Será que o pico já passou (outra vez)?
"Esta descida que está a acontecer ainda é só efeito do 'pré-confinamento light’. Ainda não passou tempo suficiente desde o encerramento das escolas para se perceber qual o efeito".
As palavras são de Milton Severo, investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e espelham as dúvidas e inquietações de todo um país. Esta semana os números parecem começar a decrescer. Mas será de facto assim?
Para o investigador, este decréscimo é reflexo do período de confinamento anterior ao encerramento das escolas. Até porque "ainda é cedo" para afirmar que este "já está a ter efeito na desaceleração" da pandemia.
Por outro lado, de acordo com as projeções — que têm por base dados da última semana —, Milton Severo afirmou que o pico de óbitos deverá ocorrer esta semana. "À partida, já estaremos no pico de óbitos", afirmou, acrescentando que o país andará, "em média", em torno dos 257 óbitos "durante algum tempo".
Por sua vez, o epidemiologista Manuel do Carmo Gomes refere que Portugal ultrapassou o pico de contágios por covid-19 na última semana de janeiro, estando o número de novos casos diários a descer "a um ritmo bastante bom”.
Feitas as contas, as taxas de variação diária de novos casos de infeção tornaram-se negativas, o que significa que começou a descer o número de contágios.
Assim, olhando para o que já aconteceu no país, esta descida "está a ocorrer com uma taxa que é comparável àquela que tivemos em março quando confinámos nos primeiros dias".
Mas fica um aviso: as medidas de confinamento não devem ser aliviadas sem que Portugal consiga atingir um nível de incidência diária relativamente baixo, não ultrapassando os 3.500 a 4.000 novos casos por dia.
Hoje, o boletim epidemiológico que chegou regista mais 225 óbitos e 7.914 novos casos nas últimas 24 horas — e, pelo quarto dia consecutivo, o número de recuperados superou o de novas infeções. As vacinas continuam a ser administradas e, segundo António Costa, "se tudo decorrer com normalidade, atingiremos os 70% de imunização no final do verão".
Resta então cumprir as regras e aguardar por dias sem tantas restrições.
- 20:07
- Cento e cinquenta e sete doentes foram observados pelas equipas do INEM, nos últimos quatro dias, nos pontos de pré-triagem dos hospitais de Santa Maria e Garcia da Orta, dos quais 70% foram considerados graves, divulgou hoje o instituto.
-
- 20:01
-
Democratas querem que Donald Trump testemunhe no Congresso sob juramento
Os democratas da Câmara dos Representantes querem que Donald Trump deponha sob juramento, no processo de destituição que decorre no Congresso, com o argumento central de que o antigo Presidente tem de explicar porque contestou factos.
-
- 20:00
-
Pedro Simas afirma que vírus está a "competir com ele próprio" gerando variantes no mundo
O vírus que provoca a covid-19 está a “competir com ele próprio neste momento”, gerando novas variantes que vão predominar em qualquer parte do mundo em função da eficácia de disseminação que apresentarem, afirmou hoje o virologista Pedro Simas.
-
- 19:02
-
Marta Temido lembra que vacinação "é um processo novo" e que "não é desprovido de dificuldades"
A ministra da Saúde falava aos jornalistas depois de inaugurar o Bloco Operatório Periférico e o Setor de Virologia do Serviço de Patologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil.
-
- 18:47
-
Rui Paiva: "Quando se desenha uma empresa tem de se desenhar a saída. Porque, se não, não se tem um plano"
O CEO de Risk Management Business Unit da Mobileum destaca a necessidade de deixar os jovens construir o futuro e defende que o sucesso de um país se define pela cultura e educação.
-
- 18:31
-
Despesa aprovada hoje vai dar para comprar mais 15 mil computadores
A despesa que o Governo aprovou hoje para a aquisição de computadores para as escolas, de forma a facilitar o ensino a distância, vai permitir comprar mais 15 mil equipamentos, revelou o Ministério da Educação.
-
- 18:23
-
Identificada versão falsa do WhatsApp criada especificamente para roubar dados de utilizadores de iPhone
Um grupo de hackers criou uma versão falsa do WhatsApp, com uma aparência muito semelhante à aplicação oficial, especificamente direcionada para iPhone. O objetivo era roubar dados de utilizadores e respetivos dispositivos.
-
- 18:02
-
Degelo. A mais recente teoria para explicar os traços escuros que aparecem sazonalmente nas encostas de Marte
Há uma nova teoria para explicar os traços escuros que aparecem sazonalmente nas encostas de Marte: degelo debaixo da superfície.
-
- 17:58
-
NBA: Tudo ou nada para os Dallas Mavericks
Com cerca de um terço da temporada nos livros, os Dallas Mavericks ocupam um indesejado 13.º lugar na classificação da conferência Oeste e o mau arranque de época coloca muita coisa em perspetiva para a equipa treinada por Rick Carlisle, incluindo a candidatura a MVP de Luka Dončić.
-
- 17:56
-
SEF/Ihor: Médico tentou reanimar cidadão ucraniano durante mais de 20 minutos
O médico que certificou o óbito a Ihor Homeniuk nas instalações do SEF revelou hoje que tentou durante 23 minutos reanimar o ucraniano, que tinha sofrido uma paragem cardiorrespiratória e apresentava um "hematoma em cima do olho".
-
- 17:18
-
Palmeiras volta a estar num Mundial 22 anos depois — a realidade é que é completamente diferente
Em 1999, Manchester United e Palmeiras enfrentaram-se na final do Mundial de Clubes (na altura Taça Intercontinental) no Japão. Não foi assim há tanto tempo, mas para além do formato da final, que opunha diretamente o clube sul-americano ao europeu, muita coisa mudou de lá para cá. Nesse ano, os ing
-
- 17:09
-
Estas vacinas ativam-se com uma gota de água. Como uma equipa de investigadores está a revolucionar o acesso a medicação
Uma equipa de investigação liderada pelas universidades de Northwestern e Cornell, nos Estados Unidos, desenvolveu uma plataforma de fabricação de vacinas que permite que estas sejam produzidas no local de tratamento, assegurando que não se desperdiçam por erros no transporte ou falhas no armazename
-