Quase 20 anos depois, pode regressar-se ao ponto de partida?
Depois de duas décadas desde a entrada das tropas ocidentais no Afeganistão, a ofensiva talibã recuperou o poder, depois de terem tomado o controlo de Cabul no domingo. Hoje foi o primeiro dia sob controlo dos radicais desde a invasão dos Estados Unidos, em 2001.
Após a queda da capital para os talibãs, milhares de pessoas correram para o aeroporto da capital afegã na esperança de conseguirem fugir do país, a maioria sem vistos, bilhetes de avião ou mesmo passaportes. E, com milhares de pessoas em fuga, o caos instalou-se no aeroporto, onde os voos comerciais foram cancelados e houve registo de pelo menos sete mortos.
De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, dos 16 civis portugueses que estavam no Afeganistão, 12 já saíram do país e quatro continuam em funções operacionais no aeroporto.
A retirada de diplomatas e cidadãos estrangeiros tem decorrido a um ritmo "frenético". De momento, apenas a Rússia não prevê evacuar a embaixada, por fazer parte dos países que receberam garantias dos talibãs quanto à segurança das representações diplomáticas, segundo explicou emissário do Kremlin ao Afeganistão. O embaixador Dmitri Zhirnov vai até reunir-se com um representante talibã esta terça-feira.
Por sua vez, o Presidente norte-americano, Joe Biden, falou hoje sobre a situação no Afeganistão, a partir da Casa Branca e, de forma assertiva, reiterou que mantém a decisão de retirada das tropas norte-americanas do país e que vai colocar um ponto final na “guerra mais longa” dos EUA. Deixou, porém, o alerta aos talibãs para não interferirem com o processo de evacuação, ameaçando com uma "força devastadora, se necessário".
O presidente norte-americano admitiu ainda que não esperavam que a situação se desenrolasse tão rapidamente, mas defendeu que "as tropas americanas não podem e não devem combater e morrer numa guerra que as forças afegãs não estão dispostas a combater por si próprias".
Também a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que a comunidade internacional se enganou por completo ao avaliar a situação no país e na previsão de como esta poderia evoluir após a saída das tropas internacionais. Segundo Merkel, a intervenção dos Estados Unidos e seus aliados durante quase 20 anos fez com que atualmente não se possa preparar naquele país um atentado terrorista como o de 11 de setembro de 2001, no entanto, os esforços internacionais para criar um Estado democrático e de direito “não foram conseguidos”.
Biden, porém, relembrou que “a missão no Afeganistão continua a ser a mesma que era há muitos anos, prevenir um ataque terrorista no nosso país” e que “nunca foi pensada para ser a construção de uma nação, nunca foi destinada a criar uma democracia central e unificada".
Por outro lado, Boris Johnson destacou “a necessidade de a comunidade internacional se reunir e adotar uma abordagem unificada sobre o Afeganistão, tanto sobre o reconhecimento de qualquer futuro governo, como para impedir uma crise humanitária”. Declarações que convergem com as do secretário-geral da ONU, António Guterres, na reunião de emergência do Conselho de Segurança, que apelou à união da comunidade internacional “para defender os direitos humanos no Afeganistão”. Guterres mostrou-se ainda preocupado "em particular, com relatos de crescentes violações dos direitos humanos contra mulheres e raparigas no Afeganistão".
O regresso ao poder dos talibã pode representar um retrocesso civilizacional e antecipam-se recuos nos direitos humanos, com maior perigo para as mulheres afegãs – vítimas de casamentos forçados e que de um dia para o outro voltam a ver a sua liberdade em risco – e crianças. Uma preocupação que também foi expressada pela maioria dos países no Conselho de Segurança - além do medo de uma eventual ascensão do terrorismo.
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM) apelou assim ao Governo para que conceda asilo político a todas as mulheres afegãs e filhos menores que queiram refugiar-se em Portugal, perante o agravamento da situação.
A PPDM alerta para uma nota da associação de defesa dos direitos das mulheres afegãs NEGAR, publicada na sua página oficial a 11 de agosto, e na qual se apela a uma atenção internacional a um “degradar” das condições no país desde o início da retirada das tropas americanas: “As mulheres afegãs estão mais uma vez em perigo, ameaçadas de perder os seus direitos, como nos anos de chumbo (1996-2001, [de domínio talibã no Afeganistão])”.
A nota, de data anterior à entrada na capital afegã, refere que nas zonas controladas pelos talibãs, à data, já existiam diretivas a proibir as mulheres de sair à rua sem ser na companhia de um homem da sua família e a ordenar às comunidades que fossem feitas listas de todas as raparigas com mais de 15 anos e mulheres viúvas menores de 45 anos para “recompensar os combatentes”, ou seja, para serem usadas em casamentos forçados com os talibã.
Tudo o que foi recuperado em anos pode agora desaparecer numa questão de dias e esta tomada de posse pode bem ser o regresso aos dias mais sombrios de um país em guerra há duas décadas.
- 21:20
- O Boavista venceu hoje o Paços de Ferreira 3-0, em jogo da segunda jornada da I Liga de futebol, resultado que permite aos 'axadrezados' engrossarem a lista de equipas com três pontos.
-
- 21:03
-
Incêndio em fábrica de paletes combatido por 65 bombeiros em Tomar
Um incêndio deflagrou hoje numa fábrica de paletes em Tomar, no distrito de Santarém, e está a ser combatido por 65 operacionais apoiados por 23 viaturas, adiantou à Lusa fonte da proteção civil.
-
- 20:46
-
Um aeroporto que espelha o país. As imagens do desespero dos que tentam abandonar o Afeganistão
Após a queda de Cabul para os talibãs no domingo, milhares de pessoas tentam fugir do país. O desespero já levou à invasão das pistas do aeroporto internacional da capital afegã. Sem vistos, bilhetes de avião comerciais ou mesmo passaportes. Apenas a esperança de conseguir um voo e abandonar o Afega
-
- 20:41
-
Afeganistão: Boris Johnson pretende reunião do G7 para unificar abordagens
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, apelou hoje à organização de uma reunião virtual dos dirigentes do G7 "nos próximos dias" para definir uma "abordagem unificada" sobre a situação no Afeganistão, onde os talibãs regressaram ao poder.
-
- 20:27
-
Portugal perde com Suécia e adia fase seguinte da qualificação para Mundial de basquetebol
Portugal perdeu hoje com a Suécia por 79-60, em jogo da quarta jornada do grupo C da segunda fase de pré-qualificação para o Mundial de basquetebol, adiando o apuramento para a fase seguinte.
-
- 19:55
-
Afeganistão: Autarquia de Lisboa disponível para receber refugiados afegãos
A Câmara de Lisboa manifestou hoje disponibilidade “logística e financeira” para receber refugiados afegãos, no âmbito da operação da União Europeia e da NATO para proteger cidadãos no Afeganistão.
-
- 19:52
-
Incêndios: Mais de 40 operacionais combatem fogo florestal na Madeira
Mais de 40 bombeiros de quatro corporações da Madeira estão a combater um incêndio florestal que deflagrou ao final da manhã na freguesia de Água de Pena, no concelho de Machico, informou o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC).
-
- 19:21
-
Risco de incêndio: Situação de alerta em 14 distritos mantém-se até quarta-feira
Catorze distritos do continente vão continuar em situação de alerta até ao fim do dia de quarta-feira, devido à continuação de condições meteorológicas que aumentam o risco de incêndios, determinou hoje o Governo.
-
- 18:24
-
Amnistia Internacional diz que situação no Afeganistão "devia ter sido evitada". E pode agravar-se
A secretária-geral da Amnistia Internacional, Agnès Callamard, classificou hoje a tomada de poder dos talibãs no Afeganistão como "uma tragédia que devia ter sido prevista e evitada" e que pode agravar-se "sem ação rápida e decisiva da comunidade internacional".
-
- 17:30
-
Covid-19: Autoagendamento vai ser exclusivo para menores dos 12 aos 17 anos entre quinta e sábado
O autoagendamento da vacinação contra a covid-19 para menores entre os 12 e os 17 anos vai reabrir entre esta quinta-feira e sábado, decorrendo em exclusivo durante este período, adiantou hoje a ‘task force’.
-
- 16:57
-
Guterres: "Estamos a receber informações assustadoras que dão conta de violações graves dos direitos humanos em todo o país”
O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou hoje à comunidade internacional para se unir para "remover a ameaça terrorista" no Afeganistão, após o regresso ao poder dos talibãs no país.
-
- 16:54
-
Afeganistão: Sete mortos no aeroporto de Cabul, alguns alegadamente caíram de avião que levantava voo
Pelo menos sete pessoas morreram hoje no aeroporto de Cabul quando tentavam fugir dos talibãs, incluindo várias que alegadamente caíram de um avião em voo, com testemunhas a admitirem troca de tiros entre norte-americanos e rebeldes.
-
- 16:37
-
Castro Marim: Prioridade dos bombeiros é tentar travar expansão do fogo a sul, onde existe mais população
O incêndio que deflagrou em Castro Marim já entrou nos concelhos de Tavira e Vila Real de Santo António e destrui edificado, sendo agora a prioridade travar a expansão a sul, onde existe mais população, disse o comandante das operações.
-
- 16:31
-
Covid-19: Vacinação no Queimódromo do Porto só reabrirá após inspeção
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que a decisão de reabertura do centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, só ocorrerá depois de conhecidas as conclusões das autoridades aos problemas de refrigeração da semana passada.
-
- 14:01
-
Covid-19: Portugal é o quinto país da União Europeia com mais novos casos diários
Portugal passou esta semana de sexto para quinto país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2, com uma média diária de 229 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o 'site' Our World in Data.
-
- 13:47
-
Covid-19: Governo diz que já foram vacinados 80% dos jovens de 16 e 17 anos
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, disse hoje terem sido vacinados, no passado fim de semana, 80% dos jovens de 16 e 17 anos, o que considerou uma “lição de maturidade” daqueles jovens.
-
- 13:43
-
FC Barcelona tem dívida "dramática" de 1,35 mil milhões de euros
O presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, apresentou hoje um quadro sombrio da situação financeira, revelando que a dívida do clube cresceu para 1,35 mil milhões de euros.
-
- 13:04
-
Anacom propõe tarifa social de Internet em banda larga de 6,15 euros mensais
A tarifa social de acesso à Internet em banda larga, a vigorar ainda este ano, deverá ser de 6,15 euros por mês, segundo a proposta da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), hoje divulgada.
-
- 12:58
-
Paralímpicos: Equipa do Afeganistão vai falhar Jogos "devido à situação muito grave que se vive no país"
O Afeganistão vai falhar a presença nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, que começam em 24 de agosto, devido à situação no país, anunciou hoje o Comité Paralímpico Internacional (IPC).
-
- 12:14
-
Tóquio2020: Jogos Paralímpicos (também) serão disputados à porta fechada
Os Jogos Paralímpicos Tóquio2020, que começam em 24 de agosto, serão realizados à porta fechada, à semelhança do que aconteceu com os Jogos Olímpicos, anunciaram hoje os organizadores.
-
- 12:06
-
António Lacerda Sales: "A melhor resposta que posso dar aos negacionistas é a ciência"
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse hoje, em Lousada, que a melhor resposta que tem para os negacionistas da vacina contra a covid-19 é a evidência científica.
-
- 11:54
-
Aumenta o número de crianças e jovens que recorrem a cuidados pedopsiquiátricos
Os episódios de urgência de pedopsiquiatria no Hospital de Santo António, no Porto, aumentaram 95% entre março e maio deste ano. No Dona Estefânia, em Lisboa, a lista de espera para uma consulta desta especialidade aumentou para dois meses, na primeira infância, e para entre quatro e cinco meses na
-
- 11:18
-
Tinha de pagar o "selo do carro" em julho e esqueceu-se? Tem até ao fim de agosto para o fazer
O Imposto Único de Circulação (IUC) referente às matrículas automóveis de julho pode ser pago até 31 de agosto, sem penalidades, esclarece a Autoridade Tributária e Aduaneira numa nota publicada no portal das Finanças.
-
- 09:14
-
Lojas de centros comerciais processam trabalhadores que pedem para folgar ao fim de semana para cuidar dos filhos
Conciliar a vida profissional com a familiar tem estado na origem das queixas de vários pais que não têm onde deixar os filhos aos fins de semana. Os patrões recusam dar folga ao sábado e domingo, numa questão que até nos tribunais está longe de ser consensual.
-