O Presidente da República visitou hoje o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão "Lorenzo", pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva".
A iluminação pública da ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, vai sofrer um apagão na noite de 01 de novembro, uma iniciativa para sensibilizar para a ameaça que a poluiçao luminosa representa para as aves marinhas.
A caça ao coelho-bravo na zona ocidental de São Miguel está interditada durante cerca de dois meses, devido ao surgimento de um novo surto da Doença Hemorrágica Viral (DHV), anunciou hoje o Governo dos Açores.
O líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, demitiu-se hoje do cargo e vai pedir eleições internas diretas, não adiantando se se irá recandidatar ao cargo que assumiu há um ano.
A passagem do furacão "Lorenzo" nos Açores, em 02 de outubro, provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros, anunciou hoje o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.
As empresas que passaram à segunda fase do concurso para a construção e exploração do Porto Espacial de Santa Maria vão apresentar as suas soluções “dentro de oito dias”, avançou o Governo dos Açores.
O Governo dos Açores informou hoje que está a ser avaliada a forma mais adequada de transportar bovinos vivos a partir da ilha das Flores, depois da passagem do furacão “Lorenzo”.
O diretor regional dos Assuntos do Mar do Governo dos Açores afirmou hoje que a passagem recente do furacão "Lorenzo" pelo arquipélago causou a morte a 700 cagarros nas ilhas do Pico e do Faial.
O Tribunal Judicial de Ponta Delgada, nos Açores, começa hoje a julgar o principal arguido do caso "Farfalha", um antigo pintor de construção civil, que está acusado dos crimes de violação, abuso sexual e recurso à prostituição de menores.
O Governo dos Açores espera ter na próxima semana uma "estimativa global" dos danos causados pela passagem do furacão "Lorenzo" pelo arquipélago, anunciou hoje a secretária Regional das Obras Públicas.
O vice-presidente da Federação de Pescas dos Açores, Jorge Gonçalves, considerou hoje que "a atual meta de 15% de áreas marinhas protegidas é elevada, tendo em conta cuidados" que os pescadores já têm com o ambiente.
O Governo dos Açores reconheceu hoje que a aplicação de taxas e tarifas aduaneiras adicionais pelos EUA é uma "matéria delicada", mas sublinhou estar a trabalhar sobre o tema desde maio com o Governo da República.
Vila Franca no Campo, na ilha de São Miguel, teve a maior taxa de abstenção nas legislativas de domingo. Hoje, as poucas pessoas que circulavam nas principais ruas do concelho dividiam-se nas justificações para tal.
O Governo Regional dos Açores prevê que o Porto das Lajes das Flores, destruído pelo furacão "Lorenzo", possa ser aberto à navegação "muito em breve", tendo sido já limpa "70% da área do terrapleno".
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) nos Açores sublinhou hoje a "grande vitória" nas eleições de domingo também na região, onde "triplicou o numero de votos", perspetivando "um bom resultado" nas regionais de 2020 para eleger deputados.
Um sismo com magnitude 1,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de dois quilómetros do concelho da Povoação foi sentido no sábado à noite na ilha de São Miguel.
A equipa de militares dos três ramos das Forças Armadas enviada para avaliar o estado de acessibilidade do Porto das Lajes das Flores, que ficou destruído com a passagem do furacão “Lorenzo”, chegou na manhã de hoje à ilha.
O presidente do Governo dos Açores salientou hoje, numa visita à ilha do Pico, que os trabalhos que decorrem em várias frentes estão a garantir o “regresso gradual à normalidade” na região, após a passagem do furacão “Lorenzo”.
A Marinha e da Força Aérea vão enviar para a ilha das Flores, nos Açores, materiais e 294 militares para darem apoio às necessidades no terreno, após a passagem do furacão “Lorenzo”, na quarta-feira, foi hoje anunciado.
O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, disse hoje que o trabalho para assegurar o abastecimento de alimentos e combustíveis à ilha das Flores, depois da passagem do furacão “Lorenzo”, está “já a ser feito”.
A Portos dos Açores afirmou hoje que em todas as ilhas do arquipélago houve danos com a passagem do furacão "Lorenzo", mas o caso "urgentíssimo" é o das Flores, onde um novo porto custará "várias dezenas de milhões de euros".
O Governo regional dos Açores declarou hoje situação de crise energética para garantir o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, devido aos estragos causados na sequência da passagem do furacão “Lorenzo” pelo arquipélago.
A passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas, mas o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil já foi desativado e a situação está a regressar à normalidade.
A rede elétrica de média tensão já foi normalizada nas ilhas do Pico e das Flores, informou a empresa de Eletricidade dos Açores (EDA), que espera resolver nas próximas horas todos os danos elétricos causados pelo furacão “Lorenzo”.