Mais uma vez, os rumores da 'morte' de Cristiano Ronaldo foram exagerados
Não é a primeira vez que uma onda de críticos se levanta contra Cristiano Ronaldo e, provavelmente, não será a última. Desde terça-feira, dia em que a Juventus foi eliminada da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo nos oitavos de final, desta vez pelo FC Porto, há um ano pelo OL Lyon, que a imprensa italiana tem sido dura na análise do papel do número 7 da Vecchia Signora, sobretudo, nos resultados além-fronteiras, onde o clube continuou afastado do objetivo de conquistar um título europeu, algo que não consegue desde 1996, ano em que venceu a última ‘orelhuda’, na altura também com um português no plantel, o agora treinador Paulo Sousa.
Ora, viver sobre críticas é habitual para Cristiano. Em 2014, foi apontado como o responsável pela fraca prestação de Portugal no Campeonato do Mundo do Brasil, em Espanha era apelidado de Penaldo, acusado de marcar a maioria dos golos através da transformação de grandes penalidades, e, em 2018, aquando da mudança para Itália, de ter dado um passo em falso na carreira.
Nenhuma das críticas acima referidas se perpetuou por muito tempo. Afinal de contas, um ano após o final do Mundial, CR7 erguia aquela que seria a primeira de três conquistas consecutivas da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, anos em que conquistou e cimentou a posição de melhor marcador de sempre da competição e o estatuto de lenda no clube madrileno e venceu mais duas Bolas de Ouro. Também é difícil dizer que a ida para a Juve tenha sido um passo atrás na carreira de Ronaldo. Se é verdade que o português ainda não voltou a vencer a Liga dos Campeões (tem mais um ano de contrato), é verdade que após uma primeira época tímida, tão tímida quanto os números de Ronaldo permitem, 28 golos numa temporada, logo no segundo ano com a camisola da Vecchia Signora, Cristiano voltou aos números de antigamente e aos recordes de sempre.
Olhemos para o jogo de hoje frente ao Cagliari, a contar para a 27ª jornada da Serie A. Ronaldo vinha de uma soma de dias em que foi criticado pela eliminatória diante do FC Porto, não só pela pouca influência que teve nos dois encontros, mas também pela forma como, na barreira, virou as costas à bola no livre de Sérgio Oliveira, no segundo, e decisivo, tento dos ‘dragões’. A resposta? Três golos em 32 minutos. Um golo de cabeça, um golo de pé direito, através da transformação de uma grande penalidade, e um golo de pé esquerdo. Um hattrick perfeito. Tudo isto do minuto 10 ao minuto 32 do encontro.
A resposta às críticas em campo valeu a Ronaldo o segundo hattrick mais rápido da carreira, melhor só em setembro de 2015, quando jogava no Real Madrid, quando conseguiu fazer três golos em apenas 20 minutos, frente ao Espanyol, num jogo em que terminaria com cinco tentos na conta pessoal. Mais: Cristiano tornou-se hoje no único jogador da história da Juventus a marcar pelo menos 30 golos em duas épocas consecutivas, batendo o registo de Omar Sivori, histórico avançado argentino que tinha conseguido fazer mais de 30 golos em duas épocas com a camisola da Juve, mas não de forma consecutiva.
Com os três golos que assinou esta tarde, Cristiano isolou-se ainda mais na tabela de melhores marcadores da Serie A com um total de 23 golos, mais quatro do que Lukaku, o segundo jogador com mais tentos apontados no campeonato italiano por esta altura. O título de melhor marcador é um dos troféus individuais que ainda foge ao português em Itália.
O capitão da seleção portuguesa ultrapassou ainda, oficialmente, Pelé como melhor marcador da história do futebol mundial em jogos oficiais, ao marcar o 770.º golo da carreira, contra 767 da lenda brasileira.
Ah e é importante relembrar que Cristiano Ronaldo tem 36 anos. Somando a idade à capacidade de resposta, os números e recordes, parece-me justo dizer que CR7 ganhou a exclusividade de decretar o seu próprio fim. Ele, só ele e mais ninguém tem esse poder. Até lá, certamente que assistiremos a momentos bons e menos bons, mais uma vez, dentro daquilo que é o bom e menos bom no cosmos criado por Ronaldo-Messi, a mais críticas e mais respostas. Até lá, talvez daqui a mais anos do que poderíamos esperar de um avançado, continuará a celebração de uma das carreiras mais impressionantes do futebol mundial.
- 22:17
- A Direção-Geral de Saúde e o Infarmed afirmaram hoje que a vacina da AstraZeneca pode continuar a ser administrada e frisaram que não há evidência de ligação com os casos tromboembólicos registados noutros países.
-
- 22:00
-
FC Porto vence Paços de Ferreira e sobe ao segundo lugar da I Liga
O FC Porto subiu hoje provisoriamente ao segundo lugar da I Liga de futebol, ao derrotar o Paços de Ferreira por 2-0, no Estádio do Dragão, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol.
-
- 21:36
-
Fez-se história. Seleção portuguesa de andebol vence França e garante presença nos Jogos Olímpicos
Com um golo nos últimos segundos da partida, a seleção portuguesa de andebol conseguiu superar a congénere francesa e garantir, pela primeira vez na história, a qualificação para os Jogos Olímpicos. O andebol português vai estar em Tóquio.
-
- 18:54
-
A resposta de Ronaldo aos críticos: três golos em 32 minutos
Criticado após a eliminação aos pés do FC Porto na Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo respondeu em campo com três golos em apenas 32 minutos, num encontro que a Juventus venceu por 1-3. Chegou aos 30 golos esta época e isolou-se como melhor marcador da Serie A.
-
- 18:41
-
André Silva vai deixar liderança do PAN, lugar de deputado e vida política
O porta-voz do PAN, André Silva, anunciou hoje que vai abandonar as suas funções executivas no partido e o lugar de deputado no parlamento, invocando motivos pessoais e a defesa do princípio da limitação de mandatos.
-
- 18:14
-
Covid-19. Especialista considera impossível manter o índice Rt abaixo de 1
O matemático Óscar Felgueiras, um dos especialistas convidados pelo Governo para aconselhar sobre o plano de desconfinamento no âmbito da pandemia de covid-19, considerou hoje impossível manter o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 sempre abaixo de 1.
-
- 18:11
-
TAP propõe aumento de capital da Groundforce de 6,97 milhões de euros para resolver impasse
O grupo TAP propôs hoje disponibilizar à Groundforce 6,97 milhões de euros, através de um aumento de capital e não de um adiantamento, como estava a ser negociado, para desbloquear o impasse e evitar um "cenário de rutura iminente".
-
- 16:44
-
De Robinho a Jean, como o futebol brasileiro está a reagir a casos de violência contra mulheres
A nova conscientização popular para temas importantes, como a violência contra a mulher, tem criado um fenómeno interessante no futebol brasileiro. Jogadores e treinadores com polémicas no passado têm sido alvo de campanhas de torcedores para não serem contratados por clubes que se mostram interessa
-
- 16:16
-
Volkswagen anuncia corte de cinco mil postos de trabalho até 2023
O construtor automóvel alemão Volkswagen anunciou hoje que pretende cortar cinco mil postos de trabalho através de medidas voluntárias como reformas parciais e antecipadas, num esforço para reduzir custos e focar-se na produção elétrica.
-
- 14:46
-
Qual é a origem dos parabéns?
A exclamação «parabéns!» é das palavras mais felizes que por aí andam. Não só a ouvimos quando nos aconteceu alguma coisa de muito bom, como também naquele dia do ano em que se comemora o nosso nascimento. Qual será a sua origem?
-
- 13:38
-
Mais de 388.000 mortos após 10 anos de guerra na Síria
A guerra na Síria, que entra no seu 11.º ano na segunda-feira, causou pelo menos 388.652 mortos, indicou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) num novo balanço do conflito.
-
- 12:25
-
Síria: Papa Francisco exorta ao fim da guerra após uma década de conflito armado
O Papa Francisco exortou hoje ao fim da guerra na Síria e à reconstrução do tecido social, numa altura em que assinala uma década sobre o início do conflito naquele país, indica a agência AFP.
-
- 11:08
-
Autoridades de saúde irlandesas recomendam suspensão da vacina AstraZeneca
As autoridades de saúde irlandesas recomendaram hoje a suspensão da administração da vacina AstraZeneca contra a covid-19 como "medida de precaução", após relatos de casos de formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas na Noruega.
-
- 10:53
-
Incêndio em exploração pecuária em Montemor-o-Novo mata 1.400 leitões
Cerca de 1.400 leitões morreram carbonizados num incêndio ocorrido hoje de madrugada numa exploração pecuária situada no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
-
- 10:49
-
"Fragilização" do SNS causou mortes que podiam ter sido evitadas, diz estudo
A "fragilização" em que se encontrava o SNS no início da pandemia causou mortes que podiam ter sido evitadas e "a destruição enorme" da economia devido aos confinamentos sucessivos, segundo um estudo do economista Eugénio Rosa.
-
- 09:35
-
Entra hoje em vigor a decisão da Alemanha de retirar Portugal da "lista vermelha"
Entra hoje em vigor a decisão da Alemanha de retirar Portugal da lista de “países com elevada incidência de mutações do coronavírus", indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português na rede social Twitter.
-
- 08:46
-
Covid-19: Brasil é celeiro de novas estirpes capazes de criar outro vírus
O médico brasileiro Miguel Nicolelis avisou hoje que o Brasil constitui um celeiro de novas estirpes do vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, e poderá produzir um novo vírus se a doença não for controlada, um 'SARS-CoV-3'.
-
- 08:01
-
Kuduristas da Caparica combatem solidão dos idosos com dança e afetos
À janela, na hora marcada, surge o 'Capitão' acenando aos 'netos' kuduristas que chegaram para dançar e dar dois dedos de conversa. Juntam-se os vizinhos, nas varandas, e durante meia hora não há solidão: há sorrisos e esquece-se a pandemia.
-
- 07:59
-
Instrumentos dos alunos calaram silêncio do confinamento no Conservatório
No Conservatório Nacional, as melodias tocadas pelos estudantes nunca deixaram de se ouvir, mas agora contrastam com o som das ferramentas dos funcionários que ultimam a tenda ao ar livre para receber alunos do 1.º ciclo que regressam segunda-feira.
-