Os nossos olhos onde não podemos ir

Alexandra Antunes
Alexandra Antunes

Reportagem
substantivo feminino

1. Funções, serviço de repórter num jornal
2. Artigo de jornal escrito segundo as informações colhidas por um repórter

Fotorreportagem
substantivo feminino

1. Reportagem que informa sobretudo a partir de fotografias e das suas legendas

Em tempos de pandemia, pedem-nos que fiquemos em casa. Os números de hoje, por cá, mostram-nos que é possível combater o novo coronavírus: Portugal registou uma queda acentuada de novos casos de infeção e há 12 óbitos a registar nas últimas 24 horas.

Contudo, apesar de não podermos abrandar os cuidados, queremos saber o que se passa na rua. Precisamos de ver a normalidade onde ela já está a ser retomada ou de ver o que dantes não seria visível e agora é.

Para que essas histórias cheguem ao conforto e segurança do lar, é preciso que pelo menos os fotógrafos (ou quem se desenrasque com a tarefa, em casos de acesso mais difícil) andem nas ruas. São os nossos olhos, nestes dias. E precisamos também de falar com as pessoas — mesmo que, dadas as circunstâncias, essa seja uma conversa via telemóvel ou qualquer plataforma na internet.

Este sábado, são várias as reportagens que podemos ver e ler. Ainda não deu por elas? Eu ajudo.

A viagem de uma vida que foi cancelada

Imprevistos atrás de imprevistos. Adia-se a frustração, aceita-se a tristeza, assume-se o que é inevitável. Assim está a ser vivida a pandemia a bordo do Navio-Escola Sagres, aos olhos do homem com o comando do navio e do médico da missão. A história é-nos contada através da conversa — também ela com imprevistos — que a Margarida Alpuim teve com os dois. As fotografias a bordo chegam-nos pela Marinha. É ler e ver aqui.

Os portugueses que estão longe do seu país 

Este é o segundo artigo de uma série sobre dez portugueses a viver no exterior em tempo de pandemia e que retrata também a forma como cada país está a enfrentar a crise e a preparar o futuro. Uma volta ao mundo em modo Covid-19, contada pela Isabel Tavares. Desta vez, podemos ler as histórias de César Sousa, na China, e de Álvaro de Mendonça, em Angola.

O regresso ao comércio tradicional

Longe do antigo 'corre-corre', as ruas de Benfica, em Lisboa, voltaram a encher-se ao sábado de manhã para as compras no mercado, onde se entra após uma longa fila de espera, e no comércio tradicional, que abriu portas esta semana. Uma reportagem de Rosa Cotter Paiva (texto) e Mário Cruz (fotos), da agência Lusa, que pode ler e ver aqui.

A cidade deserta sem peregrinos

As opiniões sobre um 13 de Maio sem fiéis continuam a ecoar. Mas é mais do que isso. Vazia é a palavra que melhor define a cidade de Fátima num período em que estaria cheia de peregrinos, que a pandemia da covid-19 afastou dos hotéis, lojas e cafés, que continuam à espera de melhores dias. O olhar de Elisabete Cruz (texto) e Paulo Cruz (fotos) da agência Lusa.

As refeições que chegam a casa, à vontade do freguês

Com a imposição de encerramento dos estabelecimentos, a restauração viu-se obrigada a reinventar conceitos para se manter em atividade. No Algarve, há quem confecione sozinho e embale em vácuo, quem faça entregas de bicicleta ou quem leve comida vegetariana a casa. Uma reportagem de Pedro Miguel Duarte (texto) e Luís Forra (fotos), da agência Lusa

Além do novo coronavírus, os incêndios que estão por vir

Vinte e quatro homens e mulheres asseguram desde quinta-feira o funcionamento diário dos seis postos de vigia do distrito da Guarda integrados na rede nacional coordenada pela GNR, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Estas são as caras e as histórias de algumas das pessoas que sobem ao alto dos postos para ver o mais longe possível, numa reportagem com fotos de Miguel Pereira da Silva, da agência Lusa.

Por fim, deixo ainda quatro sugestões:

  • Uma que nos dá retratos destes dias que vivemos
    • A página de Instagram EverydayCovid apresenta o trabalho de vários fotojornalistas portugueses, dentro e fora de portas;
  • Outra que não o deixa sem planos para hoje
    • No nosso "Acho que Vais Gostar Disto", há sugestões para celebrar a Europa, o vinho e o teatro. É ver tudo aqui;
  • Uma que é uma boa conversa
    • Revelações, conspirações e elogios. Tiago Bettencourt foi o convidado de mais uma edição do "Conversas de Roupão com Samuel Úria". Recorde aqui;
  • E, por fim, uma que tem atividades para miúdos e graúdos
    • A Sebenta da Quarentena traz 40 ideias para aproveitar o tempo. São sopas de letras, desenhos para pintar, textos para ler ou apenas ilustrações para refletir.

A ler e ver o que se passa no mundo — que parece tão distante e que está já ali do lado de fora das paredes de casa —, eu sou a Alexandra Antunes e hoje o dia foi assim.

Jornais do dia

  • Expresso

    Expresso

    9 Maio 2020
  • Expresso E

    Expresso E

    9 Maio 2020
  • Expresso-Economia

    Expresso-Economia

    9 Maio 2020
  • Nascer do SOL

    Nascer do SOL

    9 Maio 2020
  • LUZ

    LUZ

    9 Maio 2020
  • Dinheiro Vivo DN/JN

    Dinheiro Vivo DN/JN

    9 Maio 2020
mookie1 gd1.mookie1