Quem te avisa, teu amigo é
O verão é tradicionalmente encarado como um período de acalmia e repouso, mas, neste momento, as autoridades de saúde devem estar tudo menos descansadas. Avolumam-se os avisos: se acharam que o início do ano foi difícil para lidar com a pandemia, esperem até chegar a outubro.
A lógica é simples e resulta da soma de dois fatores: junta-se o pior tempo próprio do outono/inverno — e consequentemente mais pessoas em espaços fechados — ao aumento da gripe sazonal, própria dessa estação. Fica-se assim com um caldo epidémico onde as infeções podem crescer a ritmo exponencial, o que, por sua vez, pode levar o Serviço Nacional de Saúde a ser colocado sob enorme pressão.
Por isso mesmo, são cada vez mais os epidemiologistas e especialistas de saúde pública a demonstrar preocupação quanto ao que o outono poderá significar no que toca à covid-19.
Ao Expresso, Manuel Carmo Gomes, professor de epidemiologia na Universidade de Lisboa e colaborador da equipa de peritos da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional Ricardo Jorge, avisou que o número de infetados deverá começar a subir significativamente três semanas após o início do próximo ano letivo.
Segundo o especialista, “o perigo vai começar em outubro e até fevereiro vamos estar sempre debaixo de grande risco, porque as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, tentam manter as suas atividades profissionais, os transportes estarão a funcionar e as aulas a decorrer.”
Para além disso, trata-se de o período em que a gripe sazonal regressa e, partilhando de vários sintomas com a covid-19, pode levar a enchentes nos hospitais e nos centros de saúde e ao processamento de testes sem precedentes.
Também por isso, o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, deixou o recado numa conversa com a Agência Lusa de que Portugal não pode chegar ao inverno como está hoje.
“É importante que neste momento consigamos reduzir aquilo que é a disseminação da doença no país. Se quando chegar o inverno já estivermos neste patamar, a possibilidade de as coisas entrarem num crescimento ainda mais difícil de controlar é real”, alertou.
Para Mexia, é necessário reforçar as unidades de saúde pública já nesta fase, assim como a capacidade dos laboratórios de processar amostras, para que tudo seja o mais eficiente possível quando essa potencial vaga chegar.
De acordo com a mesma peça do semanário Expresso, o ministério da Saúde já está a preparar um “plano de ataque” para esses difíceis meses. Em cima da mesa estão medidas como:
- Antecipar a época de vacinação da gripe para o início de outubro;
- Tornar a vacina gratuita a grávidas, funcionários de lares e novos grupos de risco;
- Expandir a capacidade da rede de laboratórios para diagnóstico;
- Assegurar uma reserva de kits de testagem, extração e zaragatoas;
- Passar a dar medicamentos de dispensa exclusiva hospitalar nas farmácias e em casa dos doentes;
- Contratação de enfermeiros e médicos;
Todas estas medidas poderão conter os estragos que um assomo de casos possa causar, mas os especialistas alertam também para a possibilidade de, mesmo que não se obrigue ao confinamento social forçado de março, se volte atrás com algumas medidas de desconfinamento.
Por enquanto, a situação permanece cautelosa no país, em particular na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde hoje foram detetados mais 342 casos.
Para debelar as transmissões naquele que tem sido um dos setores responsáveis pelos surtos na região, a Direção-Geral da Saúde publicou uma orientação para a construção civil, indicando a obrigatoriedade de utilização de máscara nos estaleiros e pedindo para que equipamentos não sejam partilhados entre trabalhadores.
A praia permanece convidativa, e as pessoas tentam viver estes meses de calor e banhos de sol com tranquilidade, mas o outono está aí à porta. Os avisos estão dados.
- 22:03
- Um bombeiro morreu a combater um incêndio na Serra da Lousã, enquanto que outro ficou ferido. O fogo, causado por trovoada seca, já foi dado como dominado.
-
- 19:54
-
Máscaras são obrigatórias e a partilha de equipamentos desaconselhada. DGS publica orientações para a construção civil
A Direção-Geral da Saúde divulgou hoje um documento com as orientações de segurança para o setor da construção civil, onde têm ocorrido vários casos de infeção por covid-19. Colocação de desinfetante nos estaleiros, obrigatoriedade do uso de máscaras e cuidados para não partilhar equipamentos estão
-
- 19:11
-
“Quem adormece a democracia, acorda a ditadura”. Diáspora da Guiné-Bissau reúne centenas em Lisboa para denunciar situação no país
Cerca de cinco centenas de cidadãos guineenses a viver em Portugal participaram hoje numa manifestação em Lisboa para contestar a atual situação política na Guiné-Bissau, pedir o respeito pela Constituição e pelos valores democráticos naquele país lusófono e protestar contra a receção de António Cos
-
- 18:04
-
"Isto é real". Há quem continue a ter sintomas, mesmo depois de recuperar da covid-19
Scott Krakower, um psiquiatra infantil de um hospital de Nova Iorque, foi diagnosticado com covid-19 em meados de abril, mas três meses depois ainda há dias em que sente cansaço extremo, falta de ar ou dificuldades para falar por dores na garganta.
-
- 17:40
-
Proteção Civil alerta para trovoada seca, que pode causar fogos rurais
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o risco de incêndio rural associado à ocorrência de aguaceiros e trovoada seca prevista com maior probabilidade nas regiões do interior Norte e Centro e Alto Alentejo.
-
- 17:17
-
Covid-19: Epidemiologista alerta que Portugal não pode chegar ao inverno como está hoje
Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou hoje o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a essa altura como está hoje.
-
- 16:14
-
Rússia: Milhares de pessoas protestam contra detenção de governador
Milhares de pessoas protestaram hoje, na cidade russa de Khabarovsk no extremo oriente russo, contra a prisão do governador da região, detido por suspeitas de envolvimento numa série de homicídios e outros delitos graves.
-
- 15:44
-
Restrições belgas a voos de Lisboa deixam passageiros e tripulação desorientados
As restrições impostas pelas autoridades belgas aos voos que chegam de Portugal, com quarentena obrigatória para quem esteve na região de Lisboa, estão a deixar passageiros e companhias aéreas desnorteados, devido à falta de informação e de acompanhamento.
-
- 15:25
-
Adoramos todos pagar para haver touradas
Ou não? Claro que adoramos. Entre financiamento público directo e isenções fiscais, nem se sabe bem ao certo em quanto é que as touradas são ajudadas, mas são uns belos milhões por ano.
-
- 14:18
-
DGS revê os números da pandemia em Portugal. Há mais 542 infetados, 342 casos nas últimas 24 horas
Portugal regista hoje mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde (DGS).
-
- 12:59
-
Abertura do ano letivo. Professores dizem que orientações da tutela são insuficientes
A Associação Sindical dos Professores Licenciados pediu hoje reuniões negociais urgentes com o Ministério da Educação, sobre a abertura do ano letivo, por considerar que as orientações da tutela são insuficientes para acautelar o risco de transmissão de covid-19.
-
- 12:07
-
Trabalhar de gravata e pantufas e fazer turismo pela Internet. O futuro pode passar por aqui
O mundo está a mudar, todos concordam. O que ninguém sabe é como será a paisagem quando assentar o pó. No entanto, já é possível arriscar algumas alterações altamente prováveis.
-
- 11:27
-
Ministério Público vai acusar Ricardo Salgado de liderar organização criminosa
Ricardo Salgado poderá ser acusado de liderar uma associação criminosa dentro do Grupo Espírito Santo (GES), noticia este sábado o jornal 'Público'.
-
- 10:58
-
Covid-19: Peritos alertam DGS para subida significativa de novos casos em outubro
Peritos alertam para subida do número de infetados três semanas após o início do próximo ano letivo, que arranca a 14 de setembro. A notícia é avançada pelo semanário Expresso (acesso exclusivo a assinantes).
-
- 10:24
-
Morreu Jack Charlton, campeão do mundo em 1966 por Inglaterra
O ex-futebolista Jack Charlton, campeão do mundo por Inglaterra em 1966, morreu na sexta-feira aos 85 anos, anunciou hoje a sua família, depois de nos últimos ter sofrido de linfoma e demência.
-
- 09:53
-
Comitiva do Sporting de Braga atacada após jogo em Paços de Ferreira
A comitiva do Sporting de Braga foi atacada após o jogo de sexta-feira, em Paços de Ferreira, da 31.ª jornada da I Liga de futebol, divulgou hoje o clube minhoto.
-
- 09:27
-
Pordata faz um retrato do país: nos últimos dez anos, Portugal envelheceu
O número de pessoas a viver em Portugal diminuiu em quase 300 mil entre 2009 e 2019, apesar do aumento da população idosa e do saldo migratório positivo, segundo um retrato do país divulgado hoje pela Pordata.
-
- 09:25
-
Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca.
-
- 09:22
-
Concessionários de praia cumprem regras, mas dizem não conseguir "fazer face aos prejuízos"
Os concessionários de praia tiveram um primeiro mês de época balnear positivo "em termos de segurança", mas difícil em termos de negócio, porque há menos utentes e não conseguem "fazer face aos prejuízos".
-
- 09:06
-
"Adivinha quem voltou". Há emissão especial do NOS Alive com os Da Weasel este sábado
A emissão especial assinala a data que marcaria o regresso da 'doninha' aos palcos, depois de mais de uma década de interregno.
-
- 08:21
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Todos adoramos um bom escândalo
Olá, o meu nome é Miguel Magalhães e nesta edição de “Acho Que Vais Gostar Disto” temos duas histórias protagonizadas por galãs clássicos de Hollywood e uma série que mostra que, mesmo em confinamento, é possível ser-se criativo e continuar a contar histórias que interessam. Vamos a isso?
-