As conclusões da auditoria do Tribunal de Contas à atividade dos Fundos de Estabilização Tributário e Aduaneiro apontam para falta de conformidade e de transparência das suas contas face aos princípios orçamentais, segundo o relatório hoje divulgado.
O Governo aprovou a dispensa parcial ou isenção total das contribuições para a segurança social pela entidade empregadora como incentivo à contratação de jovens à procura do primeiro emprego e desempregados de longa e muito longa duração.
A vulnerabilidade soberana portuguesa saiu em 2016 do 'vermelho', depois de sete anos com uma avaliação de "risco elevado", de acordo com um documento de trabalho do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) divulgado esta quinta-feira.
O PSD desafiou hoje o Governo a esclarecer dúvidas que considera persistirem sobre o negócio do Novo Banco e acusou PCP e BE de “cinismo e hipocrisia” políticos neste processo.
A Economist Intelligence Unit (EIU) considerou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil só vai recuperar da recessão dos últimos dois anos em 2021, e que a riqueza medida por habitante só subirá a partir daí.
O economista António Bagão Félix considerou hoje que a entrada das misericórdias no capital do Montepio é um “disparate”, salientando que a função daquelas instituições é ajudar pessoas e não fazer parte do capital de um banco.
A Associação Mutualista Montepio Geral deixará de ter 100% do capital social do banco Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) logo que este passe a sociedade anónima, de acordo com os novos estatutos do banco mutualista.
A agência de notação financeira Moody's reviu em baixa o 'rating' da dívida sénior do Novo Banco, justificando a decisão com a operação de troca de obrigações que integra a operação de venda do banco à Lone Star.
A agência Ficth atribuiu hoje o 'rating' de 'B-', o sexto dentro do grau de não investimento ou ‘lixo’, à dívida emitida em março pela CGD para se recapitalizar, no montante total de 500 milhões de euros.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou hoje que a solução encontrada para alienar o Novo Banco, não sendo perfeita, é "equilibrada", tendo presente a necessidade de proteger os contribuintes portugueses.
A deputada do CDS Cecília Meireles considerou que o Governo socialista "falhou" os objetivos definidos para a venda do Novo Banco, mas considerou que Bloco de Esquerda e PCP, que apoiam o executivo socialista, também são responsáveis pela operação.
O Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) reiteraram que o Novo Banco, alienado aos norte-americanos da Lone Star, devia ser mantido na esfera pública e servir de impulso para dinamizar da economia portuguesa.
O PSD procurou hoje no parlamento colar o Bloco de Esquerda (BE) e o PCP ao "mau negócio para o Estado" que foi a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star.
O socialista Eurico Brilhante Dias considerou que a fórmula encontrada pelas autoridades para vender o Novo Banco é a "menos má" possível, realçando que era "péssimo" o ponto de partida deste negócio. "O banco limpo, afinal, não era assim tão limpo. Afinal o banco mau era o banco péssimo", disse o d
O BE criticou o Governo por apresentar, no negócio do Novo Banco, duas "ficções", uma em torno do "custo zero da venda" e outra apontando que "não haveria alternativa" neste processo.
A política de juros nulos do Banco Central Europeu (BCE) é criticada num relatório do conselho de assessores do ministério da Economia alemão, composto por 25 economistas, que alerta para os perigos da mesma.
O Ministério das Finanças vai liderar, em articulação com diferentes organismos públicos e outros ministérios, uma recolha de informação durante o mês de abril para perceber que funcionários públicos podem progredir na carreira a partir de 2018.
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje uma resolução que define as condições para poder aprovar o futuro acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), com foco no respeito pelos direitos dos cidadãos.
A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Verstagher, disse hoje estar “satisfeita” com a venda do Novo Banco, uma “longa saga” que se arrastou por mais de três anos, esperando por detalhes da operação “nas próximas semanas”.
O primeiro-ministro, António Costa, realiza hoje uma visita oficial ao Luxemburgo, acompanhado dos ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, que assinarão com os seus homólogos vários memorandos de entendimento.
O Parlamento debate hoje o processo de venda do Novo Banco, por requerimento do Bloco de Esquerda (BE), que defende que o Governo devia levar o negócio a votos na Assembleia da República.
O Governo autorizou hoje a Autoridade Tributária (AT) a investir 1,7 milhões de euros até 2019 na criação e assistência técnica de um "centro de dados alternativo", que permitirá ao Fisco recuperar dados em caso de desastre.
O Governo quer que o investimento chinês aumente em Portugal, mas mais orientado para os setores produtivos da economia, como a agroindústria, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.
O primeiro-ministro defendeu esta terça-feira que a Associação Mutualista Montepio deve ter uma transição para um novo modelo "sem alarme" e afirmou que o fundo Lone Star só propôs a compra de 75% do capital do Novo Banco.