O incerto futuro de Portugal
Recuemos a 28 de junho deste ano. Nesse dia saiu a primeira bateria de resultados preliminares dos Censos 2021, feitos pelo Instituto Nacional de Estatística. Na altura, escrevi que Portugal foi colocado à lupa e os resultados não foram animadores.
Recorde-se que, nessa primeira série de dados, foi apontado, entre outros aspetos, o seguinte:
- Portugal perdeu 2% da sua população em 10 anos, sendo a primeira vez desde os anos 70 que o país viu os seus habitantes decrescer entre censos;
- A emigração conseguiu bater o recorde absoluto estabelecido em 1966;
- Mais de 50% da população se concentra em apenas 31 municípios do país.
Inverno demográfico, êxodo e desertificação, foi o que se concluiu dessa primeira levada. Hoje saiu a segunda. O que nos diz? Que a situação é ainda pior.
Afinal, com o mais recente apuramento dos resultados, Portugal perdeu 2,1% da população: tem hoje 10.344.802 habitantes, menos 217.376 que em 2011, devendo-se isso a um saldo natural [a diferença entre nascimentos e mortes] negativo de 250.066 pessoas.
Uma das maiores causas para tal perda é evidente. Portugal está mais envelhecido que nunca. O número de pessoas com 65 anos ou mais de idade aumentou 20,6% desde 2011, com 2.424.122 indivíduos nesta faixa etária, o que representa 23,4% da população portuguesa.
Ao invés, as gerações mais jovens são as que mais minguaram na última década. Há apenas 1.331.396 pessoas abaixo dos 15 anos, significando uma quebra de 12,9% desde 2011. O grupo dominante, contudo, continua a ser o dos 25 e aos 64 anos, com 5.500.951 pessoas, representando 53,2% do total da população. No entanto, também este grupo se reduziu em 5,1%.
Temos, portanto, quase um quarto do país na condição de idoso e cada vez menos jovens, o que significa um “duplo envelhecimento da população" como assinalou o INE. Para que se tenha consciência da progressão que Portugal tem tomado, há hoje 182 idosos por cada 100 jovens, sendo que em 2011 havia 128 jovens por 100 idosos.
Além de tudo isto, nem o fluxo de imigrantes ajudou a combater o envelhecimento, já que os residentes de nacionalidade estrangeira representam agora 5,4% do total da população, aumentando em 40,6% comparativamente a 2011.
Nem tudo, porém, são más notícias. Portugal é hoje mais escolarizado do que há uma década e, atualmente, 38,7% da população tem, pelo menos, o ensino secundário completo — há 10 anos eram apenas 23,6%. Além disso, subiu também o número de pessoas com curso superior, em que passou de 11,8% em 2011 para 17,4% em 2021.
Estes são apenas alguns dos dados hoje revelados: Portugal está mais instruído, mas também mais velho.
Não é preciso ter estado particularmente atento durante o último ano e meio para ver os reflexos que tal condição teve no país. Além da óbvia pressão sobre a Segurança Social, o aumento da população idosa teve o condão de hoje termos mais pessoas vulneráveis do que nunca, especialmente em contexto pandémico.
A este propósito, admitindo que a Covid-19 vá continuar a grassar, surgiram hoje os primeiros sinais políticos de uma potencial quarta dose da vacina. António Costa admitiu hoje que o Governo está a comprar “uma vacina adaptada já à Ómicron, que só estará disponível depois da primavera", em quantidades suficientes caso seja necessária. “Infelizmente, é de prever que virá a acontecer”, adiantou o primeiro-ministro. Também o Secretário de Estado da Saúde disse esta quinta-feira que é preciso "planear o futuro" quanto à quarta dose.
No atual contexto, é admissível que o Governo e restantes partidos estejam mais concentrados em debelar a pandemia do que a pensar como contrariar o lento definhamento demográfico do país. No entanto, temos eleições à porta, período fértil para promessas de mundos e fundos. Não sabemos quem se vai comprometer a olhar para este tema, mas, a bem da nossa saúde e do nosso futuro, é bom que cumpra.
- 19:39
- A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avisa que se aproxima um período difícil e apela à vacinação contra a covid-19, à responsabilidade nos comportamentos e ao uso dos autotestes.
-
- 19:29
-
Covid-19: Autoagendamento para vacinação aberto para pessoas com mais de 60 anos
A marcação da vacinação contra a covid-19 está disponível, a partir de hoje, para pessoas com 60 ou mais anos no portal do agendamento `online´ disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 18:50
-
Covid-19: Uso de máscara obrigatório em locais públicos na Madeira até 1 de março
O Conselho do Governo da Madeira aprovou hoje a regulamentação e adaptação à região da lei que estabelece a obrigação do uso da máscara para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas, até 01 de março.
-
- 18:23
-
Sete militares da GNR estão a ser investigados por torturar imigrantes em Odemira
A CNN Portugal e TVI divulgaram uma investigação da PJ que revela situações de agressão e humilhação por parte de militares da GNR a emigrantes em Odemira. Sete agentes estão acusados de 33 crimes. Ministério Público diz que ações sobre os trabalhadores aconteceram por "ódio claramente dirigido às n
-
- 17:45
-
Suíça, República Checa e Espanha. Estas são as equipas que Portugal vai defrontar na Liga das Nações
A seleção portuguesa de futebol já sabe quais os adversários na terceira edição da Liga das Nações. Suíça, República Checa e Espanha estão no mesmo grupo de Portugal.
-
- 17:40
-
Covid-19: Secretário de Estado da Saúde diz que é preciso "planear o futuro" quanto à quarta dose
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, afirmou hoje que é necessário preparar “todas as eventualidades” e “planear o futuro” quanto a uma eventual quarta dose da vacina contra a covid-19.
-
- 17:29
-
Agência Europeia do Medicamento aprova dois novos tratamentos para a covid-19
Um dos tratamentos usa anticorpos monoclonais, enquanto o outro é um imunossupressor já autorizado na União Europeia para o tratamento de inflamações.
-
- 17:26
-
Covid-19: Mais de 2,2 milhões pessoas receberam a dose de reforço. Quase 45 mil foram administradas nas últimas 24 horas
Mais 44.995 pessoas receberam a terceira dose de reforço da vacina da covid-19 nas últimas 24 horas, em Portugal, segundo os dados divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 16:15
-
Covid-19: EMA admite uso de tratamento oral em pessoas que não estão ventiladas e que estejam em risco de desenvolver doença grave
A Agência Europeia do Medicamento aprovou hoje a possibilidade de o medicamento para a covid-19 Paxlovid, da farmacêutica Pfizer, ser usado em tratamento de pessoas que não estão ventiladas e que estejam em risco de desenvolver doença grave.
-
- 15:00
-
Covid-19: Portugal com mais 19 óbitos e 5 137 casos nas últimas 24 horas
Portugal regista hoje mais 19 mortes associadas à covid-19, mais 5.137 infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 e um ligeiro aumento dos internamentos em cuidados intensivos, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 14:45
-
"Harry Potter 20.º Aniversário: De volta a Hogwarts" chega também a 1 de janeiro à HBO Portugal
Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson e os restantes membros do elenco dos oito filmes de reúnem-se para a retrospetiva especial: "Harry Potter 20.º Aniversário: De volta a Hogwarts" chega a 1 de janeiro à HBO Portugal.
-
- 13:53
-
Marcelo já teve alta hospitalar. Agenda nas próximas duas semanas será "reduzida”
O Presidente da República teve hoje alta hospitalar, depois de ter sido submetido a uma cirurgia a duas hérnias inguinais na quarta-feira, prevendo-se que a sua agenda nas próximas duas semanas seja "reduzida”, anunciou a Presidência.
-
- 13:48
-
Carlos Marín, dos Il Divo, está em coma induzido. Concertos em Portugal adiados para 2022
Carlos Marín, um dos quatro integrantes do grupo Il Divo, encontra-se internado numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no hospital Manchester Royal Infirmary, em Inglaterra.
-
- 13:10
-
Homem que atropelou 90 pessoas em desfile de Carnaval na Alemanha condenado a perpétua
Um homem, de 31 anos, que em fevereiro de 2020 atropelou intencionalmente uma multidão que assistia a um desfile de Carnaval em Volkmarsen, Alemanha, provocando cerca de 90 feridos, foi hoje condenado a prisão perpétua.
-
- 12:44
-
Operação Malapata: Investigação desconhece "grau de envolvimento" de clubes e empresas em "esquema" de César Boaventura
A investigação realizada no âmbito da 'Operação Malapata' assume desconhecer "até ao momento o grau de envolvimento" dos clubes desportivos e das sociedades, alvo de buscas na quarta-feira, "no esquema liderado" pelo empresário César Boaventura.
-
- 12:19
-
Preço do gás natural marca novo recorde
O preço do gás natural TTF para entrega em janeiro de 2022 no mercado holandês voltou a subir e pouco antes do meio-dia marcou outro recorde, de 134,2 euros por megawatt hora (MWh).
-
- 11:17
-
O que dizem os Censos: Na última década, Portugal perdeu mais de 217 mil pessoas e população com 65 anos ou mais aumentou 20,6%
Portugal tem 10.344.802 habitantes e perdeu 217.376 pessoas nos últimos 10 anos, uma percentagem de 2,1 por cento que resulta de um saldo natural negativo de 250.066 pessoas, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística.
-
- 10:07
-
Costa admite prolongar medidas após 9 de janeiro e anuncia vacina adaptada à Ómicron para novo reforço (se necessário)
O primeiro-ministro, António Costa, admitiu hoje "manter medidas de controlo das fronteiras" para lá de 9 de janeiro, devido à nova variante que se está a propagar "muito intensamente na Europa e em Portugal".
-
- 09:37
-
Grunge, o fim da história e o início de muitas outras
Depois de ter chegado ao mainstream, o grunge viu-se diluído nas dezenas de imitadores que, não fazendo parte da cena de Seattle, procuraram obter o mesmo sucesso que os Nirvana haviam alcançado com “Nevermind”. O resultado foi a “morte” de um movimento cuja promessa era maior que a realidade, mas q
-
- 08:07
-
Portugal já fez mais de 23 milhões de testes à covid-19
Portugal alcançou, a 14 de dezembro, um total de 23.124.747 milhões de testes à Covid-19 realizados desde o início da pandemia.
-
- 07:11
-
Desde 2015 que não havia tantos pedidos de reforma antecipada na função pública
O número de pensões antecipadas de funcionários públicos tem vindo a crescer e é o maior desde 2015, devido às novas regras em vigor.
-