A emergência que se segue
Marcelo Rebelo de Sousa enviou esta quinta-feira à Assembleia da República o decreto presidencial que permitirá prolongar o atual estado de emergência, que termina às 23h59 da próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, por mais 15 dias, de 24 deste mês a 8 de dezembro.
Num dia marcado pelo regresso das reuniões no Infarmed sobre a situação pandémica no país, entre políticos e especialistas, em que ficaram patentes dois grandes pontos sobre o futuro próximo - primeiro, espera-se o pico de óbitos a meio do próximo mês; segundo, o presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, disse que, com a taxa de ocupação das UCI nos 84%, Portugal está "no risco de já não se conseguir receber todos os doentes com Covid-19 que precisem de medicina intensiva" -, o Presidente da República deixou antever que os próximos 15 dias não serão muito diferentes dos últimos.
No entanto, e tendo noção de que apenas vamos conhecer as novas medidas no sábado, o decreto publicado no site da presidência já permite antever duas grandes alterações em relação à última quinzena. De acordo com o diploma, fica parcialmente suspenso o exercício dos direitos à liberdade e de deslocação, permitindo-se, "na medida do estritamente necessário e de forma proporcional, o confinamento compulsivo em estabelecimento de saúde, no domicílio ou, não sendo aí possível, noutro local definido pelas autoridades competentes, de pessoas portadoras do vírus SARS-CoV-2, ou em vigilância ativa".
O projeto limita também o exercício da iniciativa privada, social e cooperativa, estabelecendo que "pode ser determinado pelas autoridades públicas competentes o encerramento total ou parcial de estabelecimentos, serviços, empresas ou meios de produção e impostas alterações ao respetivo regime ou horário de funcionamento".
Ora, nem o confinamento compulsivo nem o encerramento de estabelecimentos estavam previstos no decreto do estado de emergência atualmente em vigor, que se aplica à quinzena entre 9 e 23 de novembro, mas estavam contemplados nos anteriores decretos, de 18 de março, 2 de abril e 17 de abril.
Se a esta viagem ao passado ao tempo em que as restrições eram outras já nos dá algumas pistas sobre o futuro próximo, se juntarmos a isso algumas intervenções durante a reunião do Infarmed, sobre a necessidade de segmentar o país, chegamos a um cenário muito próximo daquele que o Expresso prevê sair da reunião do Governo deste fim de semana e que divide o país em três escalões: um mínimo, para os concelhos entre 240 e 480 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, um escalão intermédio para os concelhos entre 480 casos e 960 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e um escalão máximo para os concelhos com um número superior a 960 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Para cada escalão existirão medidas específicas.
Será um novo país num Portugal onde já couberam tantos portugais em menos de um ano.
- 20:49
- Os hospitais privados estão disponíveis para desmarcar cirurgias para libertar camas e capacidade de cuidados intensivos, adiantou hoje o presidente da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar.
-
- 20:40
-
SL Benfica. Darwin Núñez e Weigl infetados com Covid-19
Os futebolistas do Benfica Darwin Núñez e Julian Weigl estão infetados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e vão falhar o jogo com o Paredes, para a Taça de Portugal, informou hoje o clube da Luz.
-
- 19:45
-
Tancos: Major Pinto da Costa diz que mentiu ao Ministério Público por ordem superior
O investigador da Polícia Judiciária Militar major Pinto da Costa revelou hoje que o seu superior coronel Estalagem lhe pediu para mentir aos procuradores do Ministério Público sobre o armamento furtado em Tancos ter sido recuperado devido a uma chamada anónima.
-
- 19:39
-
A minha vacina é melhor do que a tua. Qual será a mais segura?
Será que as vacinas contra o novo coronavírus são seguras? Será que nos vão nascer braços nas ancas ou asas de cisne? Tudo é possível porque com a ciência nunca se sabe.
-
- 19:38
-
Cruz Vermelha Portuguesa vai receber 10 milhões de euros da UE para testes rápidos
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) anunciou hoje que vai receber 10 milhões de euros da União Europeia para comprar testes rápidos de diagnóstico da covid-19 e material médico no âmbito de um apoio da União Europeia.
-
- 19:18
-
Covid-19: Serviços Prisionais com 371 casos positivos, incluindo na cadeia de Izeda
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) contabiliza hoje 371 casos positivos de covid-19 entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos, tendo 18 casos positivos sido agora detetados na cadeia de Izeda (Bragança).
-
- 18:08
-
Ramirez anuncia teste negativo a torre de refrigeração e afasta-se do surto de legionella
Umas das duas empresas apontadas como eventuais responsáveis pelo surto de legionella que vitimou nove pessoas, a Ramirez, anunciou hoje em Matosinhos que o teste realizado à torre de arrefecimento da empresa deu negativo.
-
- 17:47
-
O que fazer quando pouco pode fazer
Mesmo com as restrições de circulação em vigor, continua a haver eventos a que pode ir, quer sejam a partir de casa ou respeitando os horários impostos. O SAPO24 ajuda a descobrir a que atividades pode ir nos próximos sete dias.
-
- 17:02
-
Renovação do estado de emergência: o que diz o decreto que Marcelo enviou ao Parlamento
O decreto enviado por Marcelo Rebelo de Sousa para apreciação no Parlamento propõe a renovação do estado de emergência por mais 15 dias com base na situação de calamidade pública. A nova declaração de estado de emergência abrange todo o território nacional e tem início às 00h00 de da 24 de novembro
-
- 17:02
-
Sindicato dos Enfermeiros exige que governo negoceie medidas que retenham profissionais no SNS
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje que o Governo negoceie “rapidamente” as medidas que retenham os enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde, lembrando que estes profissionais são imprescindíveis e merecem outras condições de trabalho.
-
- 16:03
-
Covid-19: PCP indica que restauração representa apenas 2% dos contágios
O dirigente comunista Jorge Pires sublinhou hoje que o setor da restauração é responsável por apenas 2% dos contágios com o novo coronavirus, citando um estudo, mas sem precisar qual.
-
- 14:59
-
Covid-19: Teste negativo obrigatório para embarque para os Açores em vigor a partir de sexta-feira
Os passageiros que viajarem para os Açores estão obrigados, a partir de sexta-feira, a apresentar antes do embarque um comprovativo de realização de teste de despiste do novo coronavírus com resultado negativo, segundo um diploma hoje publicado.
-
- 14:35
-
Covid-19: IL pede cálculo do impacto de medidas na economia para que não se “morra da cura”
O presidente da Iniciativa Liberal defendeu hoje que o Governo tem de ser capaz de calcular o impacto na economia das medidas de contenção da pandemia de covid-19 para alcançar “um equilíbrio”, sob pena de se “morrer da cura”.
-
- 13:29
-
Covid-19: Tribunal diz que violação do confinamento não é crime de desobediência
O Tribunal da Relação de Guimarães sentenciou que a violação do confinamento obrigatório não constitui crime de desobediência, porque o decreto governamental que criou aquele novo ilícito criminal “está ferido de inconstitucionalidade orgânica”.
-
- 13:09
-
Covid-19: Governo anuncia sábado novas medidas se estado de emergência for prorrogado
O Governo anuncia no sábado as medidas que vai adotar no âmbito de uma eventual prorrogação do estado de emergência, que depende de autorização do parlamento, lê-se numa nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro.
-
- 13:08
-
Covid-19: Presidente do Infarmed revela que as primeiras vacinações podem acontecer no princípio de 2021
O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) admitiu hoje que as primeiras vacinações contra a covid-19 aconteçam no início do próximo ano, dependendo das autorizações da agência europeia que tutela o setor.
-
- 12:10
-
Covid-19: Unicef alerta para consequências do impacto da pandemia nas crianças e adolescentes
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje para as consequências a longo prazo do impacto da pandemia provocada pelo novo coronavírus na educação, nutrição e bem-estar de crianças e adolescentes.
-
- 11:59
-
Endividamento das famílias, empresas e Estado sobe para 738 mil milhões em setembro de euros, segundo o Banco de Portugal
O endividamento do setor não financeiro aumentou 1,5 mil milhões de euros entre agosto e setembro, para os 738,0 mil milhões de euros, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).
-
- 11:52
-
Metro de Lisboa avança com compra de 42 carruagens após desistência de impugnação do contrato
O Metropolitano de Lisboa anunciou hoje que dará imediatamente sequência ao contrato de aquisição de 42 carruagens e de um novo sistema de sinalização ferroviária, após o Agrupamento Thales/CRRC Tangshan ter desistido da impugnação judicial que tinha apresentado.
-
- 10:07
-
Governo impede saída de profissionais de saúde dos hospitais durante estado de emergência
Despacho do Ministério da Saúde impede saída de enfermeiros, médicos e outros trabalhadores considerados essenciais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), por forma a assegurar a resposta à pandemia, durante estado de emergência.
-
- 08:45
-
Santa Maria quase esgotou cuidados intensivos, mas pode duplicar capacidade
O Hospital de Santa Maria quase esgotou na quarta-feira a capacidade atual de cuidados intensivos para doentes covid-19, com apenas uma cama livre, mas prevê alargar a capacidade para 28 vagas e, se necessário, chegar às 48.
-
- 08:43
-
Projeto de jornalismo de investigação Fumaça arrecada financiamento de 84 mil euros
O projeto de jornalismo de investigação Fumaça obteve um novo financiamento da Open Society Foundations (OSF), de 84 mil euros, e tem como objetivo "ser completamente financiado pelos leitores e ouvintes nos próximos dois anos".
-
- 08:17
-
Congresso do PCP: Delegados vão sentar-se em cadeiras, sem mesas como medida para conter a pandemia
Os delegados ao XXI congresso do PCP vão obedecer a regras rígidas para entrar e circular do pavilhão Paz e Amizade, em Loures, e terão apenas cadeiras para se sentarem, sem mesas, disse à Lusa fonte partidária.
-
- 07:48
-
Farmácias realizam testes rápidos à Covid-19 sem cumprir requisitos técnicos exigidos pela DGS
Há farmácias a realizarem testes rápidos de antigénio sem cumprirem todos os requisitos técnicos exigidos pela Direcção-Geral da Saúde, pelo Infarmed e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Uma das falhas está na sinalização dos resultados no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológi
-