Avanços na vacinação, terceiras doses e a injustiça vacinal
Quase oito meses depois do início da vacinação, 66% da população já tem duas doses, o que representa um aumento de 4%, em relação à semana anterior, que se deve principalmente à vacinação na faixa dos 18 aos 24 e dos 25 aos 49 anos.
Assim, a meta dos 70% de população vacinada estava prevista para o início de setembro, mas deverá ser atingida mais cedo – ainda esta semana. Qual a importância desta antecipação? Portugal poderá mesmo antecipar a fase seguinte de desconfinamento, que estava prevista para 5 setembro.
Apesar dos avanços no processo de vacinação, este não tem sido livre de problemas. A comissão de vacinação acusou os laboratórios Unilabs (que gerem o centro) de comunicarem tarde o problema na cadeia de frio no centro instalado no Queimódromo do Porto. A comissão afirma que só teve conhecimento do problema no final da tarde do dia 11 de agosto, altura em que, de imediato, foi suspensa a vacinação no centro e aberto um inquérito. Ainda assim, durante o dia 9 de agosto e a manhã do dia 10 foram administradas doses que estiveram armazenadas fora da temperatura recomendada. Importa salientar que não há perigo para a saúde, mas os utentes visados podem ter de repetir a vacinação. Agora, aguardam-se orientações.
Hoje, o vice-almirante identificou três falhas de procedimentos no local: a não deteção imediata da avaria no frigorifico; terem sido inoculado vacinas sem verificar as condições de armazenamento; e o atraso na notificação – pois, desde o momento de terem suspendido a administração de vacinas até à notificação da task force passaram 24 horas. O caso já foi reencaminhado para a Inspeção Geral das Atividades em Saúde, Polícia Judiciária e Administração Regional da Saúde do Norte.
A task force adiantou ainda que só reabrirá o centro de vacinação do Queimódromo depois de perceber as causas do problema e do atraso na participação desta ocorrência.
A Unilabs refere, porém, que a situação foi reportada assim que tiveram "visibilidade": “Assim que tivemos visibilidade desta situação comunicámos imediatamente ao ACES Ocidental, que colocou as vacinas de quarentena, de forma imediata, como estipulam os procedimentos. A inoculação de vacinas desse lote foi suspensa de imediato”, referiu o laboratório privado.
“Nunca deixámos de comunicar a todo o momento com as entidades a quem o centro de vacinação reporta numa base diária, com o ACES Ocidental e com a ARS Norte, o que se passou e toda a informação nova que obtínhamos, o que fizemos para mitigar o problema e o que fizemos para reforçar procedimentos no futuro”, reiterou a Unilabs.
Apesar dos imprevistos, o processo de vacinação continua a avançar. Mas, mesmo assim, a variante Delta continua a espalhar-se pelo mundo, e é numa tentativa de conter a disseminação desta variante mais contagiosa, que vários países, como a Alemanha, França e Bélgica, anunciaram que vão avançar com a administração de uma terceira dose às pessoas mais vulneráveis, como idosos e imunodeprimidos. Israel foi mesmo o primeiro país do mundo a administrar uma reforço da vacinação visando pessoas a partir dos 50 anos.
Já nos Estados Unidos, em 24 horas, as vítimas mortais foram mais de mil. E, perante o avanço da variante Delta no país, as autoridades de saúde anunciaram planos para a distribuição de vacinas contra a covid-19 a todos os norte-americanos, para reforçar a sua proteção com terceiras doses.
O plano exigirá uma dose extra oito meses após as pessoas terem recebido a segunda dose da vacina, que pode começar a ser administrada já a 20 de setembro. Porém, o plano está ainda a aguardar uma avaliação da agência reguladora norte-americana (Food and Drug Administration – FDA) em relação à segurança e eficácia de uma terceira dose.
As autoridades justificam a medida referindo que a proteção das vacinas contra a covid-19 diminui com o tempo e, agora, com a variante Delta, que é altamente contagiosa, "começam a ver provas de proteção reduzida contra o desenvolvimento de doenças leves e moderadas".
A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, reiterou que os dados científicos à data não suportam a necessidade de administração generalizada de doses adicionais de vacinas. "Vamos tomar as decisões com base nos dados científicos", apelou a cientista-chefe Soumya Swaminathan, assinalando que são precisos mais dados para se saber quando e a que grupos populacionais será necessário reforçar a vacinação.
Já o diretor-executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, Michael Ryan, condenou que os países mais ricos avancem com o reforço da vacinação quando países mais pobres ainda nem sequer vacinaram a sua população: "Estamos a dar coletes salva-vidas a pessoas que já têm coletes salva-vidas, enquanto [outras] pessoas estão a morrer afogadas, esta é a realidade".
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus também deixou críticas a esta atitude: "A injustiça vacinal é uma vergonha para toda a humanidade e se não a enfrentarmos juntos, prolongaremos o estado agudo desta pandemia por anos, quando poderia acabar numa questão de meses".
Entre avanços e recuos no processo de vacinação, é importante relembrar que quanto mais livremente circular o vírus, mais tendência terá para se reinventar de forma a conseguir continuar a infetar as nossas células, dando origem a novas variantes, que podem colocar em causa a eficácia das vacinas que já existem. E com um vírus que não conhece fronteiras, a vacinação torna-se uma necessidade global.
- 21:54
- O Benfica venceu hoje na receção aos holandeses do PSV Eindhoven por 2-1, em jogo da primeira mão do 'play-off' de apuramento para a Liga dos Campeões de futebol.
-
- 18:43
-
Homem de 20 anos sofreu queimaduras no fogo em Odemira
Um homem, de 20 anos, ficou hoje ferido no incêndio que lavra na freguesia de Sabóia, no concelho de Odemira (Beja), sofrendo "queimaduras de primeiro e segundo graus", revelou a Proteção Civil.
-
- 18:36
-
Incêndios: Vila Real de Santo António abre inquérito interno sobre abrigo ilegal
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António anunciou hoje que vai averiguar internamente se alguma entidade tinha conhecimento do abrigo onde mais de uma dezena de animais morreram, no incêndio que começou em Castro Marim na segunda-feira.
-
- 18:23
-
Chamas em Odemira "tocadas" a "vento forte" levam a que "alguns montes" tivessem de ser evacuados
O incêndio que lavra no concelho de Odemira (Beja) está a evoluir "de forma imprevisível", devido "ao vento forte", e já levou a que "alguns montes" fossem evacuados, "por precaução", revelou o presidente da câmara.
-
- 16:52
-
Tudo começa no cérebro. Cientistas descodificam como interações do sistema nervoso e imunitário queimam gordura visceral
Um estudo pioneiro, feito em ratinhos, revela novas alternativas terapêuticas para reduzir as reservas de gordura visceral, que têm sido associadas a doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro.
-
- 16:15
-
Covid-19: Autoridades de saúde dos EUA recomendam terceira dose a todos os norte-americanos. OMS condena reforço vacinal
As autoridades de saúde dos EUA anunciaram, esta quarta-feira, planos para a distribuição de vacinas contra a covid-19 a todos os norte-americanos, para reforçar a sua proteção com terceiras doses da vacina, perante o avanço da variante Delta no país e os indícios de que a eficácia das vacinas começ
-
- 16:07
-
Queimódromo. Task force da vacinação só foi avisada dos problemas dois dias depois
O grupo de trabalho que coordena a vacinação em Portugal só foi avisado dos problemas no centro instalado no Queimódromo, no Porto, dois dias depois, no final do dia 11. 'Task force' só toma decisões sobre este centro de vacinação após as conclusões do inquérito a decorrer.
-
- 15:54
-
Incêndios: Mais de 230 operacionais e 12 meios aéreos combatem fogo em Odemira
Mais de 230 operacionais e 12 meios aéreos estão a combater o incêndio que lavra em “mato e povoamento florestal”, desde o início da tarde, na freguesia de Sabóia, concelho de Odemira (Beja), revelou a Proteção Civil.
-
- 15:34
-
50 anos de Vilar de Mouros assinalado com concertos oferecidos a 400 pessoas
A organização do festival de Vilar de Mouros assinala no dia 28 os 50 anos do "Woodstock" à portuguesa, oferecendo a 400 pessoas bilhetes para quatro concertos no palco histórico construído em 1982 na aldeia de Caminha.
-
- 14:59
-
Itália. Polícia sem meios para impedir 'rave' ilegal que reúne quase 8.000 jovens
Perto de 8.000 jovens oriundos de vários países europeus estão a participar numa ‘rave’ ilegal organizada numa área privada na região centro de Itália, com a polícia local a assumir que não tem meios para acabar com o evento.
-
- 14:48
-
Pelo menos um morto e seis feridos em protesto em Jalalabad no Afeganistão
Pelo menos uma pessoa morreu e seis ficaram feridas após os talibãs terem dispersado violentamente um protesto em Jalalabad, no leste do Afeganistão, confirmou hoje uma autoridade de saúde local à agência de notícias Associated Press (AP).
-
- 11:24
-
Fisco alerta para emails fraudulentos sobre reembolso de imposto
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a circulação de mensagens de correio eletrónico fraudulentas que estão a ser enviadas a alguns contribuintes para que recebam um alegado reembolso.
-
- 11:22
-
Ryanair alerta clientes para emissão de bilhetes falsos pela Kiwi.com
Ryanair alertou hoje os seus clientes para a emissão de cartões de embarque falsos pela Kiwi.com e lembrou os passageiros que devem concluir diretamente o processo de ‘check-in’ da companhia irlandesa, ou não poderão embarcar.
-
- 11:16
-
Enquanto despejava o lixo foi surpreendido por um urso que estava no contentor. Agora, quer indemnização de 15.000 dólares
Um homem norte-americano pretende receber uma indemnização de 15.000 dólares (13 mil euros) por ter ficado magoado enquanto fugia de um urso no condado de Washoe, estado do Nevada, nos Estados Unidos.
-
- 10:55
-
Pompeia continua a revelar segredos. Foram encontrados os restos mortais mais bem conservados até à data na cidade romana
Tratam-se dos restos mortais de um antigo escravo que conseguiu ascender socialmente. O que sobra deste cidadão romano ficou tão bem conservado que ainda tem cabelos brancos e parte de uma orelha.
-
- 10:54
-
Incêndio em Castro Marim. Governo abre inquérito à morte de animais em abrigo ilegal
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou hoje a abertura de um inquérito administrativo à morte de mais de uma dezena de animais num abrigo ilegal em Vila Real de Santo António, na sequência do incêndio que deflagrou em Castro Marim.
-
- 10:54
-
Manuel Mendes: "É sempre uma emoção muito grande ver os atletas a superarem-se"
Manuel Mendes quer somar outro 'metal' à medalha de bronze conquistada nos Jogos do Rio2016. Desta vez para a dedicar ao filho de dois anos, de quem leva a chupeta para contornar as saudades. Em Tóquio, as principais dificuldades serão as condições climatéricas. Adversidades que o maratonista, campe
-
- 09:51
-
NBA: Sacramento Kings, de Neemias Queta, vencem Summer League
Os Sacramento Kings, do português Neemias Queta, venceram na terça-feira a Summer League da liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem os Boston Celtics, por 100-67.
-
- 08:42
-
Covid-19: Um mês após "dia da liberdade", Boris Johnson continua a aliviar medidas
Um mês depois do “dia da liberdade”, o Governo britânico mantém a mensagem de que a covid-19 é um “grave risco para a saúde”, mas continua a aliviar medidas para tentar estimular a economia.
-
- 08:14
-
Papa defende que vacinação é um "ato de amor" em campanha que inclui Brasil
O Papa Francisco defendeu hoje que vacinar-se contra a covid-19 é um "ato de amor" para proteger os mais frágeis, numa campanha para promover a vacinação, com representantes da Igreja Católica na América Latina, incluindo do Brasil.
-
- 07:59
-
Autárquicas. Debates na RTP em todas capitais de distrito e mais alguns concelhos — os mais populosos ficaram de fora
A RTP arranca no dia 23 com debates diários em 22 concelhos de norte a sul do país. Estão incluídas todas as capitais de distrito e ainda Almada, Amadora, Figueira da Foz e Odemira. De fora ficam Sintra e Vila Nova de Gaia, respetivamente o segundo e terceiro concelhos mais populosos do país (atrás
-
- 07:43
-
Tive sorte, não nasci no Afeganistão
Há anos que digo, tenho muita sorte, não nasci no Afeganistão. As conquistas das mulheres no mundo não são compráveis. Existem muitos países nos quais as mulheres são tratadas como seres de segunda.
-
- 06:26
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Ninguém resiste a um filme de animação
Mais uma quarta-feira, mais uma edição da newsletter que todas as semanas te traz as melhores sugestões de coisas para ver, ouvir ou simplesmente espreitar. Hoje vou falar-te de dois filmes que, ainda que sejam de animação, agradam a miúdos e a graúdos. Curioso? É espreitar já de seguida!
-
- 06:14
-
Covid-19: Estado australiano com máximo de casos em surto que alastrou à Nova Zelândia
O estado australiano de Nova Gales do Sul registou 633 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário desde o início de um surto, em meados de junho, que já chegou à Nova Zelândia.
-