Pelo menos uma dezena de famílias, todas na mesma rua, ficaram desalojadas na manhã de hoje, devido a inundações provocadas pela forte ondulação que se registou na ilha do Faial, devido à passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores.
O presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores, nos Açores, afirmou hoje que a passagem do furacão “Lorenzo” provocou "danos avultados" em vias, habitações, no património municipal e no porto, tendo sido necessário proceder a três realojamentos.
O período crítico do furacão “Lorenzo” ainda não terminou, devido à agitação marítima e ao vento forte que ainda se registam, disse hoje à Lusa o delegado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) nos Açores.
O furacão “Lorenzo” provocou mais de 170 ocorrências esta madrugada e manhã nos Açores e obrigou ao realojamento de mais de 50 pessoas, revelou ao início da tarde o Governo Regional.
Depois do período mais crítico em termos de vento, o Corvo prepara-se, ao início da manhã de hoje, para a agitação marítima, referiu o presidente da Câmara, informando que o dispositivo de segurança se mantém ativo até “pelo menos às 09:00”.
A operadora aérea de baixo custo Ryanair vai passar a assegurar uma ligação semanal entre a ilha Terceira, nos Açores, e Londres, a partir de março de 2020, foi hoje anunciado.
Os primeiros efeitos do furacão “Lorenzo”, atualmente na categoria 2, deverão começar a fazer-se sentir a partir da noite de hoje nos grupos Ocidental e Central dos Açores, com vento forte, agitação marítima e chuva.
O presidente do Governo dos Açores determinou, para quarta-feira, o encerramento dos serviços e organismos públicos, exceto os considerados urgentes, nas ilhas dos grupos Ocidental e Central do arquipélago, devido à passagem do furacão "Lorenzo".
O furacão "Lorenzo", atualmente na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, "deverá passar com categoria 1" a oeste da ilha das Flores, na quarta-feira, mantendo-se a previsão de que afetará todo o arquipélago dos Açores, avança o IPMA.
Cerca de 900 passageiros de voos do grupo SATA deverão ser afetados na quarta-feira pela passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores, segundo uma estimativa do gabinete de emergência da operadora aérea divulgada à agência Lusa.
O furacão “Lorenzo”, que passou à categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, encontrava-se hoje de manhã a aproximadamente 1.800 quilómetros a sudoeste dos Açores, mas está prevista uma “diminuição da intensidade nos próximos dias”.
O primeiro-ministro, António Costa, esteve hoje ao telefone com o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, a propósito do furacão Lorenzo, que deverá atingir o arquipélago na quarta-feira, tendo disponibilizado todo o apoio necessário.
O furacão Lorenzo encontrava-se esta manhã a 2.200 quilómetros (km) a sudoeste dos Açores, e deverá atingir "todo o arquipélago" na quarta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A probabilidade de o furacão Lorenzo atingir os Açores é "superior a 80%", esperando-se rajadas até 150 quilómetros por hora e ondas superiores a 20 metros, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
O furacão Lorenzo poderá vir a afetar os Açores, mas é "ainda incerta" a intensidade com que eventualmente atingirá o arquipélago na próxima semana, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Proteção Civil dos Açores emitiu hoje um alerta devido às previsões de chuva por vezes forte no grupo Ocidental, que vai estar sob aviso amarelo meteorológico até às 12:00 locais.
A vertente de incentivo ao arrendamento do programa “Famílias com Futuro" beneficiou nos últimos dez anos 3.350 agregados familiares, anunciou hoje o Governo dos Açores, que quer prolongar o apoio à renda por mais cinco anos.
As ilhas das Flores e do Corvo, no grupo ocidental dos Açores, estão sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de "chuva forte" e "trovoada".
Hugo dedica-se "a tempo inteiro" na sua nova oficina, em Ponta Delgada, à construção de violas da terra, instrumento de cordas típico açoriano, e tem encomendas de vários pontos do país e até do estrangeiro.
Os quadros das escolas dos Açores apresentam um “défice” de 20% de professores pelo facto de o Governo Regional estar a “limitar” a contratação sucessiva a termo resolutivo, denunciou o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA).
O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados, mas os acidentes são, no geral, menos graves.
O ano letivo arranca no arquipélago a 16 de setembro com uma nova disciplina obrigatória de História, Geografia e Cultura dos Açores para o segundo e terceiro ciclo e a introdução no primeiro de conteúdos sobre o mar.
Um homem que estava desaparecido desde o final da tarde de segunda-feira foi encontrado hoje "com vida, no mar, a uma milha a sul do ilhéu de São Roque", em São Miguel, disse fonte da autoridade marítima.