Quando quem faz notícias é notícia
É incomum, mas às vezes acontece: há dias em que os produtores de notícias são eles próprios a razão da notícia. Hoje, foi um desses dias.
Em causa está o apoio concedido pelo Estado aos órgãos de comunicação social, consistindo em 15 milhões de euros canalizados através da compra antecipada de publicidade institucional. Anunciada há mais de um mês pela ministra da Cultura, esta ajuda passou ontem da palavra à ação. No total, foram distribuídos 11,25 milhões de euros, ou seja, 75% dos 15 milhões de euros (IVA incluído) a 13 órgãos de comunicação social de âmbito nacional.
No entanto, as ondas de choque que começaram ontem, foram amplamente sentidas hoje. Em causa está o facto de tanto o Observador como o ECO terem anunciado através de editoriais que vão rejeitar os apoios.
O primeiro supostamente (já lá vamos) receberia 19.906,29 euros, mas acusou o programa de não cumprir “critérios mínimos de transparência e probidade”, entre outras críticas; já o segundo, ao qual estariam destinados 18.981,46 euros, disse também que ia “recusar o apoio do Estado aos media", salientando que "não está em causa o valor do apoio, mas o modelo seguido, de subsidiação direta, em vez de um mecanismo que passe a decisão do apoio para o leitor".
Respondendo às críticas quanto à insuficiência deste apoio para ajudar o setor, mas, principalmente, às acusações de falta de transparência ou de despesismo na atribuição do mesmo, o Governo prestou um esclarecimento à Agência Lusa, dizendo que "a distribuição da verba é feita de acordo com critérios proporcionais e objetivos: receitas de comunicações comerciais e de circulação em período homólogo (segundo trimestre de 2019)".
No entanto, se já estavam critérios definidos a priori, algo correu mal durante a sua execução. Mas que dominou a discussão foi mesmo a distribuição das verbas, chegando mesmo o publisher do Observador, José Manuel Fernandes, a lamentar, na sua conta pessoal de Twitter, a disparidade dos valores atribuídos ao meio online ao seu encargo face a outros órgãos.
Já com a polémica instalada, um novo dado só hoje conhecido veio complexificar a discussão. Pelo final da tarde, a revista Sábado confirmou junto do Ministério da Cultura ter havido um engano na atribuição do apoio ao Observador: afinal seriam 90 mil e não 20 mil euros, um valor mais de quatro vezes superior, a destinar ao meio online. O valor final permanece por confirmar.
- Grupo Impresa (SIC/Expresso): 3,4 milhões de euros
- Media Capital (TVI): 3,3 milhões de euros
- Cofina (Correio da Manhã/ CMTV): 1,6 milhões de euros
- Global Media (JN / DN / TSF): 1 milhão de euros
- Rádio Renascença: 480 mil euros
- Trust in News (inclui a revista Visão): 406 mil euros
- Sociedade Vicra Desportiva (A Bola): 329 mil euros
- Público: 314 mil euros
- Newsplex (jornal Sol e i): 38 mil euros
- Megafin (Jornal Económico): 28 mil euros
- Porto Canal: 23 mil euros
- Observador: cerca de 90 mil euros
- Swipe News (ECO): 18 mil euros
Com acerto ou sem acerto, o Observador deverá rejeitar o valor, conforme confirmou ao jornal Público. Mas a controvérsia, todavia, promete continuar.
- 23:22
- O Estádio Capital do Móvel, casa do Paços de Ferreira, foi o 10.ª estádio a ser a ser aprovado pela Direção Geral de Saúde (DGS) para receber jogos da I Liga, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
-
- 23:10
-
Parlamento espanhol autoriza extensão de estado de emergência até 6 de junho
O parlamento espanhol aprovou hoje o prolongamento por mais duas semanas, até à meia-noite de 06 de junho, do estado de emergência, em vigor desde 15 de março, com o objetivo de lutar contra o novo coronavírus.
-
- 22:51
-
Vacinas, utilização de células estaminais e empresas que nunca venderam mas agora não param. Como têm ajudado as startups portuguesas no combate à covid-19?
Uns ajudam os médicos no seu dia-a-dia, outros querem descobrir a vacina de que tanto se fala e há quem veja nas células estaminais a solução. Estas são algumas empresas portuguesas, na área das Bioindústrias, que pretendem ajudar a combater a covid-19.
-
- 22:39
-
Até à próxima terça-feira, a temperatura vai estar acima do normal e pode chegar até aos 35ºC
A temperatura em Portugal continental vai continuar acima do normal para o mês de maio, até terça-feira, com a temperatura máxima no interior do país a chegar aos 35ºC e no resto do território aos 30ºC.
-
- 20:38
-
Costa diz ter indicações de que central nuclear de Almaraz encerra em 2028
O primeiro-ministro afirmou hoje ter indicações do Governo de Espanha de que a central nuclear de Almaraz vai encerrar em 2028, após o PEV o confrontar com um parecer favorável para o prolongamento do funcionamento desta central.
-
- 20:29
-
Ministra da Saúde descarta realização de testes nos aeroportos
A ministra da Saúde descartou hoje a realização de testes à covid-19 nos aeroportos, sublinhando que um “teste é uma fotografia” e pode nem sequer “espelhar” uma infeção contraída há muito pouco tempo.
-
- 20:27
-
Antigo líder Manuel Monteiro de novo militante do CDS-PP
O antigo presidente do CDS-PP Manuel Monteiro é de novo militante do partido, depois de o processo de refiliação ter ficado concluído na segunda-feira, com a entrega do cartão de militante, disse à Lusa o secretário-geral do partido.
-
- 17:09
-
Não haverá mudanças de manuais do 9.º e 10.º ano no próximo ano letivo
O Governo decidiu suspender a adoção de novos manuais escolares para as disciplinas do 9.º ano e do 10.º ano dos cursos científico-humanísticos, que começariam a ser usados no próximo ano letivo.
-
- 17:09
-
Covid-19: Itália vai reabrir aeroportos e fronteiras a 3 de junho
A Itália vai reabrir todos os aeroportos a partir de 3 de junho, dia em que também reabre as fronteiras, depois do encerramento provocado pela pandemia de covid-19, anunciou hoje a ministra dos Transportes, Paola de Micheli.
-
- 16:38
-
Rui Rio sobre BES: "Maior crime de colarinho branco em Portugal"
O presidente do PSD desafiou hoje o primeiro-ministro a esclarecer se não estão a ser pagos "calotes empolados" no Novo Banco, lamentando que a justiça não tenha ainda atuado no "maior crime de colarinho branco", numa referência ao BES.
-
- 16:26
-
Como criar uma empresa em Portugal? As respostas às principais perguntas dos empreendedores
A Startup Portugal tem uma nova iniciativa gratuita para o acompanhar no processo de criar um negócio em Portugal, o One Stop Shop. Estas são algumas das questões que pode ver resolvidas usando esse espaço físico e virtual.
-
- 16:06
-
Trump responsabiliza "incompetência da China" por mortes no mundo
O Presidente dos EUA, Donald Trump, responsabilizou hoje a "incompetência da China" na gestão da pandemia de covid-19 pelas "mortes em massa no mundo".
-
- 15:32
-
Uma resposta ao “E agora”?
Este não é um texto sobre as grandes oportunidades da pandemia. Mas também não é um texto derrotista: podemos mudar muita coisa, e o nosso papel (nosso - sociedade no sentido mais abrangente que possam imaginar) é imprescindível.
-
- 14:18
-
Covid-19: Boris Johnson promete sistema de rastreamento a funcionar no Reino Unido a 1 de junho
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu hoje que um novo sistema de rastreamento de pessoas infetadas com o novo coronavírus vai entrar em funcionamento em 01 de junho para combater a pandemia de covid-19.
-
- 14:01
-
Marcelo Rebelo de Sousa: "Há que ponderar até que ponto é possível, ou não, prolongar o lay-off"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou aos jornalistas pouco antes de entrar para almoçar no restaurante “A Valenciana", em Campolide, Lisboa. A primeira refeição em desconfinamento, para "animar" o setor.
-
- 13:58
-
A Vida em Tempos de Pandemia: "Nos momentos mais difíceis temos de ter a capacidade de não desistir"
"A Vida em Tempos de Pandemia" é uma nova série do SAPO 24 que vai mostrar de que forma estamos a viver os dias que correm. De que modo a pandemia afetou as nossas vidas, não só a nível profissional, mas também a nível pessoal. E o que estamos a fazer para ultrapassar tudo isto da melhor forma possí
-
- 13:37
-
Marta Temido: Portugal precisa de 400 camas de cuidados intensivos para atingir a média da União Europeia
Portugal precisa de quase 400 camas de cuidados intensivos para atingir a média da União Europeia, de 11,5 camas por 100 mil habitantes, avançou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.
-
- 13:33
-
Covid-19: Avião fretado vai começar a trazer os ventiladores da China na quinta-feira
Um avião fretado pelo Estado português parte na madrugada de quinta-feira de Pequim com o primeiro carregamento dos 500 ventiladores comprados pelo Governo a fornecedores chineses e que foram entregues na embaixada portuguesa na capital chinesa.
-
- 12:42
-
Air France volta a voos diários Lisboa-Paris e retoma Porto em 6 junho
Os voos da Air France entre Lisboa e Paris voltam a ser diários a partir de 06 de junho, sendo retomadas no mesmo dia as ligações entre Paris e Porto, com três semanais, anunciou hoje a companhia aérea.
-
- 12:36
-
Bandeira Azul em 360 praias costeiras e fluviais, mais oito face a 2019
A Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 360 praias fluviais e costeiras, mais oito do que em 2019, anunciou hoje a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, que pede responsabilidade aos veraneantes no regresso ao mar.
-
- 12:30
-
Número de desempregados inscritos no IEFP aumenta 22,1% em abril
O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) aumentou 22,1%, em abril, em comparação com o período homólogo.
-
- 12:08
-
Cumprir um dever e exercer um direito, num só gesto
Quantos de nós, com maior ou menor frequência, não pensamos ou dizemos – “Ai se eu mandasse neste país!”? Pois bem, numa escala reduzida - é certo, todos temos nas mãos o poder de decidir a que entidade da sociedade civil o Estado deve encaminhar parte dos nossos impostos.
-
- 10:34
-
A Máxima acabou, viva à Máxima
Em 1988, a imprensa portuguesa teve um momento de renascimento. Chamava-se o jornal O Independente e tenho orgulho em dizer que foi ali, naquela redacção sui generis, que fiz o meu estágio profissional como jornalista. Nesse mesmo ano, surgiu a revista feminina Máxima.
-
- 10:16
-
Governo chinês adverte que jamais tolerará separação de Taiwan
O Governo chinês afirmou hoje que "nunca tolerará" uma separação de Taiwan do território chinês, no dia em que a Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, do partido pró-independência, tomou posse para o segundo mandato.
-