O "sim" dentro do Parlamento e os "nãos" gritados no exterior
Chegar hoje a Lisboa foi ouvir em força o tema que já se vinha a anunciar. Um pouco por todo o lado — nas notícias, nas conversas no metro e até nas pessoas apressadas nas ruas —, a palavra era uma: eutanásia.
Diz o dicionário que significa “morte sem dor nem sofrimento”. Vem do grego, é a “morte fácil” ou a “morte feliz”.
A discussão tem-se aguçado. As opiniões divergem. Fala-se em morrer com dignidade. E em não sofrer ou fazer sofrer, pela dependência de alguém.
Frente ao Parlamento as vozes fizeram-se ouvir. Eram milhares de pessoas — a maioria jovens. E empunharam-se cartazes.
“Os médicos devem matar a dor, não o paciente”
“Toda a vida pede amor”
“Sim à vida. Amar, cuidar e tratar sempre pela vida!”
“Escute e conheça”
“Propor a morte? How dare you!”
À hora em que escrevo esta crónica já se sabe o que decidiu o Parlamento. De lá saiu um “sim” à despenalização da eutanásia, depois de tantos “nãos” gritados no exterior.
Foram aprovados na generalidade os cinco projetos (BE, PAN, PS, PEV e IL) para a despenalização da morte medicamente assistida. Uma vez aprovada, vai agora descer à comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. E, depois disso, o processo continua — e pode saber tudo aqui.
Mas há outro tema que quero referir sobre o dia de hoje. A 20 de fevereiro de 1920 morreu, no Hospital D. Estefânia, Jacinta Marto, a quem Nossa Senhora apareceu na Cova da Iria. A data foi assinalada em Lisboa com uma conferência, exposição e missa, com a presença do Cardeal Patriarca e do Reitor do Santuário de Fátima.
Calhou-me a sorte de estar lá. E de falar com o senhor Manuel, que, em criança, esteve internado no hospital, tendo passado pela cama onde Jacinta havia morrido anos antes. Falou-me de sofrimento, mas da alegria inocente de miúdos que não tinham mais senão a vida na enfermaria, com a visita de fiéis que olhavam para uma cama, rezando. É uma história que vale a pena ler.
Sobre a restante atualidade do dia de hoje, deixo duas sugestões — que também fazem pensar:
- A história da aposta que podia ter corrido mal e que foi inicialmente interpretada como racismo;
- A divulgação das fotografias, pela GNR, dos cães que foram apreendidos ontem na propriedade do cavaleiro João Moura.
Deixando algumas notícias que marcaram este 20 de fevereiro, eu sou a Alexandra Antunes e hoje o dia foi assim.
- 22:06
- O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Vaz das Neves, foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante, revelou hoje fonte judicial.
-
- 21:45
-
Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças
O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu hoje em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina.
-
- 21:30
-
“Chegavam e ajoelhavam-se a rezar”. A cama onde Manuel esteve internado foi onde morreu Santa Jacinta — e já lá vão cem anos
O ano de 2020 traz à Igreja Católica o centenário da morte de Jacinta Marto, pastorinha de Fátima. Mas os santos são do local onde morrem e, por isso, Jacinta é de Lisboa — e foi no Hospital D. Estefânia que se assinalou a data. No meio das celebrações, houve espaço para ouvir a história de quem, un
-
- 20:33
-
Sporting – Basaksehir: a melhor exibição do ano merecia levar mais certezas para Istambul
Na primeira-mão dos 16-avos de final da Liga Europa, o Sporting venceu o Istanbul Basaksehir por 3-1 com golos de Coates, Sporar e Vietto. Numa eliminatória que podia ter ficado resolvida, os leões desperdiçaram várias oportunidades e viram um penálti duvidoso colocar os turcos mais próximos no próx
-
- 18:49
-
Deputado do PSD assume publicamente problema de alcoolismo
Deputado do PSD assumiu nas redes sociais um problema de alcoolismo. Pedro Rodrigues diz ter sofrido "ataques pessoais inaceitáveis” que motivaram ausência no debate e votação sobre a despenalização da eutanásia, no Parlamento.
-
- 18:08
-
Escritora Regina Guimarães demite-se do Conselho Municipal de Cultura do Porto
A escritora Regina Guimarães demitiu-se do Conselho Municipal de Cultura da Câmara do Porto, decisão que comunicou por carta ao presidente da autarquia e que tem a ver com uma “dessemelhança de conceções”, indicou hoje a própria à Lusa.
-
- 16:05
-
Liga MEO Surf: Uma competição paritária e com um prémio só para elas
Apresentadas as 5 etapas da competição que define os campeões nacionais de surf. Há prémios paritários, entre surfistas masculinos e femininos e um prémio só para as senhoras. Sensibilização ambiental continua num modelo que leva 10 anos e que tem em Frederico Morais o expoente máximo. Competição na
-
- 15:35
-
Parlamento diz "sim" à despenalização da eutanásia
O parlamento despenalizou esta quinta-feira, 20 de fevereiro, a morte medicamente assistida.
-
- 13:26
-
Pingo Doce recolhe lasanhas e canellonis por suspeitas de "vestígios de plásticos"
A marca da Jerónimo Martins está a recolher dois produtos alimentares "devido a uma possível presença de vestígios de plástico".
-