Investimentos a descarrilar em Lisboa: afinal quais os desvios orçamentais nas obras do metro?
Soube-se esta terça-feira que as obras do Metropolitano de Lisboa estão com atrasos entre 18 e 30 meses e um desvio financeiro de cerca de 500 milhões de euros, segundo secretária de Estado da Mobilidade.
Cristina Pinto Dias falou numa audição na comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República, em Lisboa, a requerimento do PS, sobre “atrasos nas obras do metro de Lisboa”.
Na audição, a secretária de Estado começou por reconhecer que as notícias que tinha para dar aos deputados “não são boas, mas não são novidades”, garantindo, no entanto, que “não há reversões”, nem tão pouco haveria “utilização política dos dossiês”.
“Todos os projetos que recebemos nesta pasta de transição são para executar […] e não tencionamos fazer política com o assunto. Mas, à data da tomada de posse deste Governo, os atrasos verificados nas obras são um desafio para o cumprimento do calendário de financiamento comunitário. Esta é a realidade”, afirmou.
De acordo com a responsável, os atrasos nos prazos de concretização das três linhas em questão, Amarela/Verde, Vermelha e Violeta, variam entre os 18 e os 30 meses e os desvios orçamentais estão próximos dos 500 milhões de euros, com risco de comprometer fontes de financiamento comunitário, “se nada fosse feito”.
Recorde-se que em julho, o ministro das Infraestruturas disse, no parlamento, que o metro de Lisboa podia vir a falhar nos prazos para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas que mesmo assim seria mantida a prioridade na expansão da linha vermelha.
Em audição na comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, Miguel Pinto Luz disse que "o metro de Lisboa tem sido um desafio enorme" e que assumia "a possibilidade de falhar no PRR", no recebimento de fundos europeus. Já anteriormente, o governante tinha dito que a litigância pode levar a que o metro de Lisboa falhe os prazos do PRR.
No início de agosto, o secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, adiantou que o Governo iria reapreciar projetos em risco de não serem concluídos no prazo estimado de forma a não serem perdidas as verbas do PRR.
O que está a ser feito em Lisboa?
A obra de expansão da linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa abrange uma extensão de cerca de quatro quilómetros e quatro novas estações: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara - e o prazo de execução da obra, com uma extensão de cerca de quatro quilómetros, que está definido em contrato é o final de 2026.
A estação de Alcântara fará a ligação à futura Linha Intermodal Sustentável, promovendo a ligação ao concelho de Oeiras (LIOS Ocidental).
O financiamento do PRR prevê um investimento no metro de Lisboa de 400 milhões de euros para a expansão da Linha Vermelha, de São Sebastião até Alcântara, e 250 milhões de euros para a nova Linha Violeta (metro ligeiro de superfície), que ligará o Hospital Beatriz Ângelo por Odivelas a Loures, num total de 650 milhões de euros.
Já a linha Circular, prevista inaugurar no segundo semestre de 2025, vai ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré, numa extensão de mais dois quilómetros de rede e duas novas estações (Estrela e Santos), unindo as linhas Amarela e Verde num novo anel circular no centro de Lisboa.
Além da construção de duas novas estações será remodelada a estação existente no Cais do Sodré.
O investimento previsto na construção desta linha é de 331 milhões de euros.
*com Lusa
- 17:59
- O ministro da Educação disse hoje que o acesso ao ensino pré-escolar, cuja escassez de vagas afeta 20 mil crianças no país, “não pode ser feito” só com a rede pública e deve incluir privados e setor social.
-
- 17:41
-
Pirataria de livro de Pinto da Costa resulta em queixas-crime
Segundo a Contraponto Editores, uma chancela do Grupo BetrandCírculo, está uma investigação em curso para perceber como excertos do livro foram divulgados antes do lançamento oficial.
-
- 16:45
-
"Processo normalissímo." Santos Silva carateriza processo de atribuição de nacionalidade no caso gémeas
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva negou hoje qualquer “interferência política” no processo atribuição da nacionalidade às gémeas luso-brasileiras, considerando que foi “normalíssimo do ponto de vista da lei”.
-
- 16:23
-
Instrutor de voo de Tom Cruise em 'Top Gun: Maverick' morre durante acrobacias nos EUA
Charles Thomas Coleman foi engenheiro, acrobata e piloto de testes com mais de 10.000 horas de voo, avança o jornal El Mundo.
-
- 16:12
-
Obras do metro de Lisboa com desvio de 500 milhões de euros e atraso até 30 meses
As obras do Metropolitano de Lisboa estão com atrasos entre 18 e 30 meses e um desvio financeiro de cerca de 500 milhões de euros, admitiu hoje a secretária de Estado da Mobilidade, garantindo, porém, a sua execução.
-
- 15:24
-
Defesa de Salgado nega que ex-banqueiro tenha tentado comprar Marcelo Rebelo de Sousa
O testemunho, de 2018, onde o empresário Pedro Queiroz Pereira, que já morreu, dizia que o ex-presidente do BES tinha comprado o atual Presidente da República, foi hoje reproduzido em tribunal.
-
- 14:47
-
Porto e Lisboa vão ter centros de atendimento clínicos pediátricos
Os centros de atendimento clínicos vão receber crianças triadas como não urgentes pelos hospitais, revelou hoje Alberto Caldas Afonso, coordenador do Plano de Reorganização para as Urgências de Obstetrícia/Ginecologia e Pediatria.
-
- 13:36
-
O clássico da Broadway 'SHREK, O Musical' regressa aos palcos na Malaposta
Já não é nova esta aposta da Yellow Star Company no clássico da Broadway 'SHREK, O Musical', desta vez estreou no Centro Cultural Malaposta, em Lisboa.
-
- 12:50
-
Força Aérea promove primeira mulher a Major-General
A Força Aérea promoveu ontem a primeira mulher Oficial ao posto de Major-General das Forças Armadas Portuguesas. Ana Baltazar ocupa agora o cargo.
-
- 11:40
-
Governo cria Linha SNS Criança. Reorganização das urgências de obstetrícia e pediatria encaminha pulseiras verdes e azuis para cuidados primários
A ministra da Saúde disse hoje que o novo projeto de reorganização dos serviços de obstetrícia, ginecologia e pediatria vai permitir acabar com "a ansiedade das utentes e dos pais das crianças". O plano prevê que as crianças identificadas com pulseiras verdes e azuis na triagem das urgências sejam r
-
- 11:17
-
"Ele não é o meu rei". Manifestante aborígene detido durante visita de Carlos III a Sydney
Um manifestante aborígene foi detido na Ópera de Sydney enquanto a multidão aguardava um vislumbre de Carlos III e de Camilla no último dia da sua digressão pela Austrália.
-
- 10:43
-
Novo livro revela lista de pessoas que Pinto da Costa não quer no seu funeral
As revelações chegam no livro 'Azul Até ao Fim', da autoria de Pinto da Costa que só será apresentado no próximo domingo e publicado no dia seguinte.
-
- 10:25
-
Mulher fica presa de cabeça para baixo entre pedras por sete horas para tentar recuperar o telemóvel
O acidente aconteceu na região de Nova Gales do Sul, na Austrália, quando uma mulher ficou presa entre pedras durante sete horas após escorregar de cabeça numa fenda de três metros para tentar recuperar o telemóvel.
-
- 10:00
-
"Produtividade Lenta". Como obter resultados no trabalho sem cair em burnout?
Tentámos uma abordagem rápida pelo menos durante os últimos 70 anos. Não está a funcionar. Chegou o momento de tentar algo mais lento. Fazer menos coisas, trabalhar a um ritmo natural e ficar obcecado com a qualidade são as chaves para o verdadeiro sucesso. "Produtividade Lenta", de Cal Newport, ofe
-
- 09:38
-
Há cada vez mais recibos verdes: trabalhadores independentes já são 501 mil
O número de trabalhadores a recibos verdes subiu de 286 mil, em 2013, para 501 mil, no ano passado, segundo novos dados.
-