A liberdade, um pouco mais perto
No espaço de dois dias, Portugal ficou mais próximo da tão almejada “liberdade” que António Costa apontou como meta para o outono. Apesar de se saber que o elevado ritmo de vacinação antecipava bons resultados, a sucessão de acontecimentos roçou o vertiginoso.
Se na manhã de ontem se anunciava que o país já tinha 70% da população vacinada, à tarde adiantou-se que o Governo se ia reunir num Conselho de Ministros extraordinário, possivelmente tendo em vista antecipar a segunda fase do desconfinamento, originalmente pensada para setembro (altura para a qual se previa a acima mencionada percentagem de vacinação)
Assim foi. Fazendo as vezes de Costa (de férias), a “primeira-ministra” Mariana Vieira da Silva anunciou que, sim, Portugal vai desconfinar um pouco mais a partir de dia 23 — e passar do estado de calamidade para o de contingência.
Apesar da evolução dos casos se manter mais ou menos estanque nas últimas semanas — e com níveis algo elevados mas em planalto, com uma incidência de 316,6 casos por 100 mil habitantes a 14 dias e um índice de transmissibilidade (Rt) de 0,98 —, o estipulado para determinar os próximos passos é mesmo a vacinação.
O que muda na próxima segunda-feira? Isto:
- Restaurantes, cafés e pastelarias passam ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas;
- Espetáculos culturais passam a ter lotação de 75%;
- Casamentos, batizados e outras festividades semelhantes têm lotação de 75%;
- Os transportes públicos deixam de ter limitação da sua lotação — medida também inclui táxis e TVDE;
- Lotação máxima dos estabelecimentos comerciais vai aumentar das atuais cinco pessoas por 100 metros quadrados para oito pessoas por 100 metros quadrados.
[O fim das máscaras na via pública, como já foi ontem antecipado, fica “na gaveta” até que o Parlamento se volte a reunir em setembro para decidir se põe término a esta medida ou não — e é só a partir desse mês que os serviços públicos (como as lojas de cidadão) passam a funcionar sem marcação prévia]
Segue-se agora a terceira e derradeira fase, a dos 85%. Vieira da Silva, não querendo fazer previsões de que se possa arrepender, disse apenas que, se atingimos os 70% precocemente, é expectável que essa meta seguinte também seja atingida mais cedo.
Para se chegar a tal patamar, amanhã é dado mais um passo decisivo, ainda que polémico — tem início a vacinação das crianças entre os 12 e os 15 anos no continente, visto que na Madeira e nos Açores já começou.
De acordo com a task-force da vacinação, para este fim de semana — reservado exclusivamente para estas idades — foram realizados cerca de 110 mil agendamentos. Ao todo, isso significa que deverão ser vacinados um quarto do total de jovens nesta faixa etária (cerca de 400 mil) — um número que fica aquém do esperado, mas que tem sido encarado pelos responsáveis como normal, dado o período de férias. No entanto, o número de vacinados até pode ser maior, já que a modalidade “Casa Aberta” vai estar também disponível a quem não fez marcação.
O plano é concluir o processo de vacinação dos jovens até ao dia 19 de setembro, perto do início do ano letivo. Quanto ao regresso às aulas, ainda não vai ser desta que os estudantes portugueses terão um ano normal.
Hoje, na conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva disse que os ministérios da Educação e da Saúde "estão a trabalhar" nas normas que as escolas devem adotar no próximo ano letivo relativamente à pandemia, devendo ser as mesmas com "adaptações residuais".
Assim, deveremos chegar a setembro com um otimismo cauteloso: as coisas estão melhores que no ano passado, mas ainda não dá para respirar de alívio.
- 21:22
- A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg disse hoje que espera comparecer na grande conferência internacional sobre o clima, COP26, quatro meses depois de ter ameaçado não ir devido ao acesso desigual às vacinas contra a covid-19.
-
- 20:13
-
Depois de 67 dias no mar, submarino Tridente regressa a Portugal
Depois de 67 dias no mar, o submarino 'Tridente' regressou hoje a Portugal, com o ministro da Defesa a saudar a guarnição, composta por 33 militares, por ter reforçado a "parceria estratégica entre a NATO e a UE".
-
- 19:08
-
Afeganistão: Biden diz que foram feitos "avanços significativos" em repatriar americanos e promete "resposta rápida" caso haja ataques dos talibãs
O Presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou hoje que mantém o seu esforço de repatriar os cidadãos norte-americanos que ainda se encontram no Afeganistão, depois do país ser tomado pelos talibãs. Falando numa das "mais difíceis pontes aéreas" da história, o chefe de estado norte-americano assegurou qu
-
- 18:36
-
BE vai fazer queixa à CNE devido a debate na TVI entre Medina e Moedas para as Autárquicas
Beatriz Gomes Dias, candidata do Bloco de Esquerda por Lisboa, anunciou que o partido vai apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições devido ao caráter exclusivo do debate entre Fernando Medina e Carlos Moedas anunciado pela TVI. João Ferreira, a concorrer pela CDU, também já reagiu.
-
- 18:16
-
Covid-19: Vacinação de jovens entre 12 e 15 anos em Lisboa será no centro de Templo Hindu, mas apenas no domingo
A vacinação contra a covid-19 dos jovens entre os 12 e os 15 anos, em Lisboa, vai ser concentrada no centro instalado no Templo Radha Krishna e não na Cidade Universitária, mas apenas no domingo, esclareceu hoje a ‘task-force’.
-
- 18:14
-
Advogado da família de homem atropelado por carro do MAI quer segredo de justiça levantado
O advogado da família do trabalhador que morreu atropelado na Autoestrada 6 (A6) pelo carro que transportava o ministro da Administração Interna, em Évora, admitiu hoje pedir o levantamento do segredo de justiça do inquérito-crime.
-
- 17:59
-
Covid-19: Açores vai preparar processo para vacinar mais vulneráveis com terceira dose
O Governo dos Açores vai começar a preparar o processo de vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os mais vulneráveis e começou já a vacinar os jovens entre os 12 e os 15 anos.
-
- 17:31
-
"The White Lotus". Privilégio com o pôr do sol atrás
O que é que pode correr mal num hotel de luxo no meio do Hawai, frequentado pela classe alta americana? No episódio desta semana do podcast Acho Que Vais Gostar Disto falámos da série da HBO "The White Lotus", que utiliza esta premissa para fazer uma reflexão muito comtemporânea à riqueza e ao privi
-
- 17:12
-
Será Tomar a Jerusalém do Ocidente? A comparação não é (só) coincidência
Alguns dizem que tem uma ligação com a Terra Santa, outros acreditam que está aqui escondido o mítico tesouro de Cristo, e há ainda quem fale em seres sobrenaturais que guardam a cidade. Pegámos na mochila e viemos descobrir com os nossos próprios olhos. Estamos em Tomar e ouvimos dizer que há segre
-
- 17:11
-
NATO considera que o maior desafio no Afeganistão é assegurar chegada ao aeroporto dos que querem partir
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, admitiu hoje que o principal desafio da operação de retirada em curso de cidadãos estrangeiros e afegãos de Cabul é "assegurar que as pessoas podem chegar e aceder ao aeroporto".
-
- 16:39
-
Do atletismo ao voleibol: As 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos
Resumo das 22 modalidades que integram o programa dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, que decorrem entre terça-feira e 5 de setembro. Portugal irá estar representado por 33 atletas em oito modalidades: atletismo, badminton, boccia, canoagem, ciclismo, equestre, judo e natação.
-
- 15:39
-
Transportes públicos sem limites de passageiros, restaurantes e eventos com mais lotação. O que muda a partir de 23 de agosto no desconfinamento
O Governo reuniu esta sexta-feira em Conselho de Ministros extraordinário para avaliar e anunciar a segunda fase de desconfinamento, por se ter atingido os 70% da população vacinada contra a covid-19 no dia 18 de agosto. As medidas entram em vigor a partir da próxima segunda-feira.
-
- 15:07
-
Os taliban, de derrota em derrota até à vitória final
Nasceram para suprir a necessidade de ordem num país sem eira nem beira, os taliban criaram uma mística que aguentou anos de desaires sem nunca esmorecer, até chegarem à vitória final.
-
- 14:27
-
Linhas vermelhas: Centro, Alentejo e Algarve com R(t) superior a 1, com uma tendência “constante a crescente”
O índice de transmissibilidade nas regiões do Centro, Alentejo e Algarve é ligeiramente superior a 1. A nível nacional e também nas regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo o R(t) é menor que 1 quando uma “tendência estável a decrescente”, revela hoje o relatório de monitorização das 'linhas vermelhas'
-
- 14:27
-
Portugal com mais 9 mortos e 2.507 casos. R(t) continua abaixo de 1 e incidência cai
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o boletim epidemiológico das últimas 24 horas. Verifica-se uma redução nos internamentos em enfermaria e um aumento nos cuidados intensivos. Incidência desce ligeiramente e R(t) mantém-se abaixo de 1.
-
- 13:46
-
Covid-19: Tratamento da AstraZeneca com eficácia de 77% na prevenção da doença
A farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou hoje que o tratamento experimental que está a desenvolver para a prevenção da covid-19 reduz em 77% o risco de desenvolver uma forma sintomática da doença em pacientes frágeis.
-
- 13:10
-
"Merece o total repúdio". Com os casos a aumentar, o presidente da câmara do Porto Santo diz que a atitude de alguns jovens de férias na ilha é “inqualificável”
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo considera que a atitude de alguns jovens de férias na ilha, relativamente às regras de prevenção da pandemia, é “inqualificável” e contribuiu para um aumento de casos de covid-19 naquele território.
-
- 12:57
-
Documento confidencial da ONU admite que os talibãs estão a perseguir afegãos que colaboraram com estrangeiros
Um documento confidencial das Nações Unidas indica que os talibãs intensificaram a perseguição contra os afegãos que trabalharam com as forças estrangeiras demonstrando preocupação sobre o Emirado Islâmico.
-
- 12:30
-
Covid-19. Este verão já houve mais de 27 mil ações de sensibilização nas praias. Mas só 90 multas por incumprimento das medidas
A autoridade marítima realizou mais de 27 mil ações de sensibilização nas praias portuguesas nos últimos três meses, aplicando perto de 90 autos de notícias por incumprimento das regras relativas às zonas balneares estabelecidas pelo Governo em contexto de pandemia.
-
- 10:12
-
Um atleta surdo pode participar? E o que significam as classes T46 ou BC4? Um guia para acompanhar os Jogos Paralímpicos de Tóquio
Dúvidas sobre as modalidades e as classes das provas paralímpicas? Sabia que Portugal lidera o medalheiro do boccia? E que um atleta paralímpico receberá, caso ganhe uma medalha, o mesmo que um atleta olímpico? Respondemos a tudo. Um guia para acompanhar os Jogos Paralímpicos de Verão, que acontecem
-
- 09:49
-
Covid-19: Um quarto dos jovens entre os 12 e 15 anos vão ser vacinados no fim-de-semana
Cerca de um quarto dos jovens entre os 12 e 15 anos vão ser vacinados contra a covid-19 durante o fim de semana, o primeiro de dois dedicados a esta faixa etária.
-
- 09:01
-
Djibrilo Iafa: "Haverá várias dificuldades em Tóquio. Fácil não vai ser, mas estou mais focado naquilo que sou capaz de fazer"
No Rio2016 torceu por Miguel Vieira, seu colega de treino e que lá se estreou nos Jogos. Agora será a sua vez, e o apoio vem de vários lados. Djibrilo Iafa, 29 anos, confessa que o adiamento foi um momento de ansiedade, pois sentia-se "no topo" das suas capacidades. Para a qualificação, o judoca, qu
-
- 06:26
-
António Costa admite baixa de IRS e aumento "significativo" do abono de família
O primeiro-ministro António Costa admite rever os escalões de IRS, de forma a subir o rendimento da classe média, e pretende um aumento “significativo” do abono de família no próximo Orçamento de Estado para 2022.
-
- 01:21
-
Covid-19: Israel vai dar terceira dose da vacina a maiores de 40 anos
Israel decidiu baixar para os 40 anos a idade mínima para a toma da terceira dose da vacina contra a Covid-19, a fim de combater o aumento das infeções ligadas à variante delta, anunciou o ministro da Saúde.
-