Da Rússia à Nova Zelândia: entre o voo de Ícaro e a explosão de Whakaari
O dia mal tinha começado a raiar e as notícias já assinalavam que a natureza não tinha dado tréguas na Nova Zelândia: o vulcão Whakaari tinha explodido e pelo menos cinco pessoas perderam a vida. De acordo com as últimas informações, oito continuam desaparecidas. Pode continuar acompanhar o caso, aqui.
Por cá, o um dos temas do dia passou pelo Governo anunciar que quer "melhorar" as condições de denúncia para evitar os "casos gigantes". Não foi um tema que surgira ao acaso. Afinal, a 9 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional de Combate à Corrupção — e a convicção do Governo é de que é necessário encontrar formas de investigar e julgar em menos tempo. Para isso, o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público sugeriu que a ex-Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, dirigisse o grupo de trabalho que vai definir "uma estratégia nacional, global e integrada de combate à corrupção".
Outro assunto que marcou a diáspora: a Agência Mundial Antidoping (AMA) agitou o mundo desportivo desta manhã ao informar que a Rússia está fora das grandes competições nos próximos quatro anos — o que significa que o país não disputará os Jogos Olímpicos Tóquio2020 nem o Campeonato do Mundo de Futebol Qatar2022 — por ter falsificado os dados dos controlos entregues à entidade. E é aqui que Ícaro pode ajudar a perceber um bocado a situação. Não tanto sobre o Ícaro mitológico, filho de Dédalo, que voou demasiado próximo do sol com asas de cera, mas antes o documentário da Netflix. É um acesso privilegiado que dá uma visão bem privada do que se passa entre o mundo do desporto russo e a alegada ligação direta do Kremlin com este.
Aproveitando o mote da Netflix para tocar noutro tópico: hoje foram conhecidos os nomeados dos Globos de Ouro — e a plataforma de streaming pode esfregar as mãos de contentamento. Porquê? Porque dominou tanto em filmes como em séries. (Analisada a lista completa podemos concluir que as plataformas de streaming em 2019 agarram a atenção dos membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.) E há alguns snubs — aqueles que ficam de fora e que muitos dão por sua falta. O mais grave, quanto a este que assina esta crónica, passa por não haver um espacinho para Watchmen. Há outros, como When They See Us, mas custa mais acreditar este que fica fora dos eleitos.
Conan Osíris — ou Tiago Miranda — vai pisar pela primeira vez o Coliseu de Lisboa daqui a três dias. Ao SAPO24, deu uma entrevista onde desvenda um pouco do concerto que será em formato arena. Porém, o autor de "Telemóveis" vai mais longe e aborda não só um fim de ciclo, mas também "um namoro que se prolongou durante estes dois anos e que dá agora em casamento".
No desporto, Jorge Jesus despediu-se desta edição do Brasileirão com uma derrota pesada diante o Santos. E, como em tudo o que envolve o técnico de 65 anos, há opiniões — que se dividem. Há quem diga que o resultado não interessa porque se tratou dum "jogo a feijões", há quem diga que a cabeça do português já está a preparar a próxima temporada ou, mais radical, JJ está a pensar nela mas noutras paragens. Portanto, impõe-se a questão: O que faria se fosse Jesus? Há objetivos a conquistar no Brasil ou está na hora de mudar de ares?
Por fim, deixo a questão para apreciadores: será que existe uma "coleção perfeita" de uísques? Uma casa de leilões escocesa acredita que sim — e até a vai colocar à venda.
- 18:39
- A Fenprof vai queixar-se aos tribunais portugueses e à Comissão Europeia por ainda não ter tido resposta do Governo ao pedido oficial de divulgação da lista atualizada de escolas com amianto, adiantou hoje a federação sindical em comunicado.
-
- 18:37
-
Existe uma "coleção perfeita" de whiskies? Existe e vai ser posta à venda
Mais de 3.900 garrafas de whiskies raros adquiridos por um colecionador americano serão negociadas em 2020 pela casa de leilões escocesa Whisky Auctioneer, que afirma que esta é a coleção privada mais importante já colocada à venda.
-
- 17:22
-
Guia para entender as eleições britânicas e como o mundo poderá mudar depois delas
Em vésperas das eleições gerais, o cenário dominante aponta para o triunfo dos conservadores de Boris Johnson, com maioria absoluta e, portanto, logo a seguir, Brexit. Mas ainda estão abertos todos os cenários, aliás com sinais de muita mobilização do campo anti-Brexit que tem nesta eleição a última
-
- 17:15
-
Os Globos de Ouro casaram-se com a Netflix. Mesmo que ainda possa dar tudo em divórcio
O filme "Marriage Story", de Noah Baumbach, lidera as nomeações, hoje anunciadas, à 77.ª edição dos prémios de cinema e televisão Globos de Ouro, atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que serão entregues no próximo dia 5 de janeiro. O mestre de cerimónias será, pela quarta
-
- 16:33
-
Sporting. Disseram que não eram jogadores para o Sporting e mandaram tirar a camisola, conta Wendel
O médio Wendel relatou hoje em tribunal que os elementos que invadiram o balneário na academia de Alcochete disseram que os atletas não eram futebolistas para o Sporting e ordenaram que despissem as camisolas.
-
- 16:18
-
El Corte Inglés no Porto notificado porque o edifício não cumpre limites de altura
O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto revelou hoje que, no âmbito do Pedido de Informação Prévia (PIP), apresentado para o projeto do El Corte Inglés na Boavista, houve “uma primeira interação negativa", por não cumprimento das cérceas existentes.
-
- 14:57
-
O que faria se fosse Jesus?
Em poucos meses, virou lenda no Flamengo e estrela no Brasil. Ganhou tudo o que podia, com larga vantagem sobre os rivais. Termina o ano contra o Liverpool, mas já no topo. E em 2020? Ainda há objetivos a conquistar no Brasil? Ou é hora de mudar de ares?
-
- 14:38
-
Autoridade da concorrência quer novas regras de fidelização nas telecomunicações
A Autoridade da Concorrência avaliou a fidelização nas telecomunicações e concluiu existirem barreiras concorrenciais que exigem uma mudança das regras, propondo oito alterações, entre as quais a mudança de morada ser justificação para cancelar sem penalização o contrato.
-
- 11:52
-
Seis mil detenções. É este o balanço de meio ano de protestos em Hong Kong
A polícia de Hong Kong disse hoje que fez 6.022 detenções e disparou cerca de 16 mil granadas de gás lacrimogéneo durante os protestos que se prolongam há seis meses nesta região administrativa especial chinesa.
-
- 10:35
-
Rússia fora dos Jogos Olímpicos e do Campeonato do Mundo de Futebol durante quatro anos por causa de doping
A Agência Mundial Antidoping (AMA) decidiu excluir a Rússia das grandes competições desportivas durante quatro anos, o que significa que o país não disputará os Jogos Olímpicos Tóquio2020 nem o Campeonato do Mundo de Futebol Qatar2022, em consequência da falsificação de dados dos controlos entregues
-
- 10:08
-
Conan Osiris: "As pessoas que são sempre exatamente a mesma coisa é que são uma personagem"
A três dias da estreia no Coliseu de Lisboa, Conan Osiris desvenda um pouco do concerto que será em formato arena. Mas não só. Uma conversa que não é sobre um fim de ciclo, mas sobre "um namoro que se prolongou durante estes dois anos e que dá agora em casamento".
-
- 08:55
-
Empresário do ouro lesou o Fisco em 60 milhões de euros. Vai cumprir pena de prisão, mas não tem de devolver o dinheiro ao Estado
O homem em questão, de 58 anos, foi apanhado a passar declarações de compra falsas e a fraude fiscal resultante lesou o Estado em 60 milhões de euros. O empresário vai cumprir prisão, mas foi absolvido do crime de branqueamento de capitais e não terá de entregar o dinheiro.
-