A tempestade tropical “Sebastien” deverá afetar hoje o estado do tempo, em proporções diferentes, em todas as ilhas dos Açores, indicou na noite de domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um sismo de magnitude 4,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de 30 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo, na ilha do Faial, foi hoje sentido, sem provocar danos.
A tempestade tropical “Sebastien” deve atingir os Açores como depressão extra-tropical e deverá passar próximo do grupo ocidental, sob aviso laranja durante esta noite, tendo sido emitido aviso amarelo para todas as ilhas para segunda-feira.
Ponta Delgada é o único município dos Açores onde há sem-abrigo na rua, mas as respostas atuais são suficientes e os maiores problemas sociais são a inserção no mercado de trabalho e a mendicidade, alertam as instituições.
O presidente do Governo Regional dos Açores afirmou hoje que, na luta pela preservação dos oceanos, a região opta por "uma resposta especialmente qualificada e especialmente fundamentada".
O relatório do programa Blue Azores sugere o aumento significativo das zonas sob proteção total na zona económica exclusiva (ZEE) dos Açores, uma vez que as áreas marinhas protegidas existentes "não mostram benefícios claros".
Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter foi sentido na quinta-feira nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, informou hoje o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Há mais de 20 anos que a Campanha SOS Cagarro ajuda estas aves marinhas a lançar-se no primeiro voo em segurança nos Açores e a população já sabe de cor o lema "Salve um cagarro, faça um amigo".
Um sismo com magnitude de 3,7 na escala de Richter foi sentido hoje de manhã na ilha do Faial, informou o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
A "situação de calamidade" na sequência da passagem do furacão "Lorenzo" nos Açores, no início de outubro, vai vigorar durante dois anos, segundo a resolução aprovada na quinta-feira em Conselho de Ministros e publicada hoje em Diário da República.
O PSD. Açores quer criar uma comissão eventual de acompanhamento da reparação dos prejuízos gerados pela passagem do furacão “Lorenzo”, em 2 de outubro, com a apresentação de um relatório trimestral no parlamento regional, foi hoje anunciado.
Um sismo com magnitude 3,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de 31 quilómetros do Capelo, no Faial, foi sentido hoje às 09:51 locais (menos uma hora do que em Lisboa).
O Governo dos Açores determinou, a partir de hoje, o fim da crise energética relativa ao gasóleo nas ilhas das Flores e do Corvo na sequência da passagem recente pelo arquipélago do furacão "Lorenzo".
A representação parlamentar do PPM no parlamento dos Açores entregou hoje um requerimento pedindo a audição do presidente demissionário da transportadora SATA e da governante com a tutela dos Transportes, Ana Cunha.
O PSD/Açores apresentou hoje no parlamento regional uma proposta de plano de atuação que visa apoiar a economia das ilhas das Flores e Corvo face aos prejuízos resultantes da passagem do furacão "Lorenzo" na região.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo o arquipélago dos Açores, a partir do início da tarde de hoje, devido às previsões de chuva, agitação marítima e vento.
Uma viatura ligeira despistou-se esta tarde no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, vitimando mortalmente as duas mulheres e o homem que nela se encontravam, revelou à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu os aviso amarelos emitidos para as ilhas dos grupos central e oriental dos Açores até às 06:00 de domingo (hora local, mais uma em Lisboa).
As fortes chuvas que se fizeram sentir hoje de manhã nos Açores provocaram inundações e deslizamentos de terras nas ilhas de São Miguel e da Graciosa, num total de 12 ocorrências, sem registo de vítimas.
A viola da terra é um instrumento musical de cordas típico dos Açores, pertencente à família das violas de arame portuguesas, que teve origem no século XVIII e "sobreviveu graças ao povo".
As ilhas de São Miguel e de Santa Maria, no grupo oriental dos Açores, estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A secretária dos Transportes e Obras Públicas do Governo dos Açores asseverou hoje haver uma "monitorização constante" dos bens e combustíveis no Corvo, refutando a ideia de falhas no abastecimento à ilha após a passagem do furacão "Lorenzo".
O arquipélago dos Açores vai estar sob aviso amarelo entre hoje e quinta-feira devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada por trovoadas, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).