A Livraria Lello adquiriu um conjunto de 42 cartas escritas pelo músico norte-americano Bob Dylan na década de 1950, por mais de 500 mil euros, num leilão que aconteceu na quinta-feira, em Nova Iorque, anunciou hoje esta loja do Porto.
Portugal tem atualmente 3,1 milhões de animais de companhia registados e desde 2021 foram inscritos mais 800 mil, num universo que recebe este ano cerca de 12 milhões de euros de apoios estatais, foi hoje divulgado.
O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, celebra em novembro o centenário do nascimento de José Saramago. Inscreva-se e junte-se a nós no dia 21 de novembro, pelas 21:00, nesta sessão em que recordamos o Nobel da literatura.
Neste segundo episódio, passeamos com Sam The Kid por Chelas. Lisboa e os Lisboetas é um podcast produzido pela MadreMedia que vai levá-lo a conhecer os recantos da nossa capital. Em cada episódio, o anfitrião José Sá Fernandes e um (ou mais) convidados dão juntos um passeio por uma zona de Lisboa e
A ironia e o surrealismo pautam a comédia antiburguesa “Não andes nua pela casa…!!!”, que põe em causa a mediocridade dos políticos e que o Teatro da Comuna estreia dia 24, na sua sede, em Lisboa.
O jornalista Pedro Sousa Pereira edita este mês o álbum "Louisville", com o fotojornalista Mário Cruz e vários músicos portugueses, que é "um manifesto" sobre a arte na prevenção do crime, a partir da realidade social norte-americana.
O Presidente da República agradeceu hoje o serviço prestado por Eduardo Marçal Grilo à democracia portuguesa, considerando que muitos só se aperceberam da sua importância "como grande ministro da Educação" anos depois de ter deixado o cargo.
Uma pintura de Marc Chagall, que está entre as 15 obras roubadas pelos nazis e devolvidas pela França aos herdeiros das famílias saqueadas, foi vendida por 7,4 milhões de dólares esta terça-feira, num leilão organizado em Nova Iorque.
O primeiro-Ministro defendeu hoje, na Azinhaga, que a melhor maneira de assinalar o centenário do nascimento de José Saramago é "perpetuar a sua obra", uma forma de "perpetuar as causas por que lutou e as gentes a quem resolveu dar voz".
A LEGO anunciou um kit que permite construir a Torre Eiffel nas famosas peças. No total, o monumento "de brincar" ficará com 1,49 metros — e, por isso, é a peça mais alta de sempre da marca.
A atriz Gabriela Barros e os atores José Condessa e Martim Canavarro foram hoje distinguidos com os Prémios Atores de Cinema da Fundação GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas, numa cerimónia em Lisboa.
O primeiro-ministro assinalou hoje o centenário do nascimento de José Saramago, destacando a universalidade e a intemporalidade das suas causas pelos direitos humanos e pela paz, e referiu a atual conjuntura de guerra na Ucrânia.
Mais de 400 profissionais das Artes Visuais, incluindo artistas como Rui Chafes, Daniel Blaufuks e Ângela Ferreira, subscreveram um manifesto de apoio às entidades não financiadas pelos apoios sustentados às artes 2023-2026, em Artes Visuais na modalidade bienal.
O destaque deste artigo vai para "1899", série da Netflix, a estrear na próxima quinta-feira, dia 17. Dela são esperados muitos puzzles, carregados de mistério sobrenatural e terror. No entanto, o maior chamariz não é tudo isto, mas sim um chavão de marketing, que neste caso acaba por funcionar e cu
As coleções de arte Ellipse e do Banco Privado Português (BPP) vão passar para a tutela pública, na Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE), anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa.
A cantora Beyoncé lidera as nomeações aos 65.º Grammy, prémios norte-americanos da música, com nove indicações, seguida do 'rapper' Kendrick Lamar, com oito, e das cantoras Adele e Brandi Carlile, com sete cada uma, foi hoje anunciado.
O escritor de romances de espionagem Kit Carradine é um homem culto, solteiro e solitário. Tem 36 anos e vive num estado de desassossego permanente, até ao dia em que é abordado por um agente do MI6 e não hesita em integrar o clandestino mundo da espionagem. Kit parte para Marrocos com uma missão: e
A exposição "Quem conta um conto...", de Paula Rego (1935-2022), é uma viagem entre 1975 e 2004 através de 21 obras, que exploram temas como a condição feminina, violência e aborto, e que é hoje inaugurada em Serralves, no Porto.
Uma gráfica centenária da Lousã que imprimiu várias obras de José Saramago teve de trabalhar dia e noite, em 1998, para produzir milhares de livros após o escritor ser contemplado com o Nobel da Literatura.
O livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis” pode ser interpretado como um alerta de José Saramago contra atuais ameaças autoritárias e violações dos direitos humanos, disse hoje o comissário para o centenário do escritor.
Trinta painéis, alguns dos quais com duplas imagens de um percurso de 80 anos, constituem a exposição "Retratos contados de Ruy de Carvalho: fotografias de arquivo do D. Maria II", a inaugurar na terça-feira em Lisboa.
O filme português "Cesária Évora", sobre a 'diva dos pés descalços', de Ana Sofia Fonseca, está nomeado para os prémios da Associação Internacional do Documentário (IDA, sigla em inglês), cujos vencedores serão anunciados em dezembro nos Estados Unidos.