Os vírus respiratórios voltam a atacar. Há motivos para preocupação?
A delegação europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta terça-feira para o aumento de casos de gripe nas últimas semanas em vários países e para a pressão nos hospitais, que poderá aumentar.
“Estamos preocupados com as informações sobre pressões localizadas em hospitais e sobrelotação em urgências, devido a confluência dos vírus respiratórios que estão a circular”, afirmou, em conferência de imprensa, o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge.
Quais os números que causam preocupação?
Na região europeia, que compreende 53 países e inclui a Rússia e várias antigas repúblicas soviéticas, as hospitalizações por gripe aumentaram 58%, nas últimas semanas, relativamente às anteriores, e as entradas nos cuidados intensivos cerca de 21%.
“Vemos uma grande intensidade de infeções por gripe em vários países da região. Os sistemas de saúde devem estar prontos para um provável aumento de casos de gripe nas próximas semanas”, disse Kluge.
Por cá, sabe-se que os internamentos por gripe nas Unidades de Cuidados Intensivos diminuíram na primeira semana do ano para 11,7% face à época do Natal e Ano Novo, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Quem está a ser mais afetado pelas infeções respiratórias?
Os grupos mais afetados são os maiores de 65 anos e as crianças pequenas. Contudo, Portugal regista um pico da mortalidade causada por problemas respiratórios nos pacientes acima dos 45 anos.
Falamos de gripe e de mais o quê?
Além da gripe e da covid-19, confluíram nestas semanas também o vírus respiratório sincicial humano (VRS), além de outros patógenos como micoplasmas e sarampo, que infetaram sobretudo as crianças.
“Os índices de VRS alcançaram o pico antes do Ano Novo e estão a baixar agora, os de covid-19 continuam elevados, mas a baixar, e os da gripe estão a crescer rapidamente”, afirmou Kluge, destacando que essa tendência não é necessariamente “fora do normal”.
Sublinhou ainda a importância de seguir de perto a evolução da gripe e de outros vírus respiratórios e criticou que 13 países da região não tenham facultado dados relativos à semana passada.
As máscaras podem vir a ser obrigatórias para impedir o contágio?
No caso de Portugal, relativamente ao uso obrigatório de máscaras para prevenir o contágio, a diretora-geral da saúde, Rita Sá Machado alegou que a DGS tem normas em vigor e que, “mediante alguns alertas sobre o estado epidemiológico local”, os serviços de saúde podem - e têm “autonomia para o fazer” - determinar a utilização ou não.
“Face àquilo que era um aumento da incidência do vírus da gripe sazonal e também um aumento da própria incidência de covid-19, fizemos essa recomendação da utilização de máscara para pessoas com sintomatologia por vírus respiratórios e fizemos também essa recomendação naquilo que são os profissionais que estão na primeira linha a fazerem essa avaliação de todos estes doentes”, declarou.
Por sua vez, a diretora de programas de emergência, Catherine Smallwood, refere que a OMS não alterou no último ano os conselhos sobre o uso de máscaras e recordou que se mantém “uma forte recomendação” de as usar em unidades de saúde, sobretudo onde há circulação de covid-19.
E quem pode ser vacinado?
Soube-se hoje que a idade elegível para as vacinas da gripe poderá baixar para os 45 anos. Porém, a diretora geral ressalvou que a atual prioridade continua ser a vacinação dos cidadãos com 60 ou mais anos.
“Face àquilo que foi a nossa disponibilidade das vacinas conseguimos alargar para a gripe aos 50 – 59 anos. Se mantivermos esta disponibilidade de vacinas, vamos equacionar um provável alargamento, sem descuidar nunca aquilo que são as nossas prioridades vacinais”, reiterou.
“Estamos a ponderar, estamos fazer esta avaliação semanal de ponderar o alargamento, o alargamento não é algo tácito. Portanto, não está definido, mas estamos a ponderar e estamos a equacionar todas as semanas e vemos se será ou não feito esse alargamento, no caso da gripe”, acrescentou.
Quanto à covid-19, foi também anunciado que a vacinação sazonal é agora alargada à população com mais de 18 anos.
*Com Lusa
- 18:08
- Os Houthis reivindicaram uma "operação direcionada" com "vários mísseis" hoje contra um navio graneleiro grego, avisando que vão prosseguir ataques "em defesa do Iémen e em solidariedade com o povo palestiniano".
-
- 16:59
-
Depressão Irene causou hoje cinco ocorrências nas ilhas de São Miguel e Faial
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) registou hoje até às 14:45 locais (15:45 em Portugal Continental) cinco ocorrências nas ilhas de São Miguel e do Faial, devido à passagem da depressão Irene.
-
- 15:55
-
Fissuras vulcânicas abertas na Islândia deixaram de emitir lava. Atividade sísmica continua a diminuir
As fissuras abertas nas proximidades da cidade islandesa de Grindavík já não mostram atividade vulcânica visível, depois de hoje terem cessado as emissões na parte mais a norte.
-
- 12:25
-
Blinken garante a Zelensky que EUA vão manter apoio a Kiev
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, prometeu hoje a continuação do apoio dos Estados Unidos à Ucrânia, após uma reunião em Davos com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
-
- 12:20
-
BES/GES: Julgamento do processo arranca em maio
O julgamento do processo BES/GES arranca no próximo dia 28 de maio, quase uma década depois do colapso do Grupo Espírito Santo, segundo um despacho de hoje do Tribunal Judicial de Lisboa.
-
- 12:15
-
Open da Austrália 2024: uma mãe resiste em Melbourne
Das três mães que regressaram aos Grand Slams após licença de maternidade, uma passou à segunda ronda do Open da Austrália e as outras duas despediram-se de Melbourne depois de jogarem uma partida. Caroline Wozniacki continua nos courts de Melbourne Park, Osaka e Kerber disseram adeus em dois e três
-
- 12:05
-
Dois homens detidos por tráfico de fármaco utilizado para a tosse seca para produzir droga 'purple drunk'
Dois homens foram detidos na sexta-feira por suspeita de tráfico de um xarope através de receitas falsas, que levantavam em farmácias de Lisboa, Setúbal e Algarve para posteriormente usar na produção da droga ‘purple drunk’, informou hoje a PSP.
-
- 12:02
-
TAP: companhia acusa ex-CEO de violar exclusividade com cargos noutras empresas
A TAP acusou a ex-presidente executiva (CEO), Christine Ourmières-Widener, de violar o regime de exclusividade a que estava obrigada na companhia aérea, por ter acumulado vários cargos noutras empresas, sem informar ou obter autorização.
-
- 11:45
-
Comboio Celta falhou viagem devido à falta de casas de banho funcionais. Mas foi um "incidente pontual"
A operadora ferroviária espanhola Renfe considerou hoje, em resposta à Lusa, que a falha no serviço no comboio Celta, entre Vigo e Viana do Castelo, em dezembro, devido à falta de casas de banho funcionais, foi um "incidente pontual".
-
- 11:03
-
Microsoft apostou na IA. No processo, ferrou uma dentada na Apple e tornou-se na empresa mais valiosa do mundo
Há já algum tempo que associamos a Apple ao rótulo de "empresa mais valiosa do mundo". No entanto, mediante os acontecimentos da última semana e a ultrapassagem da Microsoft na lista das mais valiosas, surge a dúvida se não estamos perante o início de um novo ciclo e de uma transferência de poder e
-
- 10:53
-
A vitória do furacão Trump pode ser a melhor razão para os democratas votarem massivamente em Biden
A primeira rodada das primárias da eleição presidencial nos Estados Unidos da América confirmou a tendência que se antecipava: que Donald Trump vai ser o escolhido pelos republicanos para o duelo final, em 5 de novembro, com o democrata Joe Biden. Para a vasta base evangélica, Donald é o enviado de
-
- 10:37
-
OMS afirma que há cada vez menos pessoas a fumar, mas mortalidade permanece elevada
O número de adultos que consomem tabaco em todo o mundo tem diminuído constantemente nos últimos anos, revelou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), alertando que a indústria não vai desistir.
-
- 10:00
-
"Curso intensivo sobre crises". O que já sabemos e o que fazer para as evitar
A crise financeira nos Estados Unidos da América (EUA) de 2008–2010 e a crise da dívida soberana da zona euro de 2010–2012 foram exemplos flagrantes de como colapsos financeiros podem afetar negativamente economias inteiras. Ao contrário do que se verificou em décadas anteriores, estes colapsos não
-
- 09:00
-
O problema dos nomes iguais
Quase todos partilhamos o nome com mais pessoas. Quando encontramos um homónimo, sorrimos — mas, às vezes, as coisas não correm muito bem...
-
- 07:53
-
Homem morre baleado no metro de Nova Iorque ao intervir em discussão
Um homem de 45 anos morreu baleado na noite de domingo numa carruagem do metro de Nova Iorque quando tentava apaziguar dois passageiros a discutir porque um deles estava a ouvir música com o volume alto, confirmou a polícia nova-iorquina nesta segunda-feira.
-
- 07:06
-
"Succession", "The Bear" e "Rixa" levam maiores prémios da grande noite dos Emmys
A quarta e última temporada de "Succession" foi coroada como Melhor Série Dramática na 75.ª cerimónia dos Emmys, que decorreu esta madrugada em Los Angeles e também premiou "The Bear" e "Rixa" com múltiplas estatuetas.
-