O Teatro Nacional D. Maria II estreia no sábado, em Guimarães, "Catarina e a beleza de matar fascistas", uma peça com assinatura de Tiago Rodrigues que ficciona aquilo que poderá ser Portugal em 2028, governado pela extrema-direita.
A exposição “Amália e os Média – Um Ensaio”, que abre hoje ao público na Fundação Portuguesa das Comunicações, acompanha a carreira da fadista, seguindo tecnologias de comunicação e meios de gravação, desde a década de 1940.
O Panorâmico de Monsanto, em Lisboa, ganha por estes dias quatro obras de arte pública, da autoria de AkaCorleone, Add Fuel, Tamara Alves e Wasted Rita, que ficarão no local depois de terminada a edição 2020 do festival Iminente.
"A Herdade", de Tiago Guedes, venceu na quinta-feira os prémios Sophia de melhor filme e melhor realização, numa edição em que o produtor desta obra, Paulo Branco, pediu o fim das "pequenas guerrilhas" no cinema português.
A produção de vinhos da Bairrada ultrapassará este ano 20 milhões de litros, com qualidade elevada para brancos e rosados e um aumento de 10% em relação ao ano passado, avançou hoje o presidente desta Comissão Vitivinícola.
A conta de Twitter de Kanye West foi suspensa durante 12 horas devido à partilha do contacto pessoal de Randall Lane, CEO e editor da revista Forbes, violando as normas de privacidade da plataforma.
O filme "Nheengatu - A Língua da Amazónia", de José Barahona, abrirá, a 22 de outubro, o festival DocLisboa, também ele moldado de forma diferente por causa da covid-19, foi hoje anunciado.
Na última semana, a Netflix não esteve nas bocas de todo o mundo pelas melhores razões. Esta semana regressamos ao ritmo de duas newsletters por semana e, hoje, não numa tentativa de ser do contra, mas sim por mero acaso, trago-te três sugestões que podem ser encontradas na plataforma de streaming.
Com o final do verão a aproximar-se, iniciativas como cinema ao ar livre estão também a acabar, mas há outras que estão agora a começar, como concertos, workshops e trocas de livros.
A farsa "Damas da Noite", de Elmano Sancho, estreia-se hoje, na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, onde ficará em cena até ao próximo dia 27.
O documentário "Zé Pedro Rock'n'Roll" é um dos filmes que vai ser exibido, em outubro, na segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Díli (DIFF), condicionada pela pandemia da covid-19, que impede visitas internacionais.
O livro "Ascensão da Água", de Samuel F. Pimenta, que venceu o Prémio Literário Cidade de Almada 2019, na área de poesia, chega às livrarias na quinta-feira, pela editora Labirinto.
"Ensaio sobre a Cegueira" é a criação que a Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) vai estrear-se, no sábado, no ROOF Dance Festival, em Lisboa, baseada na obra com o mesmo título de José Saramago.
O volume de vendas da Feira do Livro de Lisboa, este ano, foi semelhante ao das duas últimas edições, apesar de a afluência de visitantes ter caído para metade, segundo estimativas da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
O Teatro Maria Vitória repôs a Revista à Portuguesa, no Parque Mayer, em Lisboa, com o espetáculo "Pare, Escute e...Ria!", para não "fechar definitivamente as portas", anunciaram as produções Hélder Freire Costa.
O Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, acolhe, entre 29 de setembro e 02 de outubro, um ciclo que cruza artes visuais, música e 'performance', programado pela Galeria Zé dos Bois (ZDB).
O realizador Basil da Cunha quer fazer mais filmes num dos bairros degradados da Amadora, onde rodou "O Fim do Mundo", porque "o cinema serve para inscrever comunidades que infelizmente estão na sombra da história de um país".
O escritor Emmanuel Carrère, vencedor do Prémio Hemingway 2019, também cineasta, realizador de "Amor Suspeito", que dirigiu sobre a sua obra, é um dos 15 nomeados para o prémio de literatura da Academia Goncourt, hoje anunciados em França.
"O Ano da Morte de Ricardo Reis", adaptado ao cinema por João Botelho, é um filme "templo", a preto e branco, de luzes e sombras, poesia e planos íntimos, o "ponto de vista" do realizador sobre o romance de Saramago.
O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte publicou hoje a tradução portuguesa de “Uma História de Espanha”, onde defende ter sido um “erro histórico” Filipe II não ter levado a capital de Espanha para Lisboa, e unido os dois países.
A Cinemateca Portuguesa vai liderar, nos próximos dois anos, um projeto europeu de educação cinematográfica, intitulado CinEd, que contará com apoio financeiro do programa Europa Criativa, revelou hoje a instituição.
Os Clã, David Fonseca e Lena D’Água estão entre os artistas e bandas que atuam no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em 01 de outubro, no âmbito do festival Fnac Live Box Edition, foi hoje anunciado.
Os escritores Diane Cook, Tsitsi Dangarembga, Avni Doshi, Maaza Mengiste, Douglas Stuart e Brandon Taylor são os seis finalistas para o prémio literário Booker deste ano, anunciou hoje a organização.
O livro "Eliete -- A vida normal", de Dulce Maria Cardoso, está na lista de candidatos ao Prémio Femina, criado em 1904, em França, na categoria de melhor romance estrangeiro, publicado no país, divulgada na segunda-feira à noite.