Pedro Nuno Santos, Ryanair e a história das lições sobre a TAP
O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, esteve hoje reunido, por videoconferência, com o presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary. No entanto, a reunião parece ter servido apenas como um pretexto para aumentar a tensão entre os intervenientes e deu lugar a uma troca de argumentos.
O presidente da companhia aérea rejeitou, durante a reunião, o que considera “uma série de falsas acusações proferidas nas últimas semanas” e nega a ideia de estar a encetar uma “guerra comercial” com a TAP para ocupar um maior espaço no mercado, conforme afirmou Pedro Nuno Santos. Na reunião, Michael O'Leary refutou ainda a prática de "dumping social" e negou que a companhia seja subsidiada por Portugal para voar para Faro, Porto e Açores.
Seguiram-se várias acusações, entre as quais que o Governo português está a "desperdiçar dinheiro" dos impostos na “falhada” TAP .
“O ministro Nuno Santos não tinha nada a dizer. Está mais interessado em desperdiçar o dinheiro dos contribuintes, subsidiando a TAP, mas recusa-se a investir parte desse dinheiro no Montijo, o que criaria mais vagas, visitantes e empregos bem pagos em Lisboa”, realçou, defendendo que o dinheiro dos contribuintes deveria ser aplicado em escolas, hospitais e outras infraestruturas, em vez de numa “companhia aérea falhada e com preços elevados”.
Em resposta, o ministro das infraestruturas afirmou que o Governo não aceita lições de uma companhia estrangeira “que responde apenas perante os seus acionistas”.
Segundo comunicado emitido pelo Governo após a reunião, o ministro transmitiu que “fica claro para todos que a Ryanair se está a procurar aproveitar de uma situação difícil causada por uma pandemia para atacar um conjunto de companhias europeias de importância central para vários Estados-Membros”. E passou a mensagem aos responsáveis da empresa de aviação que, perante “os sistemáticos atos hostis de ataque à TAP, a Ryanair não deve esperar do Ministério das Infraestruturas e da Habitação uma atitude de cooperação ou sequer de indiferença".
O Governo salientou ainda que a “Ryanair é uma empresa privada e que não tem de interferir nas decisões soberanas tomadas pelo Governo português”. O gabinete do ministro destacou também em comunicado que, durante o encontro com Michael O’Leary esta manhã, Pedro Nuno Santos deixou claro que é o Governo português quem “decide legitimamente as políticas públicas que entende executar, e onde e quando investir, e em que setor ou em que empresas em que é acionista deve apostar”.
Pedro Nuno Santos ressalvou, no entanto, que "o investimento da Ryanair em Portugal é bem-vindo", mas reiterou que a empresa só está em Portugal “porque isso lhe é financeiramente favorável”, tratando-se de uma questão de lucro e não de um "favor" ao Estado português.
Esta troca de argumentos dá-se na sequência da decisão do Tribunal Geral da União Europeia, que aceitou a queixa da Ryanair contra vários apoios estatais a companhias aéreas por Estados-membros, na sequência da crise no setor da aviação originada pela pandemia. E anulou a ajuda de 1,2 mil milhões de euros atribuída no ano passado à TAP – decisão que atualmente está suspensa – por considerar que esta “não está suficientemente fundamentada”. Bruxelas tem agora dois meses para tomar uma nova decisão.
Entretanto, o Estado, através da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, realizou, na segunda-feira, um aumento de capital de 462 milhões de euros na TAP, subscrevendo 92.400.000 ações da companhia, no âmbito do auxílio aprovado por Bruxelas. De acordo com o Público, a transportadora irlandesa pretende contestar também este auxílio, voltando ao "ataque" à concorrência. Assim, depois desta troca de argumentos, não devemos esperar que a Ryanair "baixe a guarda", sendo expectável que mantenha a pressão sobre a TAP.
- 20:41
- Rui Rio defendeu hoje que "o PSD não é um partido de direita", reiterando o posicionamento "ao centro" que tem defendido, dizendo que se a convenção do MEL fosse “um congresso das direitas” provavelmente “era barrado à entrada”.
-
- 20:12
-
Chelsea devolve 800 dos 5.800 bilhetes da final da 'champions' face ao preço
O Chelsea devolveu hoje mais de 800 dos 5.800 bilhetes que recebeu para a final da Liga dos Campeões de futebol no sábado frente ao Manchester City, no Estádio do Dragão, Porto, devido ao elevado preço.
-
- 20:12
-
Jerónimo de Sousa: Portugal não precisa "das bazucas para ir às compras"
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou hoje a dependência de Portugal "das bazucas, para ir às compras" e exortou o Governo a investir na indústria para preencher as carências de desenvolvimento do país.
-
- 19:39
-
Reino Unido. Ex-assessor considera que Boris Johnson é incompetente para liderar o país
Dominic Cummings, ex-assessor do primeiro-ministro britânico, afirmou hoje no Parlamento que Boris Johnson é incompetente para liderar, que o governo estava em caos no início da pandemia de covid-19 e que o ministro da Saúde deveria ter sido demitido.
-
- 19:06
-
Presidente da Bielorrússia responde com ameaças e alude a uma nova guerra mundial
O Presidente bielorrusso respondeu hoje com ameaças às sanções europeias devido ao incidente de domingo com o avião da Ryanair e acusou o Ocidente de liderar uma "guerra gélida" contra o país, que poderá transformar-se "numa nova guerra mundial".
-
- 19:03
-
Revisão constitucional do Chega chumbada em 18 minutos no parlamento
O parlamento chumbou hoje, em 18 minutos, a revisão constitucional proposta pelo Chega, rejeitada por uma maioria esmagadora do PS, PSD, PCP, BE, PAN, Iniciativa Liberal e das duas deputadas independentes.
-
- 18:53
-
Groundforce vai pagar salários de maio e primeira tranche chega até sexta-feira
A Groundforce garantiu hoje aos trabalhadores que estão asseguradas as condições para o pagamento dos salários de maio, em duas tranches, a partir de sexta-feira, sendo que administradores e diretores só vão ser remunerados após os restantes funcionários.
-
- 17:50
-
Portugal vai procurar covid-19 e novas variantes nos esgotos de todo o país
A deteção do vírus SARS-CoV-2 nas águas residuais permite identificar precocemente novos surtos e vai estender-se a todo o país, tendo um projeto piloto detetado duas mutações de variantes antes de as autoridades de saúde saberem.
-
- 17:46
-
Focas ajudam cientistas a aprender mais sobre o degelo na Antártida
A Antártida desempenha um papel vital na regulação do complexo sistema climático do planeta, mas o seu clima extremo dificulta o trabalho aos humanos — e é por isso que os animais residentes estão a ajudar os investigadores a perceber melhor o "termóstato" da Terra.
-
- 17:17
-
EUA. Tiroteio na Califórnia provoca oito vítimas mortais. Suspeito do ataque foi abatido
Um tiroteio ocorrido em San José, cidade localizada no estado da Califórnia, resultou em oito mortos. De acordo com as autoridades, o autor do atentado, um trabalhador da autoridade de transportes local, foi abatido.
-
- 17:09
- 17:03
-
IPSS de Barcelos pedia entre os 1.000 e os 37.500 euros para admissão de idosos no lar
O Ministério Público acusou quatro responsáveis de uma IPSS de Vila Cova, em Barcelos, de corrupção, por alegadamente terem exigido quantias entre os 1.000 e os 37.500 euros para admissão de idosos no lar da instituição.
-
- 16:30
-
Medina prometeu seis mil casas de renda acessível em Lisboa, entregou 391
Em 2017, quando se candidatou à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina prometeu seis mil casas de renda acessível. Apesar de a CML ser o maior proprietário da capital, foram até agora entregues 391 fogos.
-
- 16:29
-
Giro: João Almeida em segundo lugar na 17.ª etapa, ganha por Dan Martin
O irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation) venceu hoje a 17.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, com o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) a terminar no segundo lugar e a subir a oitavo na classificação geral.
-
- 16:22
-
Ryanair critica ministro por "desperdiçar" dinheiro dos contribuintes na TAP
A Ryanair lamentou hoje que o Governo português esteja a “desperdiçar” o dinheiro dos contribuintes na TAP, recusando, porém, a ideia de que está em guerra com a companhia portuguesa, e pediu a abertura do aeroporto do Montijo.
-
- 16:07
-
Há 3 mil anos que não nascia um diabo da Tasmânia na Austrália continental, em estado selvagem
O diabo da Tasmânia só existia em estado selvagem na ilha que lhe dá nome, ao sul da Austrália. Contudo, tem vindo a ser reintroduzido em território continental e há boas notícias: pela primeira vez no espaço de 3 mil anos já há pequenos marsupiais nas bolsas das mães.
-
- 15:20
-
Liga dos Campeões: Rui Moreira diz que a Câmara se limitou a colaborar com as entidades organizadoras, frisando que controlar adeptos não é da sua competência
Rui Moreira esclareceu hoje que a Câmara do Porto se limitou a colaborar com as entidades organizadoras da final da Liga dos Campeões, sublinhando que controlar adeptos cabe às autoridades de saúde e ao Ministério da Administração Interna.
-
- 15:19
-
Covid-19: Portugal recebe mais de 1,4 milhões de vacinas nos próximos dias
Portugal vai receber mais de 1,4 milhões de vacinas contra a covid-19 nesta e na próxima semana, que permitirão acelerar o processo de vacinação de três escalões etários em paralelo, anunciou hoje a `task force´.
-
- 15:15
-
Desde 2016, a nova lei do trabalho forçado resultou em 443 condenações em Portugal
As alterações à lei de combate às novas formas de trabalho forçado que entraram em vigor há cinco anos levaram ao levantamento de 1.200 autos, dos quais 443 foram concluídos com condenação, disse hoje a ministra do Trabalho.
-