70%, ou ser bom aluno em tempos de pandemia
É preciso recuar quase 10 anos para recordar que as menções quanto a Portugal ser um “bom aluno” provocavam mais urticária do que orgulho. Foi nos tempos da crise quando, às imposições económicas trazidas pelo Memorando de Entendimento assinado com a Troika, o Governo de Pedro Passos Coelho respondeu com um plano orçamental ainda mais rigoroso — o resultado é que o seu executivo ficou conotado com um excesso de zelo que lhe custou a reeleição.
Desde então, a ideia do “bom aluno” português tem vindo a ser reabilitada junto à opinião pública — basta recordar a imagem de um Mário Centeno sorridente a ser equiparado ao “Cristiano Ronaldo do Ecofin” —, mas se há exemplo cristalino de um trabalho de casa bem feito, podemos apontar ao esforço de vacinação desde o início do ano.
Às dúvidas quanto à forma como as autoridades de saúde iam conseguir coordenar a vacinação da população portuguesa contra a Covid-19, a task-force da vacinação respondeu com ações. Sim, é preciso recordar que o processo começou aos tropeções — lembremo-nos das vacinas indevidas a quem “passou à frente” na fila — e que o primeiro coordenador, Francisco Ramos, saiu sem glória.
Mas isso foi aí, e agora é agora. Neste momento, Portugal apresenta-se como um dos países com os níveis de vacinação mais elevados a nível mundial, segundo o Our World in Data. O Governo esperava atingir 70% da população vacinada em inícios de setembro, mas hoje a ministra da Saúde teve razões para sorrir ao anunciar que essa meta já foi atingida.
Como tal, foi adiantado esta tarde que o executivo reunirá amanhã em Conselho de Ministros extraordinário para discutir se avança para a segunda fase do desconfinamento — a qual estava planeada apenas para setembro, quando o limiar dos 70% fosse atingido.
Em cima da mesa estarão várias alterações, desde o aumento da lotação em espetáculos ao alargamento do número de pessoas à mesa num restaurante — já o fim da utilização das máscaras ao ar livre, apesar de planeada pelo Governo, é uma prerrogativa da Assembleia da República, pelo que só poderá ser decidida no próximo mês.
É um feito a assinalar, mas é cedo para lançar os foguetes. Se nos recordarmos há uns meses, o objetivo da Comissão Europeia era ter todos os estados-membros a atingir esses 70% de vacinação completa, o limiar a partir do qual se assumia que tinha sido conseguida a imunidade de grupo.
A variante Delta, todavia, veio baralhar as coisas. Pela virulência com que ataca e se espalha, foi necessário reavaliar todo o processo — assume-se agora que é aos 85% que a tal imunidade de grupo possa ser atingida, tanto que Marta Temido afirmou hoje que será importante o país não desfocar-se dessa meta.
Mas será que essa imunidade é sequer atingível dadas as novas circunstâncias? Se o processo de vacinação em Portugal tem sido animador, as novas que chegam de além-fronteiras não. Na Universidade de Oxford apurou-se que pessoas vacinadas conseguem atingir níveis de infeção tão elevados como as não vacinadas à conta da Delta, apesar de terem sintomas bastante mais moderados. Estes dados, ainda que preliminares, podem significar que o vírus pode, em última análise, não desaparecer, ao contrário dos anticorpos, que, em alguns casos, decrescem ao longo do tempo.
É por isso que o tema de uma eventual terceira dose para manter a imunização tem ganho força. Da parte de Portugal, Marta Temido anunciou que Portugal apenas vai considerar administrar mais reforços consoante a orientação da Agência Europeia do Medicamento (EMA), estando a aguardar-se os resultados de alguns estudos a serem publicados no final deste mês.
A questão é espinhosa porque enquanto nos países desenvolvidos se discutem terceiras doses, no dito “Sul global” há países muito atrasados na vacinação — o continente africano, por exemplo, só vacinou cerca de 2% de pessoas. É por isso a Organização Mundial de Saúde (OMS) para África considerou hoje que a decisão dos países ricos de avançarem para a terceira dose da vacina, comprando novos lotes, "é ridicularizar o conceito de equidade das vacinas".
Desde o início da pandemia que tem sido claro que não há imunidade local enquanto não houver global — o vice-almirante Gouveia e Melo relembrou-o no fim de semana, de que a solidariedade deve imperar, não só como princípio, mas como fim para combater a pandemia.
- 22:47
- O canal público de televisão alemão Deutsche Welle denunciou hoje que os talibãs assassinaram, no Afeganistão, um familiar de um dos seus jornalistas e que outro foi gravemente ferido.
-
- 22:22
-
Clima: Governo de Espanha abre investigação a gestão de barragens no Douro e Tejo
O Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico abriu investigações às empresas que gerem barragens nas bacias hidrográficas do Douro, Tejo e Miño-Sil, para apurar os respetivos aproveitamentos hidroelétricos.
-
- 21:26
-
Liga Conferência Europa: Paços de Ferreira surpreende Tottenham e segue com vantagem na eliminatória
O Paços de Ferreira deu hoje um passo importante para marcar presença na fase de grupos da Liga Conferência Europa em futebol, ao vencer na receção aos ingleses do Tottenham por 1-0.
-
- 20:27
-
FC Porto contrata Wendell ao Bayer Leverkusen
O defesa-esquerdo brasileiro Wendell é o novo reforço do FC Porto, tendo assinado contrato até 2025, anunciou hoje o clube 'azul e branco'.
-
- 20:13
-
Marcelo condecora vice-almirante Gouveia e Melo pela sua carreira militar
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje o vice-almirante Gouveia e Melo, atual coordenador da 'task force' responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, pela sua carreira militar, foi hoje anunciado.
-
- 19:25
-
Espanha. Gijón proíbe touradas porque dois touros mortos em feira se chamavam “Feminista” e "Nigeriano”. Setor acusa autarquia de "totalitarismo ideológico"
Em causa está o facto de dois dos animais toureados na feira taurina de Begoña se chamarem “Feminista” e “Nigeriano”, o que motivou protestos de várias associações e levou a autarca de Gijón a anunciar que não vai renovar a licença de tauromaquia, terminando as corridas de touros na cidade. Setor ac
-
- 19:07
-
Incêndio no concelho de Odemira foi dado como dominado
O incêndio que deflagrou ao início da tarde de quarta-feira na zona de Sabóia, no concelho alentejano de Odemira, foi considerado dominado às 18:40 de hoje, revelou a Proteção Civil.
-
- 18:47
-
Coverflex oferece 1.000 euros por ano aos colaboradores para trabalharem de onde quiserem
Depois de integrar a lista de startups mais promissoras para a revista Wired, a startup portuguesa Coverflex vai oferecer apoio financeiro a colaboradores para diferentes opções de trabalho remoto.
-
- 18:37
-
Afeganistão: Jornalista de TV diz ter sido impedida de trabalhar por talibãs
Uma jornalista de televisão afegã denunciou ter sido proibida de trabalhar para o seu canal esta semana, após a tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão, e pediu ajuda num vídeo divulgado ‘online’.
-
- 17:56
-
Pais pedem mais tempo para comprar os livros escolares no âmbito do programa IVAucher
A possibilidade de incluir as despesas com livros escolares no programa IVAucher foi hoje saudada pelos pais, que lamentaram, no entanto, as condições para beneficiar da medida e pediram que o prazo para a aquisição dos manuais seja prolongado.
-
- 16:34
-
Ministra confirma que apenas foram preenchidas 291 das 459 vagas para médico de família
O concurso para a contratação de 459 especialistas em medicina geral e familiar deixou 168 vagas por preencher, confirmou hoje a ministra da Saúde, que reconheceu um “padrão diferente” na distribuição pelo território nacional.
-
- 16:22
-
Governo reúne sexta-feira em Conselho de Ministros extraordinário. Na agenda pode estar a antecipação das medidas de desconfinamento
O Governo reunirá esta sexta-feira em Conselho de Ministros extraordinário para avaliar a antecipação das medidas da 2.ª fase de desconfinamento, apesar de estarem previstas para setembro. Chegada aos 70% da população vacinada pode ditar adiantamento.
-
- 16:03
-
Estudo: Algumas capacidades mentais podem melhorar com o envelhecimento
Há capacidades mentais que podem melhorar com o envelhecimento e proteger o declínio do cérebro, de acordo com um estudo hoje divulgado e publicado na revista Nature Human Behaviour, que sugere essa possibilidade.
-
- 15:56
-
Mulheres bonitas que se queixam dos defeitos
Mulheres bonitas que vão para o Instagram queixar-se dos seus “defeitos”? Parem com isso. Ninguém quer saber das inseguranças de pessoas atraentes.
-
- 15:55
-
Ameaça de bomba no Capitólio: Suspeito entregou-se às autoridades
O homem que se encontrava numa carrinha preta parada em frente à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, e que afirmou ter uma bomba, já se entregou às autoridades, depois de horas de negociações.
-
- 15:02
-
Bloq.it distinguida como uma das 10 mais promissoras startups lisboetas por portal europeu
A nomeação é feita pelo portal europeu EU-Startups, que identifica a empresa que desenvolve cacifos inteligentes como uma das startups para manter debaixo de olho.
-
- 14:53
-
Máscaras na rua pelo menos até setembro. Só o parlamento pode mudar a lei, mas os deputados estão de férias
O gabinete da primeira-ministra em exercício (Mariana Vieira da Silva) confirmou hoje ao ‘Público’ que a decisão de terminar com a obrigatoriedade do uso de máscaras na via pública quando não seja possível manter o distanciamento só pode ser tomada pela Assembleia da República — mas os deputados só
-
- 14:16
-
Covid-19: Portugal com mais 12 mortes e 2.554 casos. R(t) sobe ligeiramente, mas internamentos continuam a baixar
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o boletim epidemiológico desta quinta-feira. Número de internamentos desce pelo terceiro dia consecutivo, incidência subiu ligeiramente e R(t) e aproxima-se de 1.
-
- 14:01
-
Tribunal reduz pena de mulher que abandonou bebé no lixo para um ano e 10 meses de prisão
O Supremo Tribunal de Justiça reduziu de nove anos para um ano e 10 meses de prisão a pena da mulher que abandonou, em 2019, o filho recém-nascido num caixote do lixo em Lisboa, confirmou à Lusa a advogada.
-
- 13:02
-
Falar de terceira dose "é ridicularizar a equidade das vacinas". OMS África critica os países que estão a avançar para nova dose
A Organização Mundial de Saúde (OMS) para África considerou hoje que a decisão dos países ricos de avançarem para a terceira dose da vacina, comprando novos lotes, "é ridicularizar o conceito de equidade das vacinas".
-
- 12:58
-
Talibãs assinalam derrota dos Estados Unidos no dia da independência do Afeganistão
Os talibãs celebraram hoje o dia da independência do Afeganistão após o domínio britânico com uma declaração de vitória contra os Estados Unidos, que consideraram como "outro arrogante do poder no mundo".
-
- 12:22
-
Mais de 430.000 hectares já arderam na União Europeia. É o dobro do habitual nesta altura
Mais de 430.000 hectares de área florestal arderam já na União Europeia (UE) este verão, o dobro do habitual até esta altura, disse hoje a Comissão Europeia à Lusa, admitindo que os incêndios têm vindo a “piorar constantemente”.
-
- 12:04
-
No fim do prazo para Governo responder, Bruxelas diz que investigação à TAP está "em curso"
A investigação da Comissão Europeia sobre o plano de reestruturação da TAP, aberta há um mês, está "em curso" e sem um calendário previsto de conclusão, informou hoje fonte da instituição, quando termina o prazo para Portugal responder às questões levantadas por Bruxelas.
-
- 06:19
-
Estados Unidos retiraram um total de 6.000 pessoas do Afeganistão
Os Estados Unidos retiraram um total de 6.000 pessoas do Afeganistão, um número inferior ao previsto pelo Pentágono, com as autoridades norte-americanas a quererem aumentar o ritmo, disse na quarta-feira um alto funcionário da Casa Branca.
-