Houve magia no Dragão, há magia em Liverpool e haverá magia no Parque das Nações
É uma coisa para a qual não sinto que exista uma explicação científica, mas, por esta altura do ano, em que o Natal se aproxima, uma grande parte dos meus amigos revê todos os filmes da saga Harry Potter. Eu, fã confesso do mundo mágico do rapaz que sobreviveu, tendo a alinhar e este ano até fui mais longe e propus-me a ler todos os livros até ao final do ano.
O que é que isto interessa? Bem, é que a partir de amanhã há um excelente motivo para interromper a sua maratona com a abertura ao público de “Harry Potter - A exibição”, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa.
Serviam estes dois parágrafos para lançar o belo texto da Carolina e da Rita sobre a exposição, em relação ao qual estou agora reticente. É que, não lhe vou mentir, há spoils. Mas vou deixar ao critério do leitor.
É bonito que a data coincida com o dia em que, em 2003, Lionel Messi subiu ao relvado do estádio do Dragão, na inauguração do mesmo, para com apenas 16 anos cumpridos alinhar os primeiros minutos pela equipa sénior do FC Barcelona, ele que é um dos maiores magos da nossa geração. Vale a pena recordar.
E se é de magia que falamos não posso terminar esta crónica sem referir o artigo do Pedro Carreira sobre o segredo que faz deste Liverpool o maior (e melhor) clube da atualidade. E isto faz-me crer em algo que eu sou reticente: a magia dos números.
Ainda assim, a melhor notícia de hoje é que amanhã é sábado e essa não posso ser eu a dar-lhe, não é? Portanto, vamos às sugestões para preencher 48 horas de puro descanso:
Para ler: acompanhe-me neste desafio de ler os sete livros da saga Harry Potter até ao final do ano.
Para ler (agora a sério): Esta história incrível de Tom Hanks.
Para ver: A Netflix lançou recentemente novas temporadas de duas séries que eu adoro: “BoJack Horseman” e “O Método Kominsky”. Vale a pena.
Para ver 2.0: Fui ao cinema ver Parasitas. E sabem quando levam as expectativas tão lá em cima e o filme corresponde exatamente a isso? Seja qual for a resposta, vão ver o filme.
Para ouvir: O novo álbum de Slow J. Sei que já não é assim tão novo assim, mas está ótimo.
- 19:50
- A Fundação Mirpuri apresentou hoje, na Marina de Cascais, o único barco português que vai participar na próxima e renovada edição da prova de circum-navegação Ocean Race.
-
- 18:56
-
A "Pukki Party" internacionalizou e fez-se história! Finlândia qualifica-se para o Europeu de 2020
A Finlândia qualificou-se hoje pela primeira vez na sua história para a fase final de uma grande competição, ao vencer em casa o Liechtenstein por 3-0, em encontro do Grupo J de apuramento para o Europeu de 2020.
-
- 17:47
-
"É sempre bom ver onde os campeões jogam". Gémeos 'Weasley' trocaram Hogwarts pelo Benfica?
Em Portugal para a promoção de "Harry Potter: A Exposição", os gémeos Oliver e James Phelps não deixaram de passar pelo Estádio da Luz.
-
- 17:34
-
Roger Stone, ex-conselheiro de Trump, condenado no caso da Wikileaks
Roger Stone, ex-conselheiro da campanha presidencial de Donald Trump, foi esta sexta-feira considerado culpado por falsos testemunhos, obstrução à justiça e manipulação de testemunhas no âmbito do processo dos e-mails do Partido Democrata que acabaram no Wikileaks.
-
- 17:20
-
A queda de Evo Morales: Golpe ou derrota do populismo?
A eleição de Evo Morales como Presidente da Bolívia, em 2006, foi vista como um avanço social na política da América do Sul. Vindo da pobreza, propunha como plataforma melhorar a vida das tribos indígenas, que constituem 88% da população, mas que nunca tinham tido voz no governo. Agora, 13 anos depo
-
- 15:57
-
Champions em risco? TAS rejeita recurso do Manchester City
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) recusou hoje analisar um recurso do Manchester City, que corre o risco de ser excluído da Liga dos Campeões de futebol, por violação das regras do ‘fair-play’ financeiro.
-
- 15:52
-
Impeachment: Antiga embaixadora na Ucrânia denuncia campanha de Trump para a descredibilizar
Marie Yovanovitch, ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia, denunciou hoje a existência de uma campanha para a descredibilizar feita por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição do Presidente.
-
- 14:58
-
Marcelo considera aumento do salário mínimo "razoável" e promulga hoje o diploma
O Presidente da República vai promulgar hoje o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar na economia e na sociedade portuguesa".
-
- 13:47
-
Somos menos (e mais velhos). A evolução da população portuguesa em 2018
Portugal registou uma quebra de população residente em 2018 e manteve a tendência de envelhecimento demográfico, apesar de uma ligeira recuperação dos valores da natalidade, de acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
-
- 11:25
-
Em 1989 um sem-abrigo foi encontrado congelado em Montreal. Desde aí, Herman Alves quer ajudar a tirar as pessoas da rua
Um empresário luso-canadiano em Montreal é um dos principais promotores de um projeto de combate à pobreza para retirar das ruas os cerca de seis mil sem-abrigo existentes na cidade canadiana.
-
- 11:07
-
José Sócrates para Lula: "Sei que estás em festa, pá. (...) Não foi uma saída da prisão, mas uma reentrada no mundo"
O antigo primeiro-ministro José Sócrates considera que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, "grávido de Estado", manifestou "indiferença".
-
- 06:21
-
O amor, segundo Bolsonaro. “Vou começar um partido pobre, sem dinheiro, sem televisão. Quem for para lá, vai por amor"
O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos financeiros disponíveis.
-