Os loucos, os caretos e os outros
Que é da loucura? O que distingue um louco de um são? No Rio de Janeiro, Brasil, os portões do Instituto Municipal Nise da Silveira abrem-se para o desfile do bloco Loucura Suburbana, uma colorida celebração de diversidade e inclusão que reúne há 20 anos centenas de foliões, familiares, profissionais e utilizadores de serviços de saúde mental no Engenho de Dentro (zona norte).
No meio daquela folia, é impossível identificar 'loucos' e 'sãos' entre os reunidos no antigo hospital psiquiátrico. "Quem é louco e quem não é na nossa sociedade? No carnaval todos colocam sua loucura para fora", contou à AFP Adriana Carvalho Lopes, numa reportagem que aqui no SAPO24 reproduzimos.
Deste lado do oceano, lá para terras de Bragança, este está a ser o primeiro Carnaval de Podence, depois da classificação da UNESCO. Começou hoje com poucos Facanitos, como poucos são os habitantes da aldeia transmontana que resistiu a outros carnavais, e elevou a Património da Humanidade a ancestral tradição dos caretos.
Com queixas de falta de apoio das entidades locais, a associação do Grupo de Caretos de Podence deu início ao Entrudo Chocalheiro de 2020 com a novidade do desfile dos pequenos Caretos, os mais novos, os Facanitos, que serão o garante da tradição, elevada a Património Imaterial da Humanidade, em dezembro de 2019. É mais uma reportagem, com texto de Helena Fidalgo e fotografias de José Coelho, da agência Lusa, que pode ler aqui no SAPO24.
E porque é de memórias que falamos, andemos para a Póvoa de Varzim. Foi lá, a propósito do Correntes D’Escritas, que Ana Leiria falou com Juan Gabriel Vásquez. O escritor colombiano fala-nos da ideia de usar “o romance como uma ferramenta de exploração da nossa realidade”. E fá-lo, escrutinando o passado para destrinçar o presente.
É por isso que na obra do escritor o grande protagonista é recorrentemente a “memória”, uma “obsessão” explicada com a necessidade de alcançar o passado, um “território oculto” ao qual só se consegue chegar através das histórias que se contam, e “para contar histórias há que recordar”.
“Se deixarmos de recordar um episódio, esse episódio desaparece e é isso que fazem as histórias oficiais dos países: obrigar a recordar umas coisas e obrigar a esquecer outras, e assim se vai montando a história sobre as nossas sociedades, que é interessada e distorcida e mentirosa”.
Não é por acaso que sublinho a memória. Afinal, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu hoje mesmo homenageá-la. Ou melhor, distinguir uma caixa de memórias que José Pacheco Pereira tem vindo a arrumar na margem sul do Tejo.
Falo da Ephemera, a quem o presidente da República atribuiu hoje as insígnias de membro honorário da ordem de Mérito. Na opinião de Marcelo, a Ephemera é "o retrato de José Pacheco Pereira" de "sensibilidade cívica, no espírito de liberdade, na independência crítica".
Pacheco Pereira "gosta de ter mais informação e gosta de divulgar a informação e gosta de partilhar e gosta de recolher e gosta de ter muitos amigos", acrescentou. "Isso é uma riqueza enorme num país que não tem, muitas vezes, olhado nem para a memória suficientemente, nem para a memória do ponto de vista cívico e social", frisou o chefe de Estado, argumentando que "olha-se para a memória oficial, olha-se para a memória estática, rígida, mas sem envolver todos e todas naquilo que é razão de ser da Ephemera".
Aqui entre o Entrudo e a memória, despeço-me a olhar para trás (ainda que trauteando as canções do Festival que arranca hoje na RTP).
Até amanhã. Eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 21:20
- Milhares de pessoas, entre locais e turistas, concentraram-se hoje no Funchal para ver desfilar os carros alegóricos do cortejo de Carnaval da Madeira, com 1.900 figurantes.
-
- 20:49
-
Juan Gabriel Vásquez: O romance é um protesto contra o apagamento da história
O escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez afirma que o seu primeiro romance, “Os Informadores”, é um “protesto” contra o branqueamento do episódio da perseguição política a alemães, nos anos de 1930/1940, que a Colômbia quis fazer na sua história oficial.
-
- 19:00
-
Caretos festejam primeiro entrudo como Património da Humanidade esquecidos na sua terra
O primeiro Carnaval de Podence, depois da classificação da UNESCO, começou com poucos Facanitos, como poucos são os habitantes da aldeia transmontana que resistiu a outros carnavais, e elevou a Património da Humanidade a ancestral tradição dos caretos.
-
- 18:43
-
Covid-19. Tripulante português do navio em quarentena no Japão pode estar infetado com o novo coronavírus
Um cidadão português, tripulante do navio Diamond Princess, que está atracado num porto japonês, estará infetado com o novo coronavírus, disse o presidente da câmara da Nazaré, de onde o homem é natural, à SIC. O presidente da República alerta para a necessidade de haver confirmação oficial.
-
- 18:04
-
Presidente distingue Associação Ephemera como membro honorário da Ordem do Mérito
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu hoje as insígnias de membro honorário da ordem de Mérito à Associação Cultural Ephemera, destacando que aquela entidade é "o triunfo de um coletivo".
-
- 17:48
-
"Quem é louco e quem não é?". O Carnaval é só uma oportunidade de colocar a loucura cá fora
Os portões do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Rio de Janeiro, abrem-se para o desfile do bloco Loucura Suburbana, uma colorida celebração de diversidade e inclusão que reúne há 20 anos centenas de foliões, familiares, profissionais e utilizadores de serviços de saúde mental no Engenho de De
-
- 17:32
-
Turquia, França, Alemanha e Rússia vão reunir-se em março para discutir Síria
A situação na província de Idlib, último bastião rebelde da Síria, vai ser discutida numa cimeira agendada para 5 de março entre os líderes da Turquia, da Rússia, da França e da Alemanha, anunciou hoje o Presidente turco.
-
- 16:53
-
Centenas de pessoas manifestam-se em Londres contra extradição de Julian Assange
Várias centenas de pessoas concentraram-se hoje em Londres, para se manifestarem contra a extradição do fundador do Wikileaks, Julian Assange, dois dias antes da decisão judicial britânica ao pedido dos Estados Unidos, que querem julgá-lo por espionagem.
-
- 16:46
-
FC Porto qualifica-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de andebol
O FC Porto qualificou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de andebol, após vencer na receção aos macedónios do HV Vardar, atuais campeões da Europa, em jogo da 13.ª jornada do Grupo B.
-
- 16:42
-
Eutanásia: Marcelo recusa antecipar decisão "até ao momento do final do processo"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não quis hoje comentar a aprovação, no parlamento, dos diplomas pela despenalização da morte medicamente assistida, notando não querer antecipar a sua decisão "até ao momento do final do processo".
-
- 15:41
-
Silas sobre Bruno Fernandes: “A instabilidade que havia com ele, acabou por mexer também connosco”
A instabilidade em torno de Bruno Fernandes no mercado de transferências de inverno afetou o rendimento do antigo futebolista do Sporting e mexeu com a equipa, admitiu hoje o treinador Silas.
-
- 13:59
-
“Fomos trucidados, mas não fomos vencidos”. Petição pretende repor Fânzeres como freguesia autónoma de Gondomar
O movimento cívico pela reposição da freguesia de Fânzeres, em Gondomar, distrito do Porto, revelou hoje que iniciou uma petição para “continuar a lutar” contra a união a São Pedro da Cova, "prejudicial para as populações”.
-
- 13:47
-
Comité Olímpico italiano defende cancelamento de provas no norte do país
O presidente do Comité Olímpico de Itália (CONI), Giovanni Malagó, defendeu hoje o cancelamento dos eventos previstos nas zonas italianas afetadas pelo surto do coronavírus, que provocou dois mortos no norte do país.
-
- 13:15
-
Há livros infantis de autores nazis à venda na Amazon. Museu de Auschwitz pede que sejam "eliminados imediatamente"
O Museu de Auschwitz pediu ao CEO da Amazon, Jeff Bezos, que retire os livros infantis antissemitas do período nazi que estão à venda na plataforma.
-
- 11:26
-
Fury vs. Wilder: conseguirá o Gypsy King bater a força bruta do Bombardeiro de Bronze?
No primeiro combate entre estes dois pesos pesados houve quem fosse ao tapete e não faltou nem controvérsia nem indignação. No entanto, um coisa não houve: um vencedor. Deontay Wilder ficou com título, Tyson Fury com vantagem nos cadernos de anotações de muitos especialistas, mas o desfecho ditou em
-
- 09:55
-
Covid-19: Setores têxtil, vestuário e calçado em Portugal "preocupados" com prolongamento da crise
Os setores têxtil, vestuário e calçado estão “preocupados” com o eventual impacto de um prolongamento da crise do coronavírus, admitindo que poderá levar a quebras no fornecimento de matérias-primas e de encomendas provenientes da Ásia.
-
- 09:53
-
Covid-19: segunda morte em Itália em menos de 24 horas
Ao primeiro caso de um homem de 78 anos, revelado ontem, juntou-se esta manhã o de uma mulher.
-
- 09:29
-
"15 anos, nove meses e inúmeras solicitações" depois: "Friends" de regresso com especial na HBO Max
Mais de 15 anos após o último episódio, os fãs podem comemorar: "Friends" está de volta.
-
- 09:11
-
Restituição de obras de arte aos países de origem. "Não podemos colocar todos os objetos na mesma situação e procurar uma solução comum", diz historiadora
A historiadora Isabel de Castro Henriques disse à agência Lusa que "cada caso é um caso", no âmbito do processo de devolução de obras de arte africana aos países de origem, que tem vindo a ser alvo de debate.
-
- 08:55
-
Patrícia Mamona terceira no triplo-salto do 'meeting' de Madrid em pista coberta
A atleta do Sporting Patrícia Mamona foi terceira classificada na prova do triplo-salto do 'meeting' de Madrid, na qual a venezuelana Yulimar Rojas bateu o recorde mundial de pista coberta.
-