Romarias
Todos nós temos desejos, planos, pulsões que estamos permanentemente a adiar em prol do pragmatismo do dia-a-dia. Uma das que eu teimo em negligenciar é a vontade de viajar por esse país fora num roteiro de bem comer.
Atenção, esta jornada que vou repetindo mentalmente, esperando um dia ver concretizada, também contempla visitar lugares, conhecer gentes, muito palmilhar e admirar. Mas seria mentiroso se não admitisse que esta viagem teria sempre como objeto de fundo conhecer a gastronomia nacional de lés-a-lés.
É por isso que, ao ler o artigo da Rita Sousa Vieira quanto ao livro "Confrarias de Portugal", contenho a baba e a inveja. Mas mais do que adornar as suas páginas de iguarias pornográficas, o que as responsáveis por esta obra fizeram foi fixar para a posteridade o esforço de homens e mulheres em preservar cultura. Porque a gastronomia é o reflexo de um povo — a frase não é minha e estou a parafrasear latamente —, e urge que se valorize o esforço das confrarias em não deixar que estas práticas e receitas do Portugal profundo (e não só) se desvaneçam no tempo e saúda-se a homenagem levada à estampa por Ana Catarina André e Marisa Cardoso. Também um dia quererei seguir os seus passos.
Já agora, ao percorrer esses caminhos de Portugal, espero que um dia me levem a Vilar de Mouros. Tenho o orgulho (e o prazer, imenso) de já ter picado o ponto em inúmeros festivais de verão por este país fora, mas lamentavelmente faltam-me os dois gigantes do Minho: Paredes de Coura(íso) e aquele que é o mais antigo da nossa história melómana.
Ontem, como podem ler na crónica de Paulo André Cecílio, a noite pertenceu ao punk. Adorava ter lá estado, apesar de, nestas matérias ruidosas, eu nunca ter ido à baila com os The Offspring. No entanto, em tempos de incerteza, de dúvida, de um certo negrume existencial, não há nada como uma descarga de libertação propiciada por canções descontroladas de dois, três minutos, para nos lembrarmos do que é estar vivo (e, já agora, do prazer que isso dá).
E falando de euforia, hoje é dia de Clássico, outro evento propenso a romarias. Para mim, que professo o meu credo futebolístico a outra divindade da redondinha, o jogo pouco mexe com as emoções. Mas é inegável que, a cada duelo que FC Porto e SL Benfica disputam, por todo o lado fervilhar palpável que afeta transversalmente todo o país. É tentando colocar essa efervescência em palavras que Tomás Albino Gomes vai presentear-vos com a crónica deste embate de seguida.
Por fim, já que se fala de romarias, e no rescaldo daquilo que foi a celebração quanto aos 50 anos do festival de Woodstock, fiquem com a performance do eterno Jimi Hendrix neste marco histórico, para que as suas notas tórridas vos acompanhem nesta não menos quente noite dentro.
Hoje o dia foi assim por António Moura dos Santos.
- 23:27
- Antes da bola começar a rolar no relvado da Luz, nada fazia prever que o FC Porto conseguisse anular o SL Benfica da maneira que o fez e conseguisse levar para casa os três pontos com uma exibição tão distante da dos encarnados. Esta é uma crónica sobre como Sérgio Conceição profetizou a vitória de
-
- 21:06
-
FC Porto vence na Luz e impõe primeira derrota ao Benfica
O FC Porto venceu hoje o Benfica, por 2-0, e impôs a primeira derrota da época ao campeão nacional, em jogo da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.
-
- 19:46
-
Trump assume "agradável" conversa com primeira-ministra dinamarquesa após polémica
O Presidente dos Estados Unidos da América confirmou ter tido uma "agradável" conversa por telefone com a primeira-ministra da Dinamarca, depois de ter acusado Mette Frederiksen de dar uma resposta "horrível" sobre a intenção de compra da Gronelândia.
-
- 19:30
-
“Não há lugar para os nazis”: Cerca de 35 mil manifestantes desfilaram este sábado contra a extrema-direita no leste da Alemanha
Cerca de 35.000 manifestantes, segundo os organizadores, desfilaram hoje contra o racismo em Dresden, capital da Saxónia e bastião da extrema-direita alemã, a uma semana de eleições muito antecipadas nesta região da ex-RDA.
-
- 19:29
-
Casas de banho mistas, orgias sem fim
Estamos a chegar a um ponto de caos social do qual, muito provavelmente, não teremos retorno se não agirmos a tempo. Esta lei que promove as orgias nas escolas foi a gota de água. Pena que não seja de água benta, que é o que mais falta faz à sociedade.
-
- 17:23
-
Caso Epstein: Príncipe Andrew diz que nunca suspeitou de abusos sexuais quando estava com empresário
O príncipe Andrew, que a imprensa britânica tem vindo a vincular aos crimes sexuais do magnata americano Jeffrey Epstein, afirmou hoje que nunca viu nem suspeitou que tivessem ocorrido abusos quando estava na companhia do bilionário, que se suicidou enquanto estava detido na prisão.
-
- 16:30
-
União Europeia deve "deixar cair" rede de segurança irlandesa para evitar um não acordo, defende o primeiro-ministro britânico
O primeiro-ministro britânico declarou hoje que a União Europeia devia "deixar cair" o dispositivo para a fronteira irlandesa ('backstop') previsto no projeto de acordo do 'Brexit' se quer evitar uma saída sem acordo do Reino Unido da UE.
-
- 15:39
-
Portugal não vai conseguir cumprir a neutralidade carbónica com a exploração de lítio
Um estudo da associação ambientalista QUERCUS revela que, se o Governo avançar com a campanha de exploração de lítio, Portugal "não vai conseguir cumprir a neutralidade carbónica".
-
- 14:02
-
Santa Comba Dão diz que Centro Interpretativo do Estado Novo não é Museu Salazar
A autarquia de Santa Comba Dão esclareceu hoje que nunca teve intenção de criar um museu dedicado a Salazar mas sim um Centro Interpretativo do Estado Novo, incluído numa rede ligada à História e Memória Política.
-
- 13:47
-
Amazónia. Emmanuel Macron apela a "mobilização de todas as potências" para ajudar Brasil
O presidente francês apelou hoje à “mobilização de todas as potências” para ajudar o Brasil e outros países atingidos a lutarem contra os incêndios na Amazónia e a investir na reflorestação das regiões afetadas.
-
- 09:12
-
Uma viagem de deixar água na boca pelas Confrarias de Portugal
"Confrarias de Portugal", um trabalho da jornalista Ana Catarina André e da fotógrafa Marisa Cardoso, é uma viagem visual que deixa à imaginação de quem percorre as quase 250 páginas do livro os cheiros dos sítios e as vozes das pessoas que fazem estas confrarias.
-
- 09:09
-
O Iniciativa Liberal está com a Mosca
Os cartazes do Iniciativa Liberal têm dado que falar. O SAPO24 foi conversar com Manuel Soares de Oliveira, sócio da Mosca Publicidade, o criativo que, a título pessoal, está por trás da campanha.
-