O SOS da Cultura
A mensagem não veio numa garrafa, apesar do setor se sentir à deriva.
Falemos na Vigília Cultura e Artes, que decorreu hoje um pouco por todo o país e que reuniu dezenas de profissionais do setor.
Com o intuito de dar visibilidade à luta que estão a travar, e sensibilizar o Governo para que apresente soluções que permitam minimizar os impactos negativos da pandemia, em várias cidades (Lisboa, Funchal, Faro, Caldas da Rainha, Setúbal, Almada, Porto, Aveiro, Évora, Vila do Conde, Coimbra, Santa Maria da Feira) dezenas de manifestantes dividiram-se em turnos de 10 pessoas, que se iam revezando, para cumprir a regra do distanciamento social, em protesto.
Como as reivindicações e preocupações não têm geografia, resumimos as principais. O que não se ouviu, porque o protesto foi silencioso, leu-se nos cartazes que atores, músicos, produtores, coreógrafos, encenadores ou técnicos seguravam em mãos.
- “E se tivéssemos ficado sem cultura?”. “Que seria das pessoas se tivessem de cumprir o confinamento sem livros, sem música, sem os conteúdos que tantos agentes culturais disponibilizaram ‘online’?”, questionou-se nos diversos pontos de protesto.
- Há fome, denunciaram. São vários os relatos de profissionais a passar fome e o setor diz que as coisas “vão-se agravar muitíssimo”, porque as poupanças dos artistas estão a esgotar-se.
- Precariedade, essa palavra já familiar ao setor. Agentes culturais dizem que a pandemia veio “pôr a nu” tudo aquilo que tem sido a vida dos artistas.
- Fundo de emergência, exigiram. “Um apoio de emergência, para já, que não esteja submetido a uma lógica de concurso, em que as pessoas têm que provar que são merecedoras de um apoio”, afirmou Joana Saraiva, uma das organizadoras do protesto, em referência à Linha de Apoio de Emergência às Artes, do Governo, que recebeu 1.025 candidaturas, das quais 636 foram consideradas elegíveis e, destas, apenas 311 receberam apoio.
- Estatuto de intermitência, pediram. Para além do fundo, a classe pede um estatuto de intermitência. “Por inerência das nossas profissões elas são intermitentes e serão sempre. É importante não deixar estes trabalhadores desprotegidos entre projetos ou em fases em que, por questões que não são da sua responsabilidade, podem trabalhar menos ou nada. Exigimos uma resposta para pessoas que, como eu, ficaram com rendimento zero”, afirmou ainda Joana Saraiva.
Mas o que está em cima da mesa? E quais são os números?
- De acordo com um inquérito promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, Audiovisual e Músicos, com resultados anunciados no início de abril, 98% dos trabalhadores de espetáculos viram trabalhos cancelados e, 33%, por mais de 30 dias. Em termos financeiros, para as 1.300 pessoas que responderam ao questionário, as perdas por trabalhos cancelados representam ainda dois milhões de euros, apenas para o período de março a maio deste ano.
- Em resposta, o Governo criou uma linha de apoio de emergência, com uma dotação inicial de um milhão de euros, reforçada entretanto com 700 mil euros, que vai apoiar 311 projetos em 1.025 pedidos recebidos. Foi ainda anunciado um apoio de 400 mil euros na área do livro e agilização de procedimentos no acesso a concursos de apoio ao cinema.
- Mais de um terço das organizações da cultura (34,6%) perdeu postos de trabalho este ano, no contexto da paralisação imposta pela pandemia de covid-19, verifica o Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho. Ao nível dos profissionais da cultura, 70,5% registarão perdas superiores a 50% no volume de negócios, em 2020, indicam os dados do estudo, com quase metade (45%) dos profissionais a reconhecer quebras de receita acima dos 75%, enquanto mais de um quarto (25,5%) admitem perdas entre os 50% e os 75%.
Depois de mais de dois meses encerrados, cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos podem abrir em 1 de junho, "com lugares marcados, lotação reduzida e distanciamento físico". Os festivais de verão estão proibidos até 30 de setembro.
No entanto, o alerta já foi dado: “A reabertura não significará a retoma do setor".
- 21:01
- O Governo anunciou hoje que os aviões deixam de ter lotação de passageiros reduzida, de dois terços, a partir de 01 de junho e que o uso de "máscara comunitária é obrigatório" nos aviões.
-
- 20:44
-
Mesmo em tempos de pandemia, continuam a criar-se soluções para um mundo melhor. A nova temporada do The Next Big Idea conta como
Há projetos que visam combater as desigualdades do ensino à distância e outros que querem digitalizar os processos médicos, quando alguém testa positivo para Covid-19. Nesta nova temporada de The Next Big Idea, os episódios centram-se nos projetos que procuram fazer frente à pandemia e que ajudam a
-
- 20:42
-
Covid-19: Alegando um "claro atentado contra a saúde pública", a esquerda brasileira uniu-se para pedir a destituição de Jair Bolsonaro
Sete partidos brasileiros de esquerda apresentaram hoje ao Congresso um pedido de instauração de um julgamento político visando a destituição do Presidente, Jair Bolsonaro, pela sua gestão face à covid-19, que classificaram como "ataque à saúde".
-
- 20:02
-
Covid-19: Aprovado diploma que impede suspensão de serviços essenciais até 30 de setembro
O parlamento aprovou hoje por unanimidade o projeto do PS que prolonga até 30 de setembro a proibição da suspensão do fornecimento de água, luz, gás e comunicações eletrónicas e as regras de resgate dos Planos Poupança Reforma (PPR).
-
- 18:59
-
Covid-19: Parlamento aprova prolongamento da moratória das rendas até setembro
A proposta de lei do Governo que prolonga até 1 de setembro o regime que permite aos inquilinos em dificuldades recorrer a um empréstimo para pagar a renda ou diferir o seu pagamento foi hoje aprovada no parlamento.
-
- 18:37
-
Parlamento aprova lei sobre branqueamento de capitais na generalidade. Falta de meios e de vontade política dominou debate
O parlamento aprovou hoje, na generalidade, a proposta de lei do Governo que transpõe uma diretiva europeia sobre prevenção da utilização do sistema financeiro para branqueamento de capitais ou de financiamento do terrorismo. No entanto, o debate que antecedeu esta aprovação foi marcado pela interve
-
- 18:14
-
Tal como as espécies marinhas coexistem no Oceanário, Marcelo diz que os atores políticos lidaram com a covid-19 "em harmonia"
À saída do Oceanário de Lisboa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comparou a coexistência pacífica das espécies dentro desta instituição com a forma como os atores políticos agiram em "harmonia" no combate à pandemia, sendo "muito importante a unidade, no diálogo e na ação".
-
- 18:12
-
Cobrar os equipamentos de proteção individual é legal. Mas será legítimo?
As entidades de cuidados de saúde privadas estão a cobrar aos utentes os custos dos equipamentos de proteção individual utilizados pelos médicos, assim como taxas de higienização do próprio local. A Entidade Reguladora da Saúde diz que esta cobrança é legal, no entanto, o que os consumidores questio
-
- 17:10
-
Covid-19: Vigília em frente ao parlamento para dar visibilidade a luta de anos na Cultura
Profissionais das Artes e da Cultura estão desde as 09:00 de hoje em vigília em frente ao parlamento, em Lisboa, para "dar visibilidade" à luta de anos num setor cujas fragilidades a pandemia da covid-19 "tornou mais evidentes".
-
- 16:54
-
Covid-19: Ministro do Ambiente assegura que "acesso à praia é livre" e que o sinal vermelho dos semáforos não proíbe entrada
O ministro do Ambiente garantiu hoje que "o acesso à praia é livre" e que o sinal vermelho é um aviso, mas não impede a entrada de pessoas, embora o "incumprimento reiterado" possa levar ao encerramento.
-
- 16:41
-
FC Porto: Marcano vai ser operado devido a rotura do ligamento
O defesa central Iván Marcano tem uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e vai ser operado, revelou hoje o FC Porto, sem indicar o tempo de paragem do futebolista espanhol.
-
- 16:27
-
Comprou bilhete para um festival e quer reembolso? Lei explicita que em caso de reagendamento, não tem esse direito
O reagendamento de espetáculos afetados no período de proibição, até 30 de setembro por causa da covid-19, “não dá direito à restituição do preço do bilhete” ao consumidor, segundo as alterações à proposta de lei do Governo aprovadas hoje. Esta lei foi aprovada por maioria, em votação final global.
-
- 16:18
-
Reembolsos do IRS chegam aos 870 milhões de euros até ao final da semana
O número de reembolsos de IRS já processados superou os 886 mil, num valor global de 760 milhões de euros, mas até ao final da semana o fisco pretende que as devoluções aumentem para 870 milhões de euros.
-
- 16:12
-
Os riscos da idade
A pandemia é a concretização de riscos a que estávamos, enquanto sociedade, sujeitos mas ignorámos.
-
- 15:53
-
Os artistas são uns piegas
Os artistas têm de deixar de ser piegas e reinventar-se. Fazer lives, vender nudes, trocar likes por pacotes de leite, as possibilidades são infinitas neste mundo novo digital.
-
- 15:32
-
Menos gases de efeito estufa e mais hidrogénio. O caminho para a ambiciosa meta da neutralidade carbónica em 2050
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, falou ao país no final do Conselho de Minsitros desta quinta-feira em que foi aprovado o Plano Nacional Energia e Clima 2030 e a Estratégia Nacional para o Hidrogénio, dois dos pilares para concretizar a ambição de um país neutr
-