Tempo de zarpar. Consolo a quem fica e ânimo a quem parte
Zarpar. As circunstâncias em que conheci esta palavra andam longe da água. Foi no terceiro ano, havia eu de ter uns sete anos, e a professora Cátia desafiou-nos a encontrar no dicionário uma palavra difícil, uma que ela não conhecesse. Escolhi esta — ganhei.
Nunca mais a esqueci. Tem esse significado marítimo de ir. De largar o porto e partir. Voltou-me hoje à cabeça por causa do NRP Sagres. O grande navio branco da Marinha Portuguesa fez-se este domingo ao mundo, partindo de Lisboa para uma viagem de circum-navegação que durará 371 dias.
A bordo vão 142 elementos de guarnição, entre os quais quatro mulheres, bem como 50 instruendos da Aporvela — a Associação Portuguesa do Treino de Vela e dois investigadores do projeto SAIL, numa viagem que se insere nas celebrações do quinto centenário da circum-navegação de Fernão de Magalhães.
O Miguel Morgado conheceu os Portugal. Uma família da Nazaré que foi a Santa Apolónia ver o navio zarpar. A bordo seguia Wilson, 31 anos. Vem de famílias de mareantes, mas vai agora correr os mares longe do canhão nazareno.
“Choro de orgulho e também de dor da separação”, diz a mulher do marinheiro.
Terminada a cerimónia e o momento musical que lhe sucedeu, larga-se o Sagres. A guarnição manipula as espias (cabos de amarração ou atração), utiliza as malaguetas (cavilhas ou pinos onde estão amarrados os cabos), iça as velas, controla os lemes e a embarcação segue com o vento a favor, tendo a sua primeira paragem oficial em Tenerife, nas ilhas Canárias, em Espanha.
“Magalhães desfez a quadratura do círculo. Deu-nos um mundo redondo e abriu horizontes a novos mundos, povos, culturas, motivado pela riqueza das especiarias das índias e pela possibilidade do comércio em que o cravinho, não o nosso ministro da Defesa, mas o arbusto de sementes aromáticas, providenciava o incentivo para uma economia mundial emergente”, notou Ricardo Serrão Santos, durante o discurso a bordo.
Porém, o mar de hoje não é o de Magalhães. Não que o dele fosse perfeito, nessa idade que Portugal ainda teima em desenhar cheia de amizade e pacatez. Agora, António Maurício Camilo, o comandante do navio-escola, admitiu a possibilidade de ao longo da viagem terem de enfrentar “situações anómalas”, decorrentes das alterações climáticas, mas ressalvou que a guarnição está “preparada para isso”.
O navio-escola Sagres vai passar por mais de 20 portos de 19 países diferentes.
Depois da primeira paragem em Tenerife, seguem-se a cidade da Praia (19 de janeiro), Rio de Janeiro, Brasil (10 de fevereiro), Cidade do Cabo, África do Sul (27 de março), Maputo (09 de abril), Jacarta (29 de maio), Tóquio (18 de julho), Honolulu (Havai), nos Estados Unidos (27 de agosto) e Cartagena das Índias, Colômbia (05 de dezembro).
Em 30 de dezembro, o navio-escola Sagres chega a Portugal, mais precisamente, a Ponta Delgada, nos Açores, estando o regresso a Lisboa agendado para 10 de janeiro de 2021.
Aqui à beira da segunda-feira, zarpemos para mais uma semana no mundo que gira cada vez mais depressa do que o suave sopro nas velas de um navio.
Mas como ainda só estamos à beira, sentados na margem do oceano semanal, importa lembrar que hoje é noite de ouro — noite de globos. A edição deste ano dos Globos de Ouro arranca madrugada fora. O Abílio dos Reis esteve a olhar para a história do prémio e aponta para onde devemos olhar.
Sem globo, ouro ou navio, eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 22:53
- O clássico entre o Sporting e o FC Porto, da 15.ª jornada da I Liga de futebol, encerrou hoje sem detenções e apenas com registo de apreensão de artefactos pirotécnicos, revelou a subcomissária da PSP Ana Carvalho.
-
- 22:13
-
A vingança de Conceição, ou os ditados existem por alguma razão
“Quem não marca sofre” é uma expressão que se arrisca a ser tão antiga quanto o próprio futebol e o Sporting sentiu-a hoje na pele, ao perder em casa por 2-1 frente ao FC Porto. Leões podiam ter goleado os dragões em Alvalade, mas o Clássico pendeu mesmo para a equipa de Sérgio Conceição, que finalm
-
- 22:10
-
Líderes europeus acordaram trabalhar juntos para diminuir tensões
Os líderes da Alemanha, França e Reino Unido acordaram hoje trabalhar juntos para diminuir as tensões no Médio Oriente, depois de os Estados Unidos terem matado um alto comandante militar iraniano no Iraque, na sexta-feira.
-
- 21:30
-
Estados Unidos poderão atacar outros líderes iranianos, diz Pompeo
Os EUA poderão atacar outros líderes iranianos, se a República Islâmica retaliar pela morte do comandante da força de elite do Irão, Qassem Soleimani, disse hoje o chefe da diplomacia norte-americana.
-
- 20:41
-
Zoran Milanovic será o próximo Presidente da Croácia, apontam projeções eleitorais
O ex-primeiro-ministro social democrata Zoran Milanovic deverá vencer as eleições presidenciais da Croácia, com 53% dos votos, de acordo com as primeiras projeções após o fecho das urnas das eleições que se realizaram hoje.
-
- 19:56
-
Presidentes de Angola e da República Democrática do Congo debatem caso Isabel dos Santos, João Lourenço assegura não-interferência
O Presidente angolano, João Lourenço, assegurou hoje ao seu homólogo da República Democrática do Congo (RD Congo) que o executivo não interfere na justiça, num encontro onde foram analisadas as consequências do arresto de bens de Isabel dos Santos.
-
- 19:28
-
Televisão estatal diz que Irão vai deixar de respeitar tratado nuclear de 2015
A televisão estatal do Irão está hoje a avançar que o país vai abandonar o tratado nuclear assinado em 2015, deixando de respeitar os limites relativamente ao enriquecimento e armazenamento de urânio.
-
- 18:24
-
Abram o Dom Perignon e perca-se a vergonha porque os Globos da Netflix estão aí
Já não falta quase nada para o arranque da 77.ª edição dos Globos de Ouros que decorrerá em Los Angeles, Califórnia, esta noite — por cá, na madrugada de segunda-feira — e onde se vai festejar o streaming, divórcios e Hollywood. (Ou as séries da HBO caso seja para estragar o afago.)
-
- 18:14
-
Navio-escola Sagres: Uma família de nome Portugal despediu-se do barco que vai levar os “portugais” pelo mundo
Durante 371 dias, a Sagres espalhará a portugalidade pelo mundo seguindo aos passos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. 144 marinheiros despediram-se de familiares e amigos em Santa Apolónia. A família Portugal, avô e avó, mãe, irmã, mulher e filhas, vieram da Nazaré para dizerem “
-
- 18:08
-
Deputado rival de Guaidó autoproclamou-se presidente da Assembleia Nacional da Venezuela
Os deputados parlamentares chavistas elegeram hoje Luis Parra como presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, perante o protesto do anterior líder, Juan Guaidó, impedido de entrar, durante horas, pela polícia.
-
- 17:50
-
Dez mortos em cerca de 3.400 acidentes na operação "Natal e Ano Novo" da GNR
Cerca de 3.400 acidentes rodoviários, que provocaram 10 mortos e 57 feridos graves, foram registados pela GNR desde o dia 20 de dezembro e até às 16:00 de hoje no âmbito da operação "Natal e Ano Novo".
-
- 16:55
-
Incêndios na Austrália já mataram metade dos coalas da ilha Kangaroo
Pelo menos metade da população de coalas da Austrália, que não está sofrer de uma doença mortal e é a chave para “garantir” o futuro da espécie, terá morrido desde o início dos incêndios que devastam uma ilha santuário, afirmaram este domingo os serviços de resgate.
-
- 16:25
-
Do cinema à música e ao desporto, estrelas mundiais mobilizam-se para ajudar vítimas dos incêndios na Austrália
Personalidades com a atriz Nicole Kidman e a cantora Pink, mobilizaram-se neste domingo para reunir fundos ou fazer doações para os bombeiros e vítimas dos incêndios que devastam a Austrália e que já mataram 24 pessoas.
-
- 16:05
-
Benfica repudia petardos e responsabiliza forças de segurança por violência
O Benfica repudiou hoje o lançamento de petardos na visita ao Vitória de Guimarães, no sábado, que levou à interrupção do jogo da 15.ª jornada da I Liga de futebol, responsabilizando as forças de segurança pela violência entre adeptos.
-
- 15:48
-
'Rei do atum' paga 1,6 milhões de euros por exemplar de 276 quilos
Um empresário japonês especializado em sushi e conhecido como "o rei do atum" pagou 1,6 milhões de euros (1,8 milhões de dólares) por um exemplar gigante no leilão de Ano Novo do principal mercado de peixe de Tóquio.
-
- 15:27
-
Parlamento iraquiano quer tropas estrangeiras fora do país
O Parlamento iraquiano pediu neste domingo ao governo para "acabar com a presença de tropas estrangeiras" no Iraque, começando por "retirar o pedido de ajuda" dirigido à comunidade internacional para combater o grupo Estado Islâmico (EI).
-
- 15:10
-
Movimento Zero: o novo protesto de polícias está marcado para dia 21 de janeiro e vai ter lugar nos aeroportos
O Movimento Zero, que reúne elementos da PSP e da GNR, anunciou hoje a realização de uma concentração em todos os aeroportos portugueses em 21 de janeiro, data em que está marcado um protesto nacional.
-
- 14:45
-
Porque querem os galegos ver televisão portuguesa?
Não é de agora. Em 2014, todos os partidos do Parlamento da Galiza aprovaram uma lei que incentivava o ensino do português e a recepção das televisões portuguesas na Galiza. Porquê?
-
- 13:57
-
As chuvas de dezembro trouxeram madeiras até às praias da Figueira da Foz. A Câmara está a limpar e diz que não multa quem as quiser levar
Os cidadãos que assim o desejarem podem retirar a madeira acumulada nas últimas semanas nas praias da Figueira da Foz, sem que sejam identificados ou multados pelas autoridades, disse à Lusa o presidente da Câmara Carlos Monteiro.
-
- 13:07
-
Piloto desmaiou num voo do Porto para o Funchal e co-piloto teve de regressar à origem
O episódio aconteceu quase à chegada ao Funchal e o co-piloto, por não estar credenciado para aterrar no aeroporto da Madeira, decidiu voltar para trás e aterrar no Porto.
-