A crise que põe em evidência as outras crises que já cá estavam
Na capital, que arregimenta ventiladores e recursos, ainda há quem não tenha casa de banho. O balneário público do bairro da Serafina, em Lisboa, tem registado um aumento de "cerca de 50% de procura”. Funciona agora com um horário alargado, depois do encerramento de outros equipamentos na cidade.
“Este é um equipamento extremamente importante, porque ao contrário, se calhar, do que a maioria das pessoas pensa, ainda existem casas numa freguesia do centro de Lisboa, como Campolide, que não têm saneamento básico”, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Campolide, André Couto, indicando que, apesar de já não ser a maioria, ainda há munícipes de Lisboa a viver sem casa de banho.
Localizado junto ao parque florestal de Monsanto e ao Aqueduto das Águas Livres, numa zona de pequenas moradias, o balneário público do bairro da Serafina foi inaugurado em 1949, para melhorar as condições de higiene das populações, objetivo que se mantém nos dias de hoje.
Populações que — em Lisboa e no resto do país — devem ficar resguardadas, confinadas, enquanto o bicho (esse SARS-CoV-2) por aí andar. É que, segundo o boletim epidemiológico divulgado este sábado, Portugal regista 15.987 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, mais 515 do que ontem, o que significa um acréscimo de 3,3%. Há ainda a registar 470 óbitos, mais 35 do que esta sexta-feira.
Todo o cuidado é pouco: “Aquilo que se mantém em termos de constatação geral é que estamos numa fase de planalto. No entanto, todos estes resultados, como temos sublinhado ao longo dos últimos dias, são ainda dados muito preliminares e devem ser interpretados com cautela", disse hoje a ministra da Saúde.
Entretanto, por debaixo das fardas nasce o desgaste e a pressão pelo desconhecimento de onde e quando estarão nas operações especiais do estado de emergência: entre os agentes da PSP, acumula-se o cansaço de muitas horas de “pé firme” nas estradas.
“Neste ambiente que estamos a viver há cerca de quatro semanas começamos a notar algum cansaço”, assume o comissário José Ferreira, chefe da Divisão de Trânsito da PSP do Porto, que diz falar em seu nome pessoal e em nome das dezenas de agentes que coordena neste tempo do novo coronavírus.
A racionalidade, a paz e ordem para lidar com a pressão e o stresse no cargo são encontradas no ‘mindfulness’ (conceito relativo a um estado mental caracterizado pela autorregulação da atenção), confessa José Ferreira, 43 anos, nascido e criado na freguesia de Campanhã, no Porto, casado e com dois filhos de 2 e 11 anos.
São estes homens de fardas que asseguram o recolhimento. Até às 17h de hoje, perto de uma centena de pessoas foram detidas desde a renovação do estado de emergência. No mesmo período, 263 estabelecimentos foram encerrados pelas autoridades.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 103 mil mortos e infetou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Dos casos de infeção, mais de 341 mil são considerados curados.
Como se isso não bastasse, o vulcão Krakatoa, na Indonésia, entrou em erupção, expelindo uma coluna de cinza com 500 metros de altura, na maior erupção desde a que causou um tsunami em 2018, matando centenas de pessoas.
O Anak Krakatoa, que significa “Filho de Krakatoa”, é o descendente do mítico vulcão Krakatoa, cuja erupção monumental em 1883 desencadeou um período de arrefecimento global.
Não sou Anak Krakatoa, mas hei de ser Anak dos meus pais (que hoje, aliás, cumprem 33 anos de casados), que estão longe. Assim havemos de ficar, até que o mundo volte a um eixo minimamente seguro. Eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 20:55
- Um total de 289 reclusos foram hoje libertados, ao abrigo da lei de flexibilização da execução das penas e do perdão, no âmbito da pandemia de covid-19, disse à Lusa fonte do Conselho Superior da Magistratura (CSM).
-
- 17:07
-
Covid-19: PCP denuncia “ofensiva em curso” contra trabalhadores
O PCP denunciou hoje o que considerou ser uma verdadeira “ofensiva em curso contra os trabalhadores” por parte das entidades patronais, apontando que se têm aproveitado da pandemia de covid-19 para despedir ou retirar direitos.
-
- 16:51
-
O dia em que o chef Vítor Sobral me ensinou a fazer um prato delicioso... e eu quase fiquei sem fôlego
O desafio era relativamente simples: no SAPO 24, convidámos o chef Vítor Sobral para conversar e confecionar uma receita de Páscoa, sabendo que do outro lado estaria eu, João Dinis, a tentar reproduzir a tarefa ao mesmo tempo. Foram duas as conclusões que retirei desta experiência: a primeira é que,
-
- 16:36
-
Câmara da Batalha investe 30 mil euros para garantir computadores e acesso internet a todos os alunos
Programa de apoio a alunos carenciados conta também com a criação de um pack tecnológico a um preço acessível para permitir aos agregados familiares do concelho adquirir equipamentos para se adaptarem ao desafio do ensino à distância. Investimento será na ordem dos 30 mil euros e apoiará, no imediat
-
- 16:25
-
Há responsáveis pelos 30 dias que estão a abalar o mundo?
O que não falta são teorias da conspiração sobre o mal que assola mais de 180 países e 200 territórios deste mundo, e que provavelmente irá mudá-lo... ou talvez não. Serão verdadeiras?
-
- 16:23
-
Covid-19: Na PSP também se luta com 'mindfulness' contra a pressão e o cansaço
Por debaixo das fardas nasce o desgaste e a pressão pelo desconhecimento de onde e quando estarão nas operações especiais do estado de emergência. Entre os agentes da PSP, acumula-se o cansaço de muitas horas de “pé firme” nas estradas.
-
- 15:54
-
Covid-19: CDS questiona fiabilidade dos dados da Direção-Geral da Saúde
O deputado do CDS-PP João Almeida questionou hoje a fiabilidade dos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) relativamente às infeções por covid-19, e considerou que essa tem de ser uma preocupação do Estado.
-
- 15:27
-
Covid-19: Mais 917 mortes num dia no Reino Unido com total de 9.875
No Reino Unido morreram mais 917 pessoas infetadas nas últimas 24 horas, elevando para 9.875 o total de óbitos até agora devido a pandemia da covid-19, comunicou hoje o Ministério da Saúde britânico.
-
- 15:11
-
Covid-19: Estado assegura custos no privado se doentes forem encaminhados por SNS
A ministra da Saúde afirmou hoje que o Estado só vai assegurar os custos de tratamento dos doentes infetados com o novo coronavírus nos hospitais privados nos casos encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS 24).
-
- 15:05
-
Covid-19: GNR prevê iniciar fiscalização da limpeza da floresta a partir de maio
A fiscalização da limpeza da floresta tem início previsto para 01 de maio, após a prorrogação do prazo no âmbito do estado de emergência, avançou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR), contabilizando já 23.869 incumprimentos.
-
- 13:12
-
Mais testes do que casos, a “lei da rolha” e a partilha de informação com a comunidade científica. Os três temas que Marta Temido quis esclarecer ao país
Na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, a ministra da Saúde comentou os novos dados do boletim epidemiológico, e aproveitou a ocasião para esclarecer três temas que têm marcado o debate público: a diferença entre o número de testes e casos, a 'lei da rolha' que o governo é acusado de i
-
- 13:10
-
Covid-19: Portugal regista 470 óbitos e 15.987 casos de infeção. Há 266 recuperações a registar
O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) foi revelado este sábado, 11 de abril.
-
- 12:55
-
Covid-19: Doença matou mais de 103 mil pessoas em todo o mundo
A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) já matou cerca de 103.000 pessoas em todo o mundo e infetou mais de 1.700.770 em 193 países e territórios, de acordo com um balanço divulgado pela France-Presse (AFP).
-
- 12:36
-
Covid-19: Operação "Páscoa em Casa" no Porto com poucos carros e uma detenção
O número de carros a circular no Porto é hoje “residual”, mas mesmo assim foi registada uma detenção por condução ilegal, no âmbito da operação policial “Páscoa em Casa”, avançou à Lusa fonte da Divisão de Trânsito da PSP do Porto.
-
- 11:02
-
A partir de que idade é que se é “mais velho”? 65 anos, 70 anos ou depende de cada um?
Um dos grupos de risco no atual contexto de pandemia é o das pessoas mais velhas que, no âmbito do decreto que institui o estado de emergência, são definidas como tendo "mais de 70 anos". A definição de quando começa a velhice é uma discussão que começou antes do atual surto e que veio para ficar. O
-
- 11:01
-
Human Rights Watch acusa Bolsonaro de sabotar medidas de combate à pandemia
A Human Rights Watch acusou hoje o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, de agir de forma irresponsável e sabotar as medidas para conter a transmissão da covid-19 no país, colocando a população em grave perigo.
-
- 10:46
-
Covid-19: Espanha prolonga controlo nas fronteiras com Portugal e França
O governo espanhol decidiu prolongar até às 24:00 de 25 de abril o controlo nas fronteiras terrestres do país com Portugal e França, em vigor desde 17 de março.
-
- 09:34
-
Vulcão Krakatoa entrou em erupção na Indonésia
O vulcão Krakatoa, na Indonésia, entrou em erupção, expelindo uma coluna de cinza com 500 metros de altura, na maior erupção desde a que causou um tsunami em 2018, matando centenas de pessoas.
-
- 09:25
-
Lisboa: Numa cidade onde ainda há pessoas a viver sem casa de banho, o balneário público da Serafina é cada vez mais procurado
O balneário público do bairro da Serafina, em Lisboa, tem registado um aumento de "cerca de 50% de procura", funcionando com horário alargado durante a pandemia da covid-19, depois de se verificar o encerramento de outros equipamentos na cidade.
-
- 09:03
-
Covid-19: Estados Unidos registaram mais de duas mil mortes em 24 horas
Os Estados Unidos da América registaram esta sexta-feira 2.108 mortes causadas pela covid-19 no espaço de 24 horas, um número diário recorde a nível mundial, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.
-
- 08:53
-
Coreia do Sul vai usar pulseira eletrónica para quem violar quarentena
O Governo da Coreia do Sul anunciou hoje que vai usar pulseiras eletrónicas para quem desafie as ordens de quarentena, por forma a diminuir a propagação do novo coronavírus.
-
- 08:35
-
António Costa: “Sabemos que não vamos sair sem dor [desta crise] e também não devemos tentar sair desta crise como tentámos sair da anterior"
O primeiro-ministro garante que não adotará a receita de austeridade de há dez anos, alegando não olhar para a crise como um momento de punição, e defende não haver motivos para antever cortes salariais na administração pública.
-
- 08:22
-
Costa promete acesso universal à Internet e a equipamentos no próximo ano letivo
O primeiro-ministro afirma que no próximo ano letivo haverá acesso universal dos alunos dos ensinos básico e secundário à Internet e a equipamentos informáticos, considerando que este investimento avultado é essencial face aos riscos de pandemia.
-
- 08:12
-
António Costa: “Portugal ainda não começou a descer do planalto para o sopé”
O primeiro-ministro considera que ainda não chegou o momento de abrandar o estado de emergência e garante que, quanto ao regresso à normalidade, não há ninguém mais ansioso do que ele.
-