São 11 contra 11 e no final perde Proença
Pode preparar o equipamento e o cachecol, pode voltar aquele grupo de Whatsapp com a malta da bola. Estamos oficialmente em contagem decrescente para o início do campeonato, que vai regressar no dia 3 de junho com um Portimonense Vs. Gil Vicente, um jogo mais apetitoso do que pode aparentar. Por um lado, a necessidade da equipa de Portimão conquistar pontos e manter acesa a luta pela manutenção no campeonato nacional, por outro, e, confesso, a minha razão favorita, a constelação de grandes vultos presentes naquele relvado, de “Cha Cha Cha” Jackson Martínez a Ricardo Vaz Tê, passando pelo irreverente Vítor Oliveira, o treinador que é rei na II Liga e que teve uma primeira época bastante positiva com o recém-regressado clube de Barcelos. Pode ver o calendário completo aqui (spoiler alert, vamos ter um FC Porto - Sporting CP a uma quarta-feira).
No entanto, não é a luta pela despromoção ou pelo título, a disputa pelo terceiro lugar entre o Sporting CP e a sombra do projeto de Rúben Amorim, em Braga, ou se Carlos Vinícius vai voltar de pé quente, a discussão que assalta os jornais ou os fóruns desportivos, dos mais sérios aos mais informais. O campeonato está a menos de duas semanas de distância e em cima da mesa está o jogo de poderes na Liga, com o futuro Pedro Proença, outrora presidente com um apoio massivo, na corda bamba.
A história não é nova, começa no fim administrativo da II Liga e posições duras por parte do Cova da Piedade e Marítimo, continua pelas críticas de Luís Filipe Vieira em relação à omissão de apoios aos clubes do segundo escalão por parte de Proença e estala definitivamente quando o antigo árbitro, à revelia das operadoras - NOS, SportTV, Altice e Vodafone - envia uma carta à Presidência da República e ao Ministério da Economia solicitando a influência do Estado para que os jogos das 10 jornadas que faltam disputar sejam transmitidos em sinal aberto, de forma a evitar aglomerações de pessoas em cafés e restaurantes e, assim, possíveis situações de risco de transmissão do coronavírus, o responsável pela pandemia mundial e consequente paragem do futebol.
Ora, quem não gostou especialmente deste último ponto foram as operadoras e os clubes, que têm somado enormes perdas dia após dia com a paragem do campeonato e sem transmissão de jogos em canal fechado. Ontem, houve reunião entre os presidentes dos 18 clubes da I Liga com Pedro Proença e o ambiente foi escaldante. António Salvador pediu a demissão dos clubes que integram a direção da LPFP e Proença marcou uma Assembleia Geral para 9 de junho de forma a tentar antecipar-se a possíveis formas de descontentamento e, assim, conseguir uma moção de confiança com uma estratégia para aliciar o G-15, grupo de clubes que não inclui os chamados três grandes.
Tic tac, tic tac... o relógio não para para o presidente da Liga e o primeiro dia após a tempestade não foi de bonança, com a NOS a anunciar que não vai renovar o contrato que faz da operadora o principal patrocinador da I Liga - a última renovação valeu qualquer coisa como cerca de 20 milhões de euros ao organismo - e o SL Benfica a apresentar demissão da direção de clubes da Liga.
A ‘novela’ dever-se-á prolongar e é o sinal mais vivo de que o futebol voltou, infelizmente, ainda apenas fora das quatro linhas, com muitas táticas, mas poucos motivos para festejar.
- 18:56
- A Rede - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea considera que a linha de financiamento de 30 milhões de euros, anunciada hoje pelo primeiro-ministro, para os municípios usarem em programação cultural, “não é uma boa notícia”, disse à Lusa.
-
- 18:46
-
Luanda Leaks: Isabel dos Santos pretende recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
A empresária Isabel dos Santos pretende contestar junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos a decisão de arresto de bens pela justiça portuguesa, tomada com base no processo da Procuradoria-Geral da República de Angola, disse hoje um dos seus advogados.
-
- 18:06
-
Covid-19: TAP volta a prolongar ‘lay-off’ dos trabalhadores até final de junho
O Conselho de Administração da TAP decidiu voltar a prolongar o período de ‘lay-off’ dos trabalhadores até final de junho, justificando com as restrições à mobilidade e a operação reduzida prevista para junho.
-
- 17:48
-
Já há calendário para o regresso da I Liga
Portimonense-Gil Vicente fazem as honras da reabertura do campeonato com encontro agendado para o dia três de junho em Portimãos às 19h. No mesmo dia joga o FC Porto, SL Benfica e Sporting CP só vão a jogo no dia quatro. Veja aqui o calendário do regresso da Liga NOS.
-
- 17:26
-
Considerado sem interesse cultural, estádio San Siro está mais perto da demolição
O lendário estádio San Siro, em Milão, ficou mais perto da sua demolição, após a comissão regional responsável pelo património da Lombardia ter considerado que não tem interesse cultural, foi hoje anunciado.
-
- 17:07
-
António Costa: "Se não foi a doença, também não pode ser a cura que dá cabo de nós"
António Costa prestou declarações em Ovar, onde esteve a visitar uma fábrica com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Para o primeiro-ministro, o importante nesta fase é "arregaçar as mangas", porque "sem empresas, emprego e rendimento a economia não cresce, não vive, e a sociedade de
-
- 16:31
-
Passadiços do Paiva reabrem na segunda-feira com medição da temperatura e lotação limitada
Os Passadiços do Paiva, em Arouca, reabrem ao público na segunda-feira, anunciou hoje a autarquia local, que vai reduzir a lotação diária desse percurso pedonal de 8,7 quilómetros e medir a temperatura corporal dos visitantes.
-
- 15:34
-
Para além das obrigatórias, exames nacionais terão em conta perguntas com “melhor pontuação”
Neste aluno letivo, vão contar para a classificação final, além das perguntas de resposta obrigatória, os itens em que os alunos tenham “melhor pontuação”. A informação aplica-se aos exames nacionais das disciplinas do 11.º e do 12.º anos e foi divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto de Avaliação
-
- 14:07
-
“Queremos que os nossos emigrantes gozem o seu verão em Portugal”. Governo admite aliviar restrições nas fronteiras em julho e agosto
O ministro da Administração Interna admitiu hoje que o Governo vai ponderar mudanças ao encerramento das fronteiras "stabelecendo, designadamente, mecanismos de circulação que permitam aos nossos emigrantes, que queremos que gozem o seu verão em Portugal, a circulação durante os próximos meses de j
-
- 10:10
-
44,2 terabits por segundo. Investigadores australianos conseguiram a velocidade de Internet mais rápida do mundo
Investigadores das universidades de Monash, Swinburne e do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), na Austrália, conseguiram a maior velocidade de dados da internet registada até agora a partir de um único chip ótico.
-
- 07:11
-
Covid-19: Cada família portuguesa perdeu, em média, 944 euros desde o início da pandemia. Total chega aos 3,9 mil milhões de euros
Cada família portuguesa perdeu, em média, 944 euros desde o início da crise provocada pela pandemia de covid-19, ascendendo o prejuízo total a 3,9 mil milhões de euros, segundo um estudo da Deco hoje divulgado.
-
- 06:57
-
Covid-19: Donald Trump superou a aversão às máscaras, usou uma que lhe "ficou muito bem" — mas não deixou ninguém ver
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse esta quinta-feira que conseguiu superar a aversão às máscaras para enfrentar o novo coronavírus, mas não quer ser fotografado com uma na cara.
-
- 06:13
-
O futuro dos eventos na era pós-Covid
As tecnologias estão a desempenhar um papel crucial para manter a nossa sociedade funcional num período em que milhares de eventos têm sido cancelados e adiados em todo o mundo devido à pandemia da COVID-19. Com tantas incertezas relativas ao futuro, será que estas tecnologias terão um impacto na in
-