Vasculhando o PEES
O que neste sábado à noite foi publicado em Diário da República não constitui uma novidade em si, até porque o PEES (Programa de Estabilização Económica e Social) foi aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros e apresentado à nação por António Costa no mesmo dia. Contudo, é agora possível saber em detalhe a origem do financiamento daquilo que pode ser considerado “a bazuca à portuguesa”.
Os programas surgem como resposta à crise que adveio da pandemia e há três grandes áreas que o executivo de António Costa virou a sua atenção: emprego, saúde e habitação. Os pontos essenciais podem revistos aqui.
No documento, é referido que “se num primeiro momento o objetivo consistiu em controlar a pandemia sem matar a economia, importa agora retomar a economia sem descontrolar a pandemia”. Feita análise ao mesmo, é possível dar conta quanto é que cada setor vai receber e em que nomeada.
Por exemplo, as medidas para reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) este ano rondam os 100 milhões de euros e está prevista a contratação de quase 3.000 profissionais de saúde até dezembro, para aumentar a capacidade de resposta do SNS nas suas diferentes dimensões.
A nível do emprego, é indicado que há a intenção de que 25% dos funcionários públicos estejam em regime de teletrabalho até final da legislatura. Para tal, o Governo prevê investimento público de 4,4 milhões de euros nesta área — em que é salientado que a pandemia só veio acelerar algo que já estava previsto.
Por seu turno, cerca de 20 milhões de euros serão canalizados para o “lançamento ou desenvolvimento de rotas aéreas de interesse turístico para Portugal”. Isto é, divulgar a oferta turística nacional mediante campanhas de marketing.
O programa informa que o Governo estima uma queda do PIB de 6,9% este ano e um crescimento de 4,3% em 2021. Paralelamente, o executivo espera uma taxa de desemprego de 9,6% em 2020 e de 8,7% no ano seguinte.
O próximo passo será dado na próxima terça-feira quando o Governo levar a votação a proposta de revisão do Orçamento do Estado de 2020, o chamado “Orçamento Suplementar”. O que já se sabe sobre o dito, ponto por ponto, poderá ser consultado aqui.
Todavia, o documento não está isento de críticas. E, hoje, dia em que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, consagrou o regresso do partido aos comícios, em Lisboa, no parque Eduardo VII, desferiu um golpe no programa e teceu uma crítica severa ao PEES: não há nada que indique ou faça referência a uma proibição dos despedimentos. Por isso, não tem ilusões quanto à sua eficácia no "curto prazo".
- 23:16
- Milhares de brasileiros saíram às ruas hoje em várias cidades, incluindo a capital Brasília e as metrópoles mais populosas do país, São Paulo e Rio de Janeiro, aderindo a protestos contra e a favor do Presidente, Jair Bolsonaro.
-
- 22:21
-
Subiu para 20 número de infetados na central fruteira do Bombarral
O número de casos de infeção por covid-19 na central fruteira ‘O Melro', no Bombarral, subiu de 11 para 20, depois de serem conhecidos os resultados dos testes realizados a todos os trabalhadores, foi hoje anunciado.
-
- 22:10
-
SAD do Desportivo das Aves "totalmente disponível" para colaborar com a justiça
A SAD do Desportivo das Aves mostrou-se hoje "totalmente disponível" para colaborar com a justiça no "apuramento de responsabilidades" das administrações anteriores na gestão do último classificado da I Liga de futebol.
-
- 21:33
-
Pinto da Costa reeleito presidente do FC Porto. "Vou pôr o interesse do Porto acima de tudo"
Mais de 8.000 sócios ditaram que o atual líder portista vai cumprir novo mandato enquanto presidente do clube. Aos 82 anos, Jorge Nuno Pinto da Costa vai manter o lugar que ocupa há 38.
-
- 19:40
-
"Nem um direito a menos". Comício do PCP em Lisboa com lugares marcados com vista para o Tejo
Os militantes do PCP, na sua maioria com máscaras, foram hoje chegando aos poucos ao alto do parque Eduardo VII, em Lisboa, para participar num comício em tempo de pandemia com lugares marcados por bandeiras vermelhas.
-
- 19:34
-
Estátua de comerciante de escravos derrubada em Inglaterra
Uma estátua do comerciante de escravos do século XVII Edward Colston foi hoje derrubada por manifestantes na cidade inglesa de Bristol, numa ação de protesto contra o racismo no Reino Unido.
-
- 18:22
-
Colin Powell anuncia apoio a Joe Biden nas presidenciais norte-americanas
O antigo secretário de Estado norte-americano Colin Powell anunciou hoje o seu apoio ao democrata Joe Biden nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, em novembro, e expôs as "mentiras" do atual chefe de Estado, Donald Trump.
-
- 17:43
-
Trump ordena retirada da Guarda Nacional da capital Washington
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou hoje a retirada dos 3.900 elementos da Guarda Nacional mobilizados para controlar as manifestações contra o racismo e a violência policial que agitaram a capital e o país nas últimas duas semanas.
-
- 17:14
-
BE adia Convenção Nacional para a primavera de 2021
A Mesa Nacional do BE decidiu hoje adiar a XII Convenção do partido para a primavera do próximo ano devido à pandemia, tendo ainda determinado que o acampamento Liberdade e o Fórum Socialismo, a rentrée bloquista, não se realizarão.
-
- 16:56
-
Sergio Moro compara Bolsonaro a Lula e "pisca o olho" a novos movimentos
O ex-ministro da Justiça brasileiro Sergio Moro comparou hoje o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a Lula da Silva e manifestou-se disponível para se juntar a movimentos recém-criados a favor da democracia e contra o fascismo.
-
- 14:54
-
Ponto por ponto. Estas são as principais medidas do Programa de Estabilização Económica e Social
O Programa de Estabilização Económica e Social prevê um conjunto de medidas que visam responder à crise gerada pela pandemia de covid-19 e que abrangem áreas como ensino superior, saúde, cultura ou turismo.
-
- 13:03
-
Covid-19: 75% dos novos casos foram registado na região de Lisboa e Vale do Tejo
Na habitual conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, a região de Lisboa e Vale do Tejo, mereceu as maiores atenções. Nas últimas 24 horas foram identificados 255 novos casos de infeção nesta região, 75% do total de novos casos registados no último dia.
-
- 12:29
-
Medidas de reforço do SNS rondam os 100 milhões de euros
As medidas para reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) este ano rondam os 100 milhões de euros, segundo o Plano de Estabilização Económica e Social publicado no sábado à noite em Diário da República.
-
- 10:37
-
Governo quer 25% dos funcionários públicos em teletrabalho até final da legislatura
O Governo pretende até ao final da legislatura ter em teletrabalho pelo menos 25% dos funcionários públicos com funções compatíveis com esta modalidade laboral, prevendo um investimento público de 4,4 milhões de euros nesta área.
-
- 10:29
-
Ponto por ponto. O que já se sabe sobre o Orçamento Suplementar
O Governo vai aprovar na próxima terça-feira, dia 09 de junho, a proposta de Orçamento Suplementar relacionada com a covid-19 que refletirá o Programa de Estabilização Económica e Social que vai vigorar até ao final do ano.
-
- 09:02
-
“Contra o racismo para resgatar o futuro”: A história dos vários motes da manifestação que juntou milhares de pessoas em Lisboa
Começou por ser uma mobilização em torno da crise social e económica e a preocupação com o futuro depois da pandemia. Os acontecimentos das últimas semanas nos Estados Unidos trouxeram para o centro das atenções o tema do racismo. “Resgatar o futuro, não o lucro” e “Vidas Negras Importam” são dois m
-