A caução mais alta de sempre
Foram conhecidas esta tarde as medidas de coação de Manuel Pinho e da mulher, Alexandra Pinho, no caso EDP.
Manuel Pinho ficará em prisão domiciliária até pagar uma caução de seis milhões de euros – é a mais alta de sempre na justiça portuguesa, mais um milhão do que os cinco exigidos no último verão ao empresário Joe Berardo no caso Caixa Geral de Depósitos. O ex-governante está ainda obrigado a entregar o passaporte e proibido de contactar os outros arguidos do processo, com exceção da mulher. Até que lhe seja colocada a pulseira eletrónica, ficará sob a vigilância da PSP.
Quanto a Alexandra Pinho, foi determinada uma caução no valor de um milhão de euros, além da apreensão do passaporte e a obrigação de apresentações quinzenais numa esquadra da PSP.
Ainda assim, para evitar a obrigação de permanecer na habitação, o ex-governante poderia pagar a caução de seis milhões de euros no prazo de 30 dias. No entanto, o seu advogado, Ricardo Sá Fernandes, à saída do Campus da Justiça, referiu que as cauções em questão não serão pagas, já que o casal não terá dinheiro para as mesmas, que perfazem um total de sete milhões.
“Como não tem esses seis milhões, vai ficar em prisão domiciliária enquanto esta medida se mantiver”, afirmou, acrescentando: “Esta questão está posta de lado. Não tem possibilidade de pagar”.
De relembrar que na promoção das medidas de coação feita esta manhã pelo Ministério Público, os procuradores pediram prisão preventiva ou caução para Manuel Pinho e a apreensão do passaporte de Alexandra Pinho.
A defesa vai recorrer da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa da medida de coação imposta a Manuel Pinho pelo juiz Carlos Alexandre porque "não há perigo de fuga", alegando que, ao contrário do que tem sido divulgado publicamente, o antigo ministro e arguido tem investido em Portugal, sendo prova disso as obras de melhoramento da casa onde "vai passar a residir".
"Vamos reagir com toda a energia, força e convicção porque esta decisão não tem fundamento e é um abuso contra estas pessoas", disse Ricardo Sá Fernandes, insistindo que o Ministério Público não foi capaz de justificar o perigo de fuga, "refugiando-se em coisas genéricas" como dissipação do património, morada de família no estrangeiro e filhos no estrangeiro.
“Erraram profundamente. Digam-me com convicção que havia algum perigo de fuga. Não há nada, há apenas a vontade de prender estas pessoas em nome de uma ideia populista da justiça, a ideia de uma atuação ao sabor do vento”, afirmou.
O advogado disse ter ficado "surpreendido" com a iniciativa do Ministério Público, admitindo que os procuradores o fizeram porque tiveram uma "janela de oportunidade" com a mudança de juiz de instrução criminal, ficando à frente do processo um "juiz que tem uma posição muito próxima do MP".
Isto porque o processo estava com o juiz Ivo Rosa, que desde o início do mês ficou em exclusividade com outros dois inquéritos – um dos quais o do Grupo Espírito Santo. Carlos Alexandre assegura agora todas as outras instruções que saíram da sua alçada, incluindo a do caso EDP.
Manuel Pinho foi detido depois de Carlos Alexandre ter assumido o processo, juiz que está ligado a vários casos de grande visibilidade e impacto em Portugal - da operação Face Oculta aos processos de Tancos e Hell's Angels.
Foi também ele que, em 2014, aplicou a maior caução de sempre, até então, a um arguido do caso BPN, o empresário Ricardo Oliveira, um dos maiores devedores do Banco. Em 2021, voltou a aplicar a mesma caução, mas desta vez a Joe Berardo no caso Caixa Geral de Depósitos, justificada por considerar “existir perigo de fuga/subtracção à acção da justiça”. Foi, porém, em 2014 que o "super juiz" decretou a prisão preventiva de José Sócrates - o primeiro ex-chefe do governo a ser detido no país, dando inicio a um processo judicial que, mesmo hoje, está longe do fim. Foi também Carlos Alexandre que aplicou as medidas de coação a Ricardo Salgado, no Caso Monte Branco e mais tarde no caso BES. Também definiu as medidas de coação aplicadas a Luís Filipe Vieira.
Carlos Alexandre foi também o responsável pela suspensão de funções António Mexia e Manso Neto da EDP, tendo determinado o pagamento de uma caução de um milhão de euros a cada, além de terem sido proibidos de sair do país. Os arguidos tentaram ainda anular o despacho através do Tribunal da Relação, mas sem sucesso.
Quanto ao processo da EDP, é de 2012, mas só se tornou público em 2017, altura em que Manuel Pinho foi constituído arguido por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais, num processo relacionado com dinheiros provenientes do Grupo Espírito Santo.
O caso está relacionado com os Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC) no qual António Mexia e Manso Neto são suspeitos de corrupção e participação económica em negócio para a manutenção do contrato das rendas excessivas, no qual, segundo o Ministério Público, terão corrompido o ex-ministro da Economia Manuel Pinho e o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade.
- 21:48
- O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, encabeça a lista de candidatos a deputados pelo partido nas eleições legislativas de 30 de janeiro e o ex-líder José Ribeiro e Castro será "número dois".
-
- 21:46
-
"Libertem o meu país da corrupção". O pedido de Maria José Morgado, premiada pelo combate anticorrupção
De punho erguido e com um “Libertem o meu país da corrupção”, a magistrada Maria José Morgado recebeu hoje o primeiro de dois prémios anticorrupção que conquistou, numa cerimónia que distinguiu também a ex-Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal.
-
- 21:16
-
Câmara de Lisboa reforça testagem de rua com abertura de mais três postos
A Câmara de Lisboa vai reforçar a capacidade de testagem à covid-19, a partir desta quinta-feira e até 31 de dezembro, inclusive com mais três postos de rua, para responder à época festiva, disse fonte oficial do município.
-
- 18:00
-
Defesa de Rendeiro apresenta queixa contra funcionário que quis "vender" liberdade
A equipa de defesa de João Rendeiro disse hoje ter apresentado queixa contra um funcionário judicial que a troco de dinheiro lhe garantia a aprovação da liberdade sob caução do ex-banqueiro por parte do magistrado que dirige o caso.
-
- 17:50
-
Presidente da República deverá ter alta do hospital "dentro de 24 horas"
Marcelo Rebelo de Sousa foi hoje operado no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.
-
- 17:08
-
Covid-19: Reino Unido regista o maior número de casos desde o início da pandemia
O Reino Unido registou 78.610 novos casos de covid-19 e 165 mortes nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia, de acordo com os dados mais recentes do Governo britânico.
-
- 16:25
-
“Tudo será feito” para cumprir prazo de extradição de João Rendeiro, garante Sindicato dos Magistrados do Ministério Público
O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) mostrou-se hoje convicto de que “tudo será feito” para cumprir o prazo para o pedido formal de extradição do ex-banqueiro João Rendeiro junto das autoridades da África do Sul.
-
- 16:23
-
Covid-19: Autoagendamento da vacina para crianças de nove anos já está disponível
Já se encontra disponível o autoagendamento para administração da vacina contra a covid-19 para crianças a partir dos nove anos.
-
- 15:50
-
Derek Chauvin declara-se culpado das acusações de violação de direitos civis no assassinato de George Floyd
Chauvin foi condenado pelo homicídio de George Floyd, homem que deteve com recurso a uso excessivo de força, o que acabaria por levar à morte do afro-americano, e cumpre, desde junho, uma sentença de prisão de 22 anos e meio.
-
- 15:47
-
Empresário desportivo César Boaventura detido. Polícia Judiciária faz buscas no Benfica e no Sporting
De acordo com a SIC Notícias, há três detidos na sequência da Operação Malapata, entre eles o empresário César Boaventura. A SIC avançou ainda que a Polícia Judiciária está a realizar buscas nas instalações do Benfica e do Sporting.
-
- 15:43
-
Covid-19. Bruxelas adverte que "próximos meses serão difíceis" com vaga de Ómicron
A comissária europeia da Saúde advertiu hoje que "os próximos meses serão difíceis" ao nível da pandemia da covid-19, pois "é provável que a [nova variante] Ómicron venha numa grande vaga", e reiterou o apelo à vacinação.
-
- 15:13
-
Lewis Hamilton é agora Sir Lewis Hamilton. Piloto de F1 foi ordenado cavaleiro pelo príncipe Carlos
O piloto britânico Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, foi hoje ordenado cavaleiro pelo príncipe Carlos, como forma de reconhecimento pela carreia desportiva.
-
- 15:08
-
Festas do Povo de Campo Maior classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO
As Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, foram hoje classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
-
- 14:42
-
Covid-19: ECDC diz que Ómicron tem risco muito elevado e exige medidas “fortes e urgentes”
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) considerou hoje que a nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 representa um risco “muito elevado” e exige medidas “urgentes e fortes”, de modo a proteger os sistemas de saúde.
-
- 14:34
-
Legislativas: RTP, SIC e TVI acordam realizar 36 debates
A RTP, a SIC e a TVI acordaram realizar 36 debates entre candidatos às eleições legislativas de partidos ou coligações que elegeram deputados em 2019, disse hoje à Lusa António José Teixeira, diretor de informação da RTP.
-
- 14:20
-
Pedido de liberdade sob caução de Rendeiro decidido na sexta-feira
O magistrado sul-africano Rajesh Parshotam vai anunciar na sexta-feira às 09:00 (menos duas horas em Lisboa) a sua decisão sobre o pedido de liberdade sob caução do ex-banqueiro João Rendeiro, foi hoje anunciado.
-
- 14:17
-
Professores querem prioridade no reforço da vacinação e reuniões 'online'
Sindicatos de professores defenderam hoje a integração destes profissionais nos grupos prioritários para a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e pediram que as reuniões de avaliação do Natal sejam 'online' evitando "riscos desnecessários".
-
- 12:25
-
Covid-19: Mais de cinco mil testes e 42 casos positivos nos postos noturnos de Lisboa
Os quatro centros de testagem à covid-19 localizados junto às zonas de diversão noturna lisboeta, da responsabilidade da Câmara de Lisboa, realizaram um total de 5.708 testes em sete dias, tendo sido detetado 42 casos positivos.
-
- 12:20
-
Covid-19: Países da União Europeia começam a vacinar crianças entre os 5 e os 11 anos
Vários países da União Europeia, como a Espanha, Itália, Grécia e Hungria, começam hoje a vacinar crianças dos cinco aos 11 anos contra a covid-19 com a primeira dose da vacina pediátrica criada pela farmacêutica Pfizer-BioNTech.
-
- 11:29
-
De lágrimas nos olhos, futebolista Sergio Agüero diz adeus aos relvados devido a problema cardíaco
O anúncio foi feito numa conferência de imprensa em Camp Nou, estádio do FC Barcelona. O argentino tinha assinado com os catalães esta época mas vai deixar de jogar futebol profissional devido a uma arritmia cardíaca. Aos 33 anos, termina uma carreira de 18 temporadas em que marcou mais de 400 golos
-
- 10:03
-
Covid-19: Von der Leyen diz que Ómicron deverá ser variante dominante na UE em janeiro
A presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que a Ómicron deverá ser a variante da covid-19 dominante na Europa já em meados de janeiro, mas sublinhou que a União Europeia está agora mais bem preparada para combater a pandemia.
-
- 09:54
-
Covid-19: Casos da variante Delta estão a cair e Ómicron já tem transmissão comunitária
A Organização Mundial da Saúde alertou hoje que a percentagem de casos globais da variante Delta do coronavírus está a cair pela primeira vez desde abril, enquanto a Ómicron continua a crescer e já está presente em surtos de transmissão comunitária.
-
- 09:23
-
Histórico. Stephen Curry é oficialmente o rei dos triplos da NBA
Stephen Curry, base dos Golden State Warriors, bateu na terça-feira o recorde de ‘triplos’ marcados na época regular da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao chegar aos 2.974 em pleno Madison Square Garden, em Nova Iorque.
-