Os violinistas da covid-19 e os fura-filas das vacinas
Obra prima do cinema contemporâneo, o Titanic (1997), de James Cameron, traz agarradas lições de ética que, em jeito de parábola, bem assentam nos tempos de agora.
São muitas: os ricos que têm acesso ao salvamento muito antes dos pobres; os trabalhadores que continuam no posto enquanto toda a gente se salva; e os líderes que arranjam maneira de fugir sem ninguém ver.
Tudo isto temos visto acontecer por estes dias. As justificações variam, mas é já claro que a carência socioeconómica precipita infeções (mais não seja porque leva a maior exposição a situações de risco).
Depois, não é de admirar ler quem fure a fila, quem seja empurrado para uma sobra qualquer, para aqui, acolá, acoli — distinção para os funcionários da tal pastelaria no Porto. Fazendo fé nas explicações do agora ex-delegado do INEM para o Norte, mesmo que a escolha tenha sido questionável, não se trata de um caso de rebelião do proletariado da doçaria pelas vacinas, mas só isso: uma decisão questionável para não desperdiçar vacinas.
Finalmente, o ministério da Saúde determinou hoje que “a ‘Task-Force’ reforce instruções para que as entidades responsáveis pela operacionalização do plano preparem, de antemão, uma lista de outras pessoas prioritárias a quem poderão administrar as vacinas, no caso de impossibilidade superveniente de alguma das pessoas inicialmente definidas, devendo, ainda, tal circunstância ser devidamente reportada”.
O comunicado do Ministério da Saúde surge depois de terem sido conhecidas estas situações de pessoas que não estariam entre os grupos prioritários da primeira fase de vacinação.
A covid-19 já matou em Portugal 12.482 pessoas dos 720.516 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde hoje divulgados. Na frente continuam os mesmos de sempre: os profissionais da saúde; os profissionais da morte; os profissionais do retalho; os profissionais da distribuição; os profissionais que asseguram os pormenores insignificantes para que a vida corra.
Eles são os violinistas, as mãos que nos enchem os ouvidos de confiança, que nos afagam a alma, mesmo que nem sequer cheguemos a dar por eles.
- 21:18
- O Ministério da Defesa da Alemanha vai decidir, no início da semana, o apoio que será enviado a Portugal para ajudar no combate à covid-19, depois de terminada uma missão exploratória ao país, disse hoje fonte oficial.
-
- 21:08
-
Messi vai processar jornal El Mundo por divulgar contrato com o FC Barcelona
O futebolista argentino Lionel Messi anunciou hoje que vai processar o jornal espanhol El Mundo, que revelou os valores do contrato assinado com o FC Barcelona, que ascende a 555 milhões de euros por quatro épocas desportivas.
-
- 21:00
-
Covid-19: Estados Unidos da América ultrapassam os 440 mil mortos
Os Estados Unidos da América ultrapassaram hoje o total de 440.000 mortes por covid-19 desde o início da pandemia, segundo a mais recente contagem independente da Universidade John Hopkins, que contabiliza mais de 26 milhões de casos no país.
-
- 20:56
-
Covid-19: AstraZeneca vai fornecer nove milhões de doses adicionais — mas ainda são muito menos que o previsto
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen anunciou hoje que a AstraZeneca vai fornecer à UE mais nove milhões de doses adicionais da sua vacina contra a covid, num total de 40 milhões de doses, um aumento de 30%.
-
- 20:31
-
Protestos contra as restrições nos Países Baixos resultam em 34 detidos
A polícia holandesa deteve hoje pelo menos 34 pessoas em duas manifestações contra as restrições impostas pela pandemia de covid-19, em Amesterdão e Apeldoorn, depois de já se terem verificado motins na última semana.
-
- 20:28
-
Covid-19: França ultrapassa os 76.000 mortos e aumentam as hospitalizações
A França ultrapassou hoje oficialmente os 76.000 mortos por coronavírus, com 195 nos hospitais nas últimas 24 horas, enquanto aumentou o número de pessoas internadas e as que foram enviadas para as unidades de cuidados intensivos.
-
- 20:14
-
Angela Merkel reúne-se com farmacêuticas para discutir fornecimento de vacinas
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reúne-se na segunda-feira com empresas farmacêuticas para discutir os problemas de fornecimento das vacinas contra a covid-19, numa altura em que cresce um ambiente de tensão, frustração e desconfiança.
-
- 19:40
-
PS quer vacina já para Ferro e "vices", deputados aguardam algumas semanas
O PS propôs hoje que seja dada prioridade imediata à vacinação contra a covid-19 do presidente, vice-presidentes do parlamento e que os restantes deputados sejam vacinados em fase posterior, "nas semanas e meses seguintes".
-
- 19:33
-
Von der Leyen com farmacéuticas para iniciar resposta europeia sobre bio-defesa
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reuniu-se hoje com os presidentes executivos das farmacêuticas com as quais a comissão assinou Acordos de Compra Antecipada de vacinas, para iniciar o trabalho de preparação europeu sobre a bio-defesa.
-
- 19:21
-
Capitão Tom hospitalizado em Inglaterra após testar positivo
Tom Moore, o veterano da Segunda Guerra Mundial com 100 anos que cativou a população britânica no início da pandemia do coronavírus pelos seus esforços de recolha de fundos foi internado num hospital com covid-19, anunciou hoje a filha.
-
- 18:56
-
Polícia belga deteve cerca de 350 manifestantes anti-confinamento
A polícia belga deteve hoje cerca de 350 pessoas em vários locais de Bruxelas por estas participarem em manifestações convocadas pelas redes sociais contra as medidas aplicadas na Bélgica para travar a pandemia por covid-19, noticia a EFE.
-
- 18:54
-
Novo Banco: Advogado de Rui Pinto contra tentativa de Fórum Penal em silenciar 'hacker' na Assembleia da República
O advogado do 'hacker' Rui Pinto considerou hoje "inaceitável" que o Fórum Penal/Associação de Advogados Penalistas pedisse ao presidente da Assembleia da República que o seu constituinte não seja ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco.
-
- 17:19
-
Covid-19. Garcia de Orta tem 242 internados, 27 em cuidados intensivos. Hospitais do Centro registam 47 altas em 24 horas
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem hoje 242 doentes infetados por SARS-CoV-2, dos quais 204 internados em enfermaria, 27 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 11 em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).
-
- 16:56
-
Partidos pedem explicações e responsabilidades políticas pela gestão das vacinas em Portugal
A Iniciativa Liberal (IL) exigiu hoje ao primeiro-ministro que assuma “as suas responsabilidades pela gestão calamitosa do plano de vacinação” contra a covid-19 e que está a “minar a confiança” dos portugueses no “combate à pandemia”. O Chega pediu a audição, no parlamento, de Francisco Ramos, coord
-
- 16:30
-
Sindicato Independente dos Médicos lamenta que só hoje Governo tenha pedido lista de suplentes para vacinação
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamentou que "só hoje" o Ministério da Saúde tenha mandado realizar uma lista de "suplentes" prioritários para vacinação contra a covid-19 para evitar a má utilização das vacinas.
-
- 15:05
-
Covid-19: Ordem dos Enfermeiros diz que utilização indevida de vacinas "mina a confiança" das pessoas no sistema
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) saudou hoje a criação de uma lista de outras pessoas prioritárias para vacinação, considerando que a utilização indevida de vacinas contra a covid-19 “mina a confiança das pessoas no sistema”.
-
- 15:00
-
Sérgio Conceição e o calendário apertado: "não podemos ser carne para canhão"
O treinador da equipa de futebol do FC Porto admitiu hoje que é necessário abordar os próximos jogos de forma "inteligente e criativa", lembrando a calendarização apertada que obriga os 'dragões' a jogar de três em três dias.
-
- 14:56
-
Sérgio Conceição congratula Abel Ferreira: “Não tenho a menor dúvida da qualidade dos treinadores portugueses"
O treinador do FC Porto congratulou hoje Abel Ferreira pela conquista da Taça Libertadores em futebol, pelo Palmeiras, conseguida no sábado, com um triunfo por 1-0 na final com o Santos, no Rio de Janeiro.
-
- 14:09
-
Covid-19: Portugal com número máximo em cuidados intensivos, 303 mortos e 9.498 novos casos
Portugal registou hoje 858 pessoas internadas em cuidados intensivos, o maior número de sempre, e 303 mortes relacionadas com a covid-19, o mesmo valor alcançado no passado dia 28, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:43
-
Covid-19: TAP suspende 93% da operação em fevereiro devido às novas restrições
A TAP anunciou hoje a suspensão de 93% da sua operação em fevereiro, acima da redução de 73% anteriormente prevista, devido às novas restrições à mobilidade para combater a propagação de covid-19 e à queda adicional da procura.
-
- 13:41
-
Vários advogados abandonaram a equipa de defesa de Donald Trump a poucos dias do julgamento do impeachment
Vários advogados que faziam parte da defesa do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump para o seu julgamento político deixaram a equipa, isto a poucos dias para o início do processo, noticiaram diversos meios de comunicação.
-
- 13:17
-
Sismo de magnitude 2.7 sentido esta manhã em Oeiras e Cascais
Um sismo de magnitude 2.7 na escala de Richter, com epicentro localizado a cerca de 10 quilómetros a sul de Oeiras, foi sentido hoje pelas 11:44 na zona de Lisboa, informou o IPMA.
-