O incêndio de Castro Marim, dois dias e vários hectares depois
Hoje mais de 100 concelhos do continente apresentaram um risco máximo de incêndio, um risco que vai manter-se elevado em algumas regiões, pelo menos, até sábado. No entanto, apesar do calor e vento, dois dias depois, foi dado como dominado o grande incêndio rural em Castro Marim, que destruiu uma área de com 6.700 hectares e que, para alguns moradores, reavivou a memória do fogo de 2004.
Porém, dominado não significa extinto, mas para já não é expectável que o fogo saia do perímetro de 43 quilómetros. As equipas no local passarão depois à consolidação da extinção e ao rescaldo.
O incêndio, que deflagrou na madrugada de segunda-feira, na freguesia de Odeleite, estendeu-se aos municípios vizinhos de Vila Real de Santo António e de Tavira, obrigando à retirada de cerca de 80 pessoas das suas habitações e a evacuar um canil, com quase 200 animais.
A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, considerou "bastante positivos" os resultados do combate ao incêndio, que poderia ter atingido os 20.000 hectares ardidos.
Entre as vítimas do incêndio ficam 14 animais que morreram carbonizados num “abrigo ilegal”, no concelho de Vila Real de Santo António. Até ao momento, não se conhecem os motivos pelos quais não foram resgatados. A denúncia foi feita pelo PAN, que está a preparar uma queixa ao Ministério Público.
"Mais um episódio com um desfecho trágico”, refere Inês Sousa Real, "pouco mais de um ano volvido desde a morte de cerca de 80 animais no incêndio de Santo Tirso".
Quanto ao combate às chamas, esse não ficou apenas nas mãos dos bombeiros. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, a povoação de Pisa Barro, onde os bombeiros não conseguiram chegar, lutou “com garra enorme”, foram “heróis que combateram o fogo, defendendo as suas casas”, desde os mais novos aos mais velhos.
Portugal contou ainda com a ajuda da União Europeia para a monitorização do incêndio, mais precisamente com ajuda do Programa de Observação da Terra - Copernicus, que faculta serviços de informação com base na observação por satélite e de sistemas de medição terrestres, aéreos e marítimos comunicados à Proteção Civil portuguesa.
Temperaturas altas, humidade baixa e vento forte têm feito com que os países do mediterrâneo estejam a ser muito afetados pelos incêndios. E são estes factores que alimentam dois novos fogos perto de Atenas, na Grécia, pelo segundo dia consecutivo. Oito aldeias a norte da capital foram evacuadas, enquanto a sul um outro fogo não dá tréguas aos bombeiros. Desde o final de julho, na Grécia, atingida por uma onda de calor no início de agosto, já arderam cerca de 103.000 hectares, destruindo campos agrícolas, habitações e provocando a morte a um bombeiro voluntário.
Em Espanha, os bombeiros combatem pelo quatro dia consecutivo um incêndio em Ávila, a 100 quilómetros de Madrid, onde mais de mil pessoas foram forçadas a abandonar as casas. Arderam já 15 mil hectares e o combate às chamas é feito por cerca de mil bombeiros, ajudados por moradores.
O sul de França também é uma das áreas recentemente afetadas. Durante a madrugada, ventos fortes impediram os bombeiros de dominar as chamas que deflagraram a 50 quilómetros de Saint Tropez. Alimentado por ventos fortes, o fogo consumiu cerca de cinco mil hectares de floresta, na manhã desta terça-feira, na Riviera Francesa. As autoridades evacuaram a área e seis mil pessoas foram obrigadas a deixar as casas ou alojamentos onde se encontravam de férias. Um parque de campismo ficou ainda completamente destruído.
Para trás, estes incêndios deixam um rasto de destruição nos hectares ardidos e o sofrimento das populações afetadas.
- 22:28
- O Bayern Munique conquistou hoje a nona supertaça da Alemanha de futebol da sua história, ao vencer o Borussia Dortmund por 3-1, num encontro em que o ponta de lança Robert Lewandowski 'bisou' pelos bávaros.
-
- 22:20
-
Marco Silva conduz Fulham à segunda vitória consecutiva no Championship
O Fulham, treinado pelo português Marco Silva, somou hoje a segunda vitória consecutiva no 'Championship', segundo escalão do futebol inglês, ao vencer no reduto do Millwall (2-1), no encontro da terceira jornada da prova que lidera.
-
- 21:36
-
Maria Martins conquistou medalha de prata na prova de eliminação sub-23 nos Europeus de ciclismo
A ciclista portuguesa Maria Martins conquistou hoje a medalha de prata na disciplina de eliminação sub-23 dos Europeus para os escalões jovens, apenas perdendo para a italiana Chiara Consonni, nova campeã.
-
- 21:00
-
Ronaldo quebra o silêncio: "Não posso permitir que continuem a brincar com o meu nome"
Cristiano Ronaldo deixou, esta terça-feira, uma mensagem nas redes sociais na qual visa o seu futuro profissional e os rumores de transferências.
-
- 20:40
-
Talibãs garantem a EUA que deixarão passar civis até ao aeroporto
Os Estados Unidos revelaram hoje ter recebido garantias dos talibãs de que estes permitirão a passagem segura até ao aeroporto de Cabul dos civis que queiram abandonar o Afeganistão, após a tomada da capital.
-
- 20:11
-
Salesforce+: a campanha de marketing mascarada de plataforma de streaming
O novo serviço da tecnológica americana de CRM vai ter conteúdo original. Não será o espaço para ver séries convencionais, mas poderá tornar-se num pilar importante da estratégia da empresa e criar uma comunidade de empresários em torno da mesma.
-
- 19:23
-
Covid-19: Estudo serológico "pioneiro" em lares vai antecipar medidas para próximo inverno
O estudo serológico para conhecer o nível de imunidade à covid-19 nos lares de idosos vai servir para identificar as medidas necessárias para o próximo inverno, disse a ministra Ana Mendes Godinho, que o definiu como pioneiro.
-
- 19:20
-
Talibãs ganharam a guerra e agora há que falar com eles, diz Borrell, chefe da diplomacia europeia
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, afirmou hoje, no final de uma videoconferência de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, que "os talibãs ganharam a guerra" no Afeganistão e agora há que "falar com eles".
-
- 18:04
-
Ghani Baradar, cofundador do movimento talibã regressa ao país
O 'mullah' Abdul Ghani Baradar, cofundador e número dois do grupo radical islâmico talibã, regressou hoje ao Afeganistão, deixando o Qatar, onde liderava o gabinete político da organização, dois dias depois de o movimento assumir o poder, anunciou um porta-voz.
-
- 17:40
-
Hospitais privados querem que ADSE divulgue “previsão de impacto” das novas tabelas de preços
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) defendeu hoje a divulgação pela ADSE da “previsão de impacto” das novas tabelas de preços aos privados, garantindo que “a história é muito diferente da que está a ser contada”.
-
- 16:21
-
OMS confirma novo caso suspeito de Ébola na Costa do Marfim. É o primeiro no país desde 1994
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que, para além do caso confirmado de infeção por Ébola na Costa do Marfim no sábado, foi identificado mais um caso suspeito e outros nove casos de contacto.
-
- 15:01
-
Vão acabar as sandes de chouriço, hambúrgueres e pizzas nos bares das escolas
Sandes de chouriço, croissants, empadas ou batatas fritas são alguns dos alimentos que passam a ser proibidos nos bares das escolas públicas, onde também deixará de haver hambúrgueres, cachorros-quentes e sumos com açúcar adicionado.
-
- 13:37
-
Agricultores afetados pelos incêndios já podem reportar prejuízos
Os agricultores afetados pelo incêndio nos concelhos de Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António já podem reportar os prejuízos causados, anunciou hoje o Ministério da Agricultura.
-
- 13:21
-
Estudo revela que 63% dos idosos têm anticorpos seis meses após vacinação
Um estudo hoje divulgado revela que 63% dos idosos com mais de 70 anos têm anticorpos contra o coronavírus que causa a covid-19 seis meses após a vacinação.
-
- 12:25
-
Pandemia já provocou 4,37 milhões de mortes em todo o mundo
A pandemia de covid-19 provocou a morte de pelo menos 4.370.427 pessoas em todo o mundo desde que foram detetados os primeiros casos na China, no final de 2019, segundo o balanço de hoje da agência francesa de notícias AFP.
-
- 11:40
-
"Era algo que precisava de fazer por mim". Naomi Osaka lembra atitude em Roland Garros
A tenista japonesa Naomi Osaka, número dois do ‘ranking’ mundial WTA e vencedora de quatro torneios do Grand Slam, chorou na segunda-feira na sua primeira conferência de imprensa desde maio, quando desistiu de Roland Garros.
-
- 11:07
-
Afeganistão. Imagem marcante mostra como 640 pessoas fugiram de Cabul num avião militar norte-americano
A imagem está ser amplamente partilhada nas redes sociais e revela aquilo que se estima serem 640 afegãos num avião norte-americano apinhado.
-
- 10:24
-
Custos com seguros de vida aumentam 22%. Riscos das vacinas estão cobertos
As seguradoras viram os custos com seguros de vida e as despesas de cuidados de saúde aumentar em junho. As indemnizações por incapacidade ou morte aumentaram 22% face ao mesmo mês do ano passado. Olhando para os contratos, as letras pequenas não excluem eventuais danos causados pela toma das vacina
-
- 09:35
-
Marcelo terá ficado constrangido durante almoço com Bolsonaro (que terá assumido o papel de "tiozão do churrasco")
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terá saído constrangido do almoço com o seu homólogo brasileiro. Segundo o jornal "O Globo", Jair Bolsonaro encarnou o papel de "tiozão do churrasco" e contou piadas de cunho sexual à mesa.
-
- 09:04
-
Governo já entregou leis sobre os concursos de professores no Constitucional
O governo continua a lutar no Constitucional contra decisões tomadas pelos deputados na Assembleia da República. Depois dos polémicos apoios sociais, agora são os concursos de professores a ser avaliados pelos juízes do palácio Ratton.
-
- 08:37
-
Afeganistão: Talibãs dizem querer mulheres no governo
Os responsáveis talibãs que instauraram o Emirado Islâmico depois da reconquista de Cabul anunciaram uma amnistia geral para os funcionários do Estado e urgiram as mulheres a fazerem parte do governo.
-
- 08:07
-
IVAucher alargado às lojas de discos e editores de livros
Faturas das lojas de discos e editoras de livros vão contar para o IVAucher, desde 1 de junho, uma alteração ao decreto-regulamentar que o Governo quer aprovar em 26 de agosto, revelou o Ministério das Finanças.
-
- 07:32
-
Morreu Maki Kaji, o "Padrinho" do Sudoku
Maki Kaji, o homem que popularizou o jogo Sudoku, dando-lhe o nome japonês por que ficou conhecido, nos anos 1980, morreu aos 69 anos, anunciou a sua editora, em comunicado.
-
- 07:05
-
Qualidade das praias diminuiu: 45 já tiveram restrições em 2021
As praias portuguesas registaram este ano um decréscimo de qualidade em relação a 2020, indica uma avaliação da associação ambientalista Zero, assinalando que 20 praias já estiveram interditas e 45 com banho desaconselhado ou proibido.
-