeais.
Um funcionário do Serviço Municipalizado de Águas e Saneamento de Leiria morreu hoje soterrado na Barreira, em Leiria, informou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.
O parlamento aprovou hoje por unanimidade, em votação final global, um diploma que prevê informação detalhada, na fatura, da qualidade da água e quanto ao saneamento de águas residuais e destino dos resíduos urbanos.