Um país que se perde na falta de trato
Os ecos dos insultos racistas dirigidos a Moussa Marega prolongaram-se por esta segunda-feira, abafados pelas condenações e pelas ações efetivas nos canais próprios da justiça portuguesa, mas ainda audíveis nos comentários daqueles que apelidam o caso como “síndrome Joacine” ou que parecem recusar ouvir os sons de macaco vindos das bancadas do estádio D. Afonso Henriques ou que ainda procuram minimizar o caso ao dizer que foi o avançado maliano que começou com as provocações.
A frase “não há racismo em Portugal” ou “Portugal não é um país racista”, tantas vezes proferida por certos grupos políticos no espaço público, foi esquartejada na praça pública e continua a ser esventrada nas caixas de comentários das redes sociais durante o dia de hoje.
O caso não é único, nem por cá, nem lá fora. Em Itália, França e Reino Unido tem estado na ordem do dia. Amanhã, dia em que a Liga dos Campeões está de regresso com um Atlético de Madrid Vs. Liverpool e um Borussia Dortmund Vs. Paris Saint Germain, resta-nos esperar que o espetáculo se sobreponha às palavras vindas da bancada por quem finge amar o desporto, se sobreponha aos ódios e que a esperança prevaleça como forma de combate ao racismo e à discriminação.
Perdemo-nos enquanto civilização na questão do trato. E se o futebol, desporto rei em Portugal por excelência, mostra o mais triste na relação entre seres humanos iguais, a discussão sobre a Eutanásia, num outro tom faz o mesmo, entre os que defendem a despenalização da morte, de um fim de vida digno, e os que classificam a prática como homicídio - e que ficou espelhado nas várias homilias proferidas no passado domingo.
Na política, o trato entre Portugal e Veneuzela também se vai perdendo. Hoje, o país sul-americano suspendeu os voos da TAP por 90 dias numa polémica que envolve Juan Guaidó e os alegados explosivos a bordo de um avião português.
- 19:21
- A TAP diz que “não compreende” a suspensão por 90 dias de voos para a Venezuela que lhe foi aplicada e garante que esta é uma “medida gravosa”, que prejudica os passageiros, adiantou fonte oficial da empresa à Lusa.
-
- 18:23
-
Eutanásia: Catarina Martins diz que “existe um amplo consenso” para respeitar a escolha de quem sofre
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje que existe em Portugal “um enorme consenso” em respeitar a escolha da eutanásia por quem sofre, e anunciou que o partido irá votar favoravelmente todos os projetos pela despenalização.
-
- 18:11
-
"Senti-me uma m****". Marega reage a insultos racistas
O jogador fo FC Porto falou à rádio francesa RMC Sport.
-
- 16:38
-
Flamengo começa o ano como terminou o último. Vencendo
Rubro-negro venceu, este domingo, a supertaça do Brasil no confronto contra o vencedor da última Copa do Brasil, o Athletico Paranaense. A superioridade carioca foi evidente no primeiro jogo dos titulares do Flamengo na TV este ano, já que está em litígio com a Globo pelos direitos do Campeonato Car
-
- 13:02
-
É oficial: Casillas é candidato à presidência da Federação Espanhola de Futebol
O guarda-redes do Futebol Clube do Porto oficializou a candidatura através das suas redes sociais. O lendário guardião deverá assim pendurar as botas.
-
- 12:52
-
Bola ao Ar #18 | Depois do fim de semana das estrelas, quem merece ganhar prémios? (com Rui Silva)
O jornalista Rui Silva, que assistiu ao último jogo da carreira de Kobe Bryant ao vivo, foi o convidado do Bola ao Ar desta semana, onde foi feito um rescaldo do All-Star Weekend e se aproveitou a pausa na competição para fazer previsões sobre os prémios individuais.
-
- 12:12
-
Aceitou boleia para a discoteca e acabou baleada numa perseguição policial. Estado condenado a pagar 20 mil euros de indemnização
O Estado foi condenado a pagar uma indemnização de 20 mil euros a uma rapariga de 17 anos que foi baleada por um militar da GNR durante uma perseguição policial em Gaia, segundo um acórdão consultado hoje pela Lusa.
-
- 11:11
-
O carro foi vandalizado quando se encontrava apreendido. Agora, o Estado foi punido e vai pagar 8 mil euros ao dono
O Estado foi condenado a pagar oito mil euros ao dono de um automóvel que foi vandalizado quando se encontrava apreendido pela GNR em instalações do município de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.
-
- 10:52
-
Um terço dos pais interpreta mal o peso dos filhos
Cerca de um terço dos pais interpretam mal o peso dos seus filhos, de acordo com um estudo desenvolvido na Universidade de Coimbra (UC) e já publicado no American Journal of Human Biology.
-
- 09:40
-
Este carnaval tenha cuidado com os petardos, perigos não são fake news
"Sete feridos ao filmar petardo", "petardo arranca três dedos do pé". Estas notícias não são falsas, alerta a PSP.
-
- 08:35
-
Boris Johnson quer transformar a BBC numa espécie de Fox News? Pode ser isso, pode ser "vingança" e é quase de certeza o princípio de uma longa batalha
Substituir a taxa audiovisual por uma subscrição à moda da internet; fechar rádios e reduzir os canais de televisão; encurtar o site e punir as estrelas. O executivo Conservador do Reino Unido quer dar a volta à emissora pública britânica — que é global —, fazendo dela algo mais pequeno.
-
- 08:07
-
Marcelo condena insultos racistas a Marega e apela à ética, sentido cívico e bom senso
O Presidente da República condenou hoje os insultos racistas de que o jogador do FC Porto Marega foi alvo no domingo, lembrando que a Constituição da República é muito clara na condenação do racismo, xenofobia e discriminação.
-
- 07:28
-
Este domingo, a eutanásia chegou à missa em vários pontos do país
Na semana em que o tema é debatido na Assembleia da República, a Igreja levou o tema à missa de domingo.
-
- 06:02
-
O efeito "Kobe". Lutou-se como nunca neste All Star Game e no fim LeBron ganhou
A equipa de LeBron James venceu no domingo, em homenagem a Kobe Bryant, um inesperadamente intenso 'All Star Game' da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), em que se defendeu e lutou como nunca, no United Center, em Chicago.
-