O programa do XXIV Governo Constitucional começou hoje a ser debatido na Assembleia da República, arrancando com uma intervenção do primeiro-ministro, Luís Montenegro. Vejas as fotografias deste debate.
O líder socialista lamentou hoje "a arrogância" com que o primeiro-ministro se dirigiu ao PS e o padrão da “falta diálogo”, com Luís Montenegro a contrapor o histórico do PS nos anos em que liderou o governo.
O primeiro-ministro desafiou hoje os partidos, em especial o PS, a assumirem já se “têm alguma reserva mental sobre a legitimidade deste Governo para executar o seu Programa”, pedindo que, caso contrário, não sejam “bloqueio ao normal funcionamento do Governo”.
O presidente da IL, Rui Rocha, e o cabeça de lista do partido às europeias, João Cotrim de Figueiredo, vão discursar no sábado num evento do grupo liberal europeu Renew Europe, no Porto, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro anunciou hoje a intenção de acelerar as taxas de execução dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que diz estarem “baixíssimas”, e aumentar a transparência no acesso aos mesmos.
O primeiro-ministro anunciou hoje que as provas finais do 9.º ano vão ser realizadas em papel, por terem sido “identificadas graves falhas na disponibilização de equipamento informático”, mantendo as provas de aferição em formato digital.
O Parlamento ucraniano adotou hoje uma lei que endurece a mobilização para as Forças Armadas, um texto controverso porque não estabelece um prazo para a desmobilização dos soldados.
O primeiro-ministro anunciou que, nos próximos dez dias, o Governo vai iniciar conversações com representantes dos professores e das forças de segurança, “com vista a tratar de assuntos relacionados com as carreiras e estatuto remuneratório”.
O arquiteto Álvaro Siza Vieira disse que a ascensão da extrema-direita é uma ameaça real para a vida das pessoas e, consequentemente, para a arquitetura na Europa, enfraquecida pelo subinvestimento e pelo excesso de regulamentação.
O programa do XXIV Governo Constitucional foi ontem dado a conhecer, hoje é apresentado e discutido na Assembleia da República. O dia começa com uma intervenção do primeiro-ministro, Luís Montenegro, sem limite de tempo.
Leite da Inglaterra, farinha da União Soviética, conservas da Noruega, cobertores da Suécia e medicamentos da Austrália, mas também dinheiro, casas e até empregos são exemplos da ajuda externa a Portugal aos retornados após o 25 de Abril.
O sociólogo Rui Pena Pires considera que a rapidez com que o Estado social foi criado em Portugal só foi possível graças à integração dos retornados na administração pública, pilar do regime democrático que o 25 de Abril criou.
Escritos à mão ou datilografados em papel azul de 25 linhas, os pedidos de indemnização dos espoliados do ex-ultramar são a prova de que ainda há quem espere uma compensação do Estado pelo que perdeu nesses territórios africanos.
A Rússia atacou a Ucrânia com mais de 40 mísseis e 40 drones, durante a madrugada, visando "infraestruturas essenciais", anunciou hoje o Presidente ucraniano.
As duras críticas a Portugal na ONU pela sua política colonial foram amortecidas por alianças com países como Estados Unidos ou membros da NATO, que defenderam o Governo de Lisboa durante a ditadura.
A revolução do 25 de Abril foi ponto de partida para uma mudança na imagem de Portugal na ONU, que ajudou a pôr termo à sua má reputação devido à questão colonial.
As buscas pelo pescador lúdico de 70 anos desaparecido em Caminha foram retomadas hoje com o reforço de uma equipa da GNR especializada em ‘drones’ e um total de 20 operacionais, revelou à Lusa o capitão do porto.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou desde o fim da tarde de quarta-feira e até às 08:00 de hoje 250 veículos e instaurou cinco processos de contraordenação no âmbito de uma operação de fiscalização em todo o país.
As buscas para encontrar os dois desaparecidos no naufrágio de um barco no domingo perto de Troia, Grândola, foram retomadas às 07:30 de hoje, pelo quinto dia consecutivo, segundo fonte da Autoridade Marítima Portuguesa (AMN)e Marinha Portuguesa.
O Infarmed ordenou a suspensão de comercialização e retirada do mercado de dois cremes com canabidiol, cujo uso é proibido em produtos cosméticos, anunciou a autoridade do medicamento.
O movimento Porta a Porta criticou o programa do Governo, considerando-o contrário ao direito à habitação consagrado na Constituição e à Lei de Bases da Habitação e dizendo que satisfaz os interesses da banca e dos senhorios.
O ex-presidente americano Donald Trump afirmou nesta quarta-feira que o estado do Arizona foi longe demais com a sua proibição do aborto baseada numa lei do século XIX, mas defendeu o papel que desempenhou durante o seu governo para impulsionar o fim do direito ao aborto nos Estados Unidos.
O presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, decretou, nesta quarta-feira, o estado de calamidade por 30 dias em todo o país pelos incêndios em florestas e num depósito de lixo que ameaçam a saúde dos moradores da capital e arredores.
Pelo menos nove migrantes morreram e 15 estão desaparecidos depois de a barcaça em que se encontravam ter naufragado durante a noite a 30 milhas a sudeste da ilha italiana de Lampedusa, na área de responsabilidade de Malta.