Um passo à frente no desconfinamento, vários passos atrás para a AstraZeneca
Um mês e meio depois do “pico” da pandemia em Portugal, o país acordou hoje pronto para o início da primeira fase de um novo desconfinamento, que será feito “a conta-gotas”.
"Conta-gotas não é sinónimo de sair e fazer tudo o que gostaríamos de fazer como se não atravessássemos ainda uma grave pandemia”, reforçou hoje o primeiro-ministro.
E assim foi retomada a “normalidade” possível: creches, pré-escolar, 1.º ciclo e ATL reabriram, foi também retomado o comércio ao postigo e os estabelecimentos de estética, como por exemplo os cabeleireiros, voltaram a abrir portas. Mas neste desconfinamento a conta-gotas a palavra de ordem é prudência, pelo que se mantém o dever geral de confinamento até a Páscoa.
Mas, enquanto Portugal dava um passo à frente no desconfinamento, vários países anunciavam um passo atrás na utilização da vacina da AstraZeneca, após a deteção de casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com doses do fármaco.
Depois de a Noruega, Países Baixos, Irlanda, Bulgária, Áustria, Estónia, Lituânia, Letónia, Luxemburgo e Dinamarca terem anunciado a suspensão da utilização da vacina como medida de “precaução”, também a Alemanha, França, Itália e Espanha avançaram no mesmo sentido.
A estes países juntou-se ainda Portugal, que anunciou a suspensão da administração da vacina ao fim do dia de hoje, uma decisão tomada em conjunto pela Direção-Geral da Saúde e o Infarmed, contrariando a indicação avançada ontem.
Segundo o presidente do Infarmed, Rui Ivo, o volte-face deu-se "após terem sido hoje conhecidos novos casos de reações adversas graves que foram reportados em vários países europeus após a administração da vacina da AstraZeneca".
As autoridades estão a aguardar os resultados de uma avaliação ainda esta semana, sendo que "não foi possível estabelecer uma relação de correlação entre os casos reportados e a toma da vacina", disse. Em solo nacional, foram registados dois casos de tromboembolismo, mas o caso clínico é diferente daqueles que se têm reportado noutros países, assegurou.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA), que já se tinha pronunciado, argumentou que “os benefícios” da vacina da AstraZeneca contra covid-19 “superam os riscos de efeitos secundários”, mas garante que será feita uma “análise rigorosa” às situações de formação de coágulos sanguíneos em vacinados.
Procurando, em primeiro lugar, trazer alguma serenidade a todos aqueles que já tomaram esta vacina, a Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, salientou que as reações adversas graves são raras. Por outro lado, apelou a que os visados se mantenham atentos a sintomas de mau estar durante alguns dias.
Este revés vai levar assim ao adiamento da vacinação dos professores do pré-escolar e do primeiro ciclo, com início previsto para o fim de semana, e o processo de vacinação geral vai sofrer um atraso de duas semanas.
Um passo em frente, dois passos atrás. Eis os avanços e recuos de quem ainda está a aprender a viver com o vírus.
- 22:14
- O Sporting de Braga perdeu hoje a segunda posição da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar em casa do Famalicão (2-2), no fecho da 23.ª jornada.
-
- 21:58
-
Rui Patrício carregado de maca para fora de campo depois de colisão em jogo com o Liverpool. Jogador já está "bem e consciente"
O guarda-redes do Wolverhampton Wolves, Rui Patrício, teve de ser carregado de maca para fora de campo no duelo da sua equipa frente ao Liverpool. O internacional português sofreu uma joelhada acidental de um defesa da própria equipa, mas já está “bem e consciente”.
-
- 21:58
-
A língua está na pele?
Estão a ficar loucos na casa editora de Amanda Gorman? Só uma mulher negra pode traduzir os versos da mulher negra? Será que é uma manobra publicitária?
-
- 21:29
-
Henrique Sá Pessoa e uma conversa sobre NBA com estrelas Michelin
O chef Henrique Sá Pessoa, uma "viciado em basquetebol" que conta com duas estrelas Michelin no seu restaurante Alma, é o convidado de mais um episódio do Bola ao Ar.
-
- 20:33
-
Covid-19: Suspensão da vacina da AstraZeneca adia planos de vacinação de professores
A suspensão da administração da vacina da AstraZeneca ditou o adiamento da vacinação de professores e auxiliares do pré-escolar e 1.º ciclo prevista para este fim de semana, afirmou hoje o coordenador da ‘task force’ do plano de vacinação.
-
- 20:12
-
Eutanásia. Alguns defendem que lei pode passar se for alterada, outros celebram o chumbo. Como reagiram os partidos à decisão do Tribunal Constitucional?
O Tribunal Constitucional (TC) chumbou hoje a lei sobre a morte medicamente assistida, em resposta a um pedido de fiscalização preventiva feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Ao longo da tarde, os partidos foram reagindo à decisão.
-
- 20:04
-
Suspensa a administração da vacina da AstraZeneca em Portugal
Portugal é o mais recente país a juntar-se ao lote dos países europeus que anunciaram a suspensão do uso da vacina da AstraZeneca, depois de terem sido detetados casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com doses deste fármaco. Esta pausa vai obrigar a adiar a vacinação dos
-
- 19:38
-
Marcelo veta lei da eutanásia por inconstitucionalidade
Depois da decisão do Tribunal Constitucional, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou hoje o diploma do parlamento que despenaliza a antecipação da morte medicamente assistida, por inconstitucionalidade.
-
- 18:59
-
Covid-19: Portugal fora da “lista vermelha” do Reino Unido a partir de sexta-feira
O Reino Unido vai autorizar os voos diretos e retirar Portugal da “lista vermelha” de países cujos viajantes estão sujeitos a quarentena em hotéis no Reino Unido a partir de sexta-feira, anunciou hoje o Ministério dos Transportes britânico.
-
- 18:42
-
Amor em pandemia, um fenómeno do xadrez e o regresso de um Nobel. Os livros para o mês de março
Com a primavera a chegar e as livrarias a reabrir, as editoras retomaram também o seu calendário de lançamentos, ainda que continue muito afetado pelos efeitos da pandemia. Na nossa agenda para o mês de março, destacamos o regresso de Kazuo Ishiguro, um livro sobre um certo fenómeno que meteu toda a
-
- 17:45
-
Tribunal Constitucional chumba lei da Eutanásia, mas abre a porta a novo diploma
O Tribunal Constitucional (TC) chumbou hoje a lei sobre a morte medicamente assistida, em resposta a um pedido de fiscalização preventiva feito pelo Presidente da República. O coletivo de juízes, contudo, deu sinal de que o Parlamento poderá trabalhar num novo diploma, ao considerar que a inviolabil
-
- 17:30
-
Regulador da UE defende que benefícios de vacina da AstraZeneca superam riscos de efeitos secundários
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) defendeu hoje que “os benefícios” da vacina da AstraZeneca contra covid-19 “superam os riscos de efeitos secundários”, garantindo ainda assim uma “análise rigorosa” às situações de formação de coágulos sanguíneos em vacinados.
-
- 17:10
-
Covid-19: Estudo sugere que variante britânica poderá aumentar risco de morte em 61%
A variante do coronavírus detetada pela primeira vez em setembro no Reino Unido, conhecida tecnicamente por B.1.1.7, “poderá estar associada” a um aumento de 61% do risco de morte em adultos, indica um estudo publicado hoje.
-
- 16:41
-
Trabalhadora a 'recibo verde' de Serralves diz que tinha relação de trabalho subordinada
Uma das 21 pessoas recrutadas a ‘recibo verde’ pela Fundação de Serralves avançou hoje, perante o Tribunal de Trabalho do Porto, exemplos que diz comprovarem a existência de uma relação trabalho subordinada.
-
- 13:16
-
Ministério Público investiga causas da morte do guarda-redes Alfredo Quintana
O Ministério Público determinou a abertura de um inquérito para averiguar as causas e as circunstâncias em que ocorreu a morte de Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto e da seleção nacional, disse à Lusa fonte oficial.
-
- 12:58
-
Pablo Iglesias abandona Governo para concorrer às eleições regionais de Madrid
O vice-presidente segundo do Governo espanhol e líder do partido de extrema-esquerda Podemos, Pablo Iglesias, anunciou hoje que abandona o executivo para concorrer às eleições para a Comunidade de Madrid de 4 de maio.
-
- 09:56
-
PJ apreendeu mais de 800 quiilos de cocaína escondida em isoladores sísmicos
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 806 quilos de cocaína escondida em isoladores sísmicos idênticos aos utilizados na construção de pontes e deteve dois homens, numa operação em colaboração com a polícia espanhola.
-
- 09:22
-
Óscares: "Mank" lidera com 10 indicações e pela primeira vez há duas mulheres nomeadas para melhor realização
Foram revelados os nomeados para a 93.ª edição dos prémios da Academia de Artes Cinematográficas dos Estados Unidos. A sessão foi conduzida por Priyanka Chopra Jonas e Nick Jonas a partir de Londres. "Mank" lidera as nomeações e a categoria de "Melhor realização" faz história.
-