O Governo apresentou hoje aos sindicatos da função pública uma proposta para negociar em 2017 a resolução das situações de precariedade, a revisão do sistema de avaliação e o descongelamento gradual das carreiras a partir de 2018.
A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) indicou o chefe do antigo processo negocial com o Governo, Saimone Macuiane, para substituir Jeremias Pondeca, assassinado em outubro, nas atuais negociações de paz em Maputo, anunciou hoje fonte do maior partido da oposição.
O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, defendeu hoje que a União Europeia não podia penalizar Portugal por défice excessivo após a publicação do livro que denunciou a alegada cumplicidade da Comissão Europeia na adulteração das contas francesas.
A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, comentou hoje que a aprovação do Orçamento do Estado de 2017 (OE2017) por Bruxelas sem a recomendação de medidas adicionais não deixa de ser “irónica” e deve ter “custado um bocadinho” à Comissão Europeia.
O antigo ministro da Administração Interna Rui Pereira admitiu hoje que não há soluções mágicas para a crise dos refugiados, defendendo um aprofundamento da União Europeia, apesar de considerar a Europa uma solução instável.
A manifestação dos funcionários públicos marcada para sexta-feira, em Lisboa, deverá encerrar vários serviços nos setores da educação ou da justiça "como é normal", disse a coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública.
O PCP vai apresentar mais nove propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), incluindo o objetivo de atingir uma quota de 40% em valor de medicamentos genéricos, mais médicos internos e menos alunos por turma.
Cerca de 50 manifestantes invadiram hoje o plenário da Câmara dos Deputados do Brasil, em Brasília, interrompendo a sessão para exigirem uma intervenção militar no país, segundo a imprensa local.
Os eurodeputados do PCP registaram positivamente a decisão da Comissão Europeia de não suspender os fundos a Portugal, mas lamentam que Portugal tenha sido “durante meses objeto de um processo inaceitável de chantagem”.
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, disse hoje na Ericeira (Mafra) que o Governo errou a estratégia que delineou para o crescimento económico, já que as previsões para este ano estão abaixo do que aconteceu em 2015.
Donald Trump e Jared Kushner são os protagonistas desta novela americana. Do outro lado do atlântico, a constituição da equipa de transição do Presidente-eleito está a dar "pano para mangas". No total são já seis os nomes que caíram.
O porta-voz do CDS-PP, João Almeida, destacou hoje o empenhamento do partido pela não-aplicação de sanções a Portugal por défice excessivo, considerando a decisão da Comissão Europeia "esperada, justa e positiva".
Portugal quer estabelecer uma cooperação triangular que envolva São Tomé e Príncipe e outros parceiros no domínio da segurança marítima e no combate ao narcotráfico transatlântico, disse hoje o embaixador português no arquipélago.
Os técnicos de diagnóstico e terapêutica decidiram manter por tempo indeterminado a greve hoje iniciada, apesar de o Ministério da Saúde ter convocado uma reunião negocial para 30 de novembro.
A Polícia Militar lançou hoje bombas atordoantes e gás lacrimogéneo contra funcionários públicos do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, após alguns terem derrubado grades de acesso à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Um elemento da Reitoria da Universidade do Porto foi hoje eleito para o Conselho de Administração da International Association of Universities (IAU), uma associação que representa as universidades mundiais na Unesco, informou fonte oficial.
Mais de 360 empresas, maioritariamente norte-americanas, incluindo Gap, Hewlett Packard, Kellog, Hilton ou Nike, escreveram uma carta ao Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para respeitar o acordo sobre o clima aprovado em 2015.
O Presidente da República considerou "boas notícias" a aprovação da Comissão Europeia ao orçamento português e a suspensão das sanções a Portugal, na sequência do encontro com a primeira-ministra britânica, Theresa May.
Mais corredores BUS, melhores passadeiras e estacionamento disciplinado são as primeiras medidas que o sindicato que representa os motoristas da Carris quer ver tomadas pela Câmara de Lisboa, que vai gerir a empresa a partir de janeiro.
Várias dezenas de técnicos de diagnóstico e terapêutica estão concentrados junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, num protesto contra a desatualização da carreira.
O cantor e poeta norte-americano Bob Dylan não irá à cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Literatura em Estocolmo, em dezembro, anunciou a Academia sueca esta quarta-feira, citando uma carta do artista que explica que tem "outros compromissos".
O presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, afirmou hoje que a colocação da RTP3 e RTP Memória na televisão digital terrestre (TDT) "não é um capricho", mas sim "um dever da RTP", por ser televisão pública.
As pessoas de classe social mais baixa, com menos escolaridade e com profissões manuais fumam mais e vivem em média menos dez anos do que as mais ricas e escolarizadas, segundo o sociólogo Ricardo Antunes, que estudou este tema.