Um novo desconhecido
Ontem tinha sido dado o aviso. Hoje chegou a funesta novidade.
Portugal voltou a bater o recorde de infectados com a Covid-19, com a agravante de ser uma nova meta simbólica. Registados mais de 3.000 novos casos — 3.270, para sermos exatos — e com cada vez mais doentes internados — 1.365, estando 200 em cuidados intensivos —, o país vê-se confrontado com um novo desconhecido.
O Governo e as autoridades de saúde têm repetido que, tendo em conta o regresso ao trabalho e às aulas, a chegada da época outono-inverno e a tendência que se tem verificado no resto da Europa, tal subida era expectável.
No entanto, apesar de a Covid-19 já fazer parte das nossas vidas há oito meses e de o país já estar bem mais preparado para lidar com a pandemia, a escala agora é outra e ressurgem memórias da apreensão vivida no início da primavera, até porque, tal como nessa altura, não se prevê ainda um pico desta segunda onda.
Veja-se, por exemplo, que há especialistas que temem que, só na região Norte, passe a haver mais de 2.000 casos diários — hoje foram 1.954, estando no limiar dessa previsão —, mais do que em todo o território nacional no verão.
A situação, portanto, é reminiscente à que vivemos abril, mas com outra magnitude. Por isso mesmo, surpreende que as soluções também sejam semelhantes às que foram tomadas nesse período.
Após o Conselho de Ministros, o executivo reuniu-se para anunciar ao país que, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, vai ser proibido circular para fora do concelho de residência, com as devidas exceções, como deslocar-se para o local de trabalho. Se estas palavras lhe trazem um travo a “deja vu”, é porque foi precisamente o que foi implementado durante a Páscoa. Desta vez, porém, o pretexto é o fim de semana coincidir com o dia de Finados, em que muitas famílias se reúnem, particularmente para visitar os entes queridos que já partiram nos cemitérios — e, acrescente-se, atinge também as eleições do Benfica, obrigando o clube a procurar uma solução.
Para além disso, a maldita palavra começada por “c” — o confinamento, que o Governo procurou banir do nosso léxico ao avisar que o país não poderia voltar a fechar — regressou, se bem que em escala diminuta e com outras roupagens.
Face ao agravamento de casos em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada, o Governo anunciou um pacote de medidas extraordinárias para estes três concelhos, onde consta o dever de permanência no domicílio, a proibição da realização de celebrações e de outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a cinco pessoas, o encerramento dos estabelecimentos depois das 22:00 e a obrigatoriedade de adoção do regime de teletrabalho.
Note-se que estas medidas, apesar de serem das mais severas a surgir no país em vários meses, não são tão limitativas como as implementadas de março a maio por todo o território. "Não existe uma cerca sanitária”, garantiu Mariana Vieira da Silva, uma vez que as deslocações são permitidas entre estes e outros concelhos, tal como "não é confinamento obrigatório, é dito para as pessoas estarem em casa, com exceção de algumas atividades".
No entanto, é um possível sinal do que estará para vir, especialmente se olharmos para os nossos vizinhos europeus. Tal como Portugal, também Espanha, Itália, França, Dinamarca e Bélgica, por exemplo, bateram hoje os seus recordes diários de casos registados. A diferença, porém, é que no Velho Continente estão a regressar práticas que vimos acontecer há perto de meio ano, somando-se os confinamentos, os horários de recolher obrigatório ou as imposições da utilização de máscara na rua.
Quando até um país como a Suécia, que famigeradamente se apresentou como o país com as medidas mais ligeiras perante a Covid-19, anuncia que vai passar a haver novas restrições ao funcionamento de restaurantes e de espaços de diversão noturna, é mesmo sinal de que, como comentou o primeiro-ministro sueco, “a festa acabou”.
- 20:50
- O número de casos covid-19 aumentou em Paços de Ferreira 76% numa semana, 738 para 1.303, enquanto em Felgueiras a subida é de 24,2% e em Lousada de 39,2%, de acordo com os relatórios da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 20:25
-
Covid-19: Quase 86% das camas de enfermaria e 76,5% de cuidados intensivos ocupadas na região LVT
Quase 86% das camas de enfermaria para covid-19 e 76,5% das camas de cuidados intensivos na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) estão ocupadas, avançou à Lusa o presidente da ARS, assegurando que ainda há “margem de progressão”.
-
- 19:50
-
Liga Europa: Benfica garante triunfo suado na Polónia com estreia nos golos a triplicar de Darwin Nuñez
O Benfica venceu hoje o Lech Poznan por 4-2, na Polónia, na primeira jornada do grupo D da Liga Europa de futebol, na qual se destacou Darwin Núñez, que se estreou a marcar e logo com um ‘hat-trick'.
-
- 19:06
-
Trump divulga no Facebook entrevista televisiva antes de ser difundida
O Presidente dos EUA, Donald Trump, divulgou na rede social Facebook a entrevista completa e não editada que tinha dado ao programa televisivo 60 Minutos, em sinal de protesto com a forma como foi tratado na conversa.
-
- 18:25
-
Declarações do Papa sobre homossexuais não afetam doutrina da igreja sobre matrimónio, diz Conferência Episcopal
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que as declarações do Papa Francisco sobre as uniões homossexuais não afetam a doutrina da Igreja sobre o matrimónio.
-
- 18:01
-
Taça de Portugal: FC Porto inicia defesa do título no Barreiro, Benfica vai a Paredes e Sporting visita Sacavém
O FC Porto inicia a defesa do título da Taça de Portugal no terreno do Fabril do Barreiro, do Campeonato de Portugal, na terceira eliminatória da prova, ditou o sorteio hoje realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
-
- 17:59
-
Programa Nacional de Investimentos vai envolver 43 mil milhões de euros, diz Costa
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Programa Nacional de Investimentos 2030 tem as fontes de financiamento bem identificadas, envolvendo 43 mil milhões de euros, dos quais 12 mil milhões de euros saídos dos orçamentos do Estado.
-
- 17:41
-
Fernando Nobre apela à rejeição da obrigatoriedade de máscara na rua
O médico e ex-candidato presidencial Fernando Nobre apelou hoje aos deputados para que votem contra a obrigatoriedade de máscara na rua, alegando que estão em causa direitos e liberdades fundamentais num tema que não reúne consenso científico.
-
- 16:10
-
Eutanásia: Referendo discutido no parlamento sem debate nem emoção
A discussão no parlamento da proposta de referendo à eutanásia durou uma hora, foi um “desfile” de discursos sem emoção nem perguntas e respostas entre deputados, em que PS e PSD deixaram tempo por usar.
-
- 16:10
-
Covid-19: Governo diz estar "a fazer o seu papel" no combate à desinformação
A ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, defendeu que o Governo tem feito "todo o esforço possível de transparência de informação" e da "transmissão das medidas" no combate à Covid-19, adiantando que é uma responsabilidade partilhada com a comunicação social.
-
- 15:48
-
Volta a Itália: João Almeida perde a camisola rosa e cai para quinto, Wilco Kelderman novo líder
O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) perdeu hoje a liderança da geral da Volta a Itália em bicicleta, caindo para quinto, com o holandês Wilco Kelderman (Sunweb) a vestir a camisola rosa após a 18.ª etapa.
-
- 14:21
-
Sporting suspende diretor das modalidades Miguel Albuquerque
O Sporting suspendeu hoje Miguel Albuquerque, diretor-geral das modalidades do clube, devido às notícias sobre um processo judicial, anunciou hoje o emblema 'leonino'.
-
- 13:25
-
Há três mil vagas no ensino superior para alunos que concorrem à 3.º fase
Os alunos que concorrem à 3.º e última fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) têm quase três mil vagas disponíveis, especialmente em cursos dos institutos politécnicos.
-
- 13:24
-
Parlamento espanhol rejeita moção de censura apresentada pela extrema-direita
Uma esmagadora maioria de membros do parlamento espanhol votou hoje “não” à moção de censura ao Governo de esquerda apresentada pelo partido de extrema-direita Vox que foi o único a votar “sim” à iniciativa.
-
- 12:51
-
Covid-19: Especialistas temem que a região Norte de Portugal possa ultrapassar os 2 mil casos diários esta semana
As novas infeções pelo SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a “barreira dos dois mil casos” na região Norte, alertaram hoje especialistas, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) “permite um descontrolo rápido”.
-
- 12:05
-
Quem é Kristen Welker, a jornalista que vai poder silenciar os candidatos no último debate presidencial nos EUA
A jornalista da NBC Kristen Welker será responsável por moderar o segundo e último debate entre Donald Trump e Joe Biden, esta quinta-feira. Trump, o presidente republicano, acusa-a de ser pró-democrata.
-
- 10:57
-
Vai um encontro? Facebook Dating já chegou a Portugal
A plataforma de encontros da maior rede social do mundo já está disponível no país. Empresa diz que trabalhou com especialistas na área para criar um ambiente protegido. E vem competir diretamente com o Tinder, OkCupid e Bumble.
-
- 09:00
-
Governo que ligar Lisboa e Porto com linha de alta velocidade
O investimento previsto pelo Governo é de 4.500 milhões de euros. Projeto terá duas fases e na segunda a intenção passa por fazer a viagem Lisboa - Porto em 1h15 minutos.
-
- 08:02
-
EUA: Irão e Rússia estão a tentar interferir nas eleições, alertam serviços de informação
O diretor dos serviços de informação dos EUA disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores e estão a tentar interferir nas presidenciais de 3 de novembro.
-