Capitais da Solidão
A cada país do mapa
uma mancha de cores macias
e a negra capital
com a sua teia de estradas
e o seu enxame de nomes
e pontos mais finos.
Capitais da solidão —
recordam-nos o quanto
as quisemos,
esperando talvez
que o amor fosse justo
e a vida mais pródiga
em Roma, Budapeste
ou Paris entre Abril
e Junho.
Podemos agora
percorrê-las a eito
no papel, onde estão
imóveis e nunca anoitecem,
emblemas duradouros
de uma esperança
que não foi, neste caso,
a última a morrer.
Rui Pires Cabral, Capitais da Solidão, 2006
Morada, livro que reúne a poesia de Rui Pires Cabral, traz na capa uma casa em chamas. Melhor: uma casa navega o mar enquanto o fogo esperneia das janelas. A colagem é de Martin Copertari e parece metáfora dos dias de agora.
Cada qual — dos que podem — é capitão de mar e guerra desse seu caíque de alvenaria, navegando as ondas dum mar revolto, torrencial de incertezas. Cada rua é uma capital de ausência, baluarte do vazio, oco miolo da civilização. Só restam, nos seus becos e buracos esconsos, os invisíveis.
Este domingo, Portugal contabiliza 903 mortos associados à covid-19 em 23.864 casos confirmados de infeção. Apesar dos números, as forças de segurança notam o aumento na circulação rodoviária. Nos seus infinitos diretos nas estradas, a CMTV acompanha ações da GNR e da PSP: da Ponte 25 de Abril, em Lisboa, à praia da Vieira, em Leiria, apesar de a maioria das pessoas ter justificação para estar na rua, o volume nota-se.
Desde que foi decretado o estado de emergência em Portugal devido à pandemia de covid-19, em março, que as forças de segurança têm intensificado o patrulhamento e a fiscalização nas estradas, sobretudo durante os fins de semana.
Na sexta-feira, numa conferência de imprensa conjunta, a PSP e a GNR tinham anunciando que iriam manter, ao longo do fim de semana, as operações de patrulhamento e fiscalização para garantir o cumprimento das normas do estado de emergência, dando especial atenção aos aglomerados de pessoas e viaturas, nomeadamente junto às praias.
A PSP e GNR detiveram até hoje 83 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 187 estabelecimentos comerciais desde o início do terceiro período do estado de emergência, a 18 de abril, indicou o Ministério da Administração Interna. Portugal está em estado de emergência para combater a covid-19 desde o dia 18 de março, que já foi renovado por três períodos, e termina a 2 de maio.
Desde que foi decretado o estado de emergência, em 22 de março, devido à pandemia de covid-19, que as forças de segurança detiveram um total de 375 pessoas e encerraram 2.327 estabelecimentos comerciais por incumprimento das normas.
Cerca de 9% de uma amostra de casos confirmados de covid-19 analisada pelas autoridades de saúde contraíram a doença através de "transmissão social" ou seja, por "contacto com amigos e familiares" fora da residência, anunciou hoje a ministra da Saúde. Por isso mesmo, Marta Temido, fez um apelo a que "ninguém, em qualquer circunstância, baixe as medidas de prevenção da transmissão da infeção".
O confinamento cansa. O confinamento desespera. Mas o confinamento também pode muito bem salvar.
Há umas semanas, passei quatro horas no centro do Porto, da Coronel Pacheco à Ribeira. Da Sé à Cordoaria. E vi a ausência da capital solitária. Caminhei as ruas, à sombra dos gritos das gaivotas, vigiado pelos crepusculares gatos vadios e despercebido aos homens e mulheres que se escondem nas arcadas, nos buracos das ruas onde se abrigam, desabrigados que são.
A Baixa burguesa, abandonada aos animais e aos homens como eles tratados. Sem gente desse nome, as congostas do granito invicto são só um desolado labirinto de vagabundos e cérceas alaranjadas pelo sol que morre na Foz.
A gente até sente falta das ofertas de haxixe na esquina do Intercontinental. A gente até nota a inutilidade de aguardar o verde para os peões atravessarem os Aliados. A gente até procura ouvir a confusão dos turistas.
Restam os sem-abrigo, cujo estado de emergência começou antes de sem abrigo ficarem.
Na praça do Carlos Alberto, um homem velho e uma mulher nova, de sotaque britânico, diziam um para o outro, no meio da estrada: “mais vale ir agora, poderá ser que amanhã chova”.
Oxalá a tempestade já tenha passado. Eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 19:36
- A PSP e GNR detiveram até hoje 83 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 187 estabelecimentos comerciais desde o início do terceiro período do estado de emergência, a 18 de abril, indicou o Ministério da Administração Interna.
-
- 19:27
-
Covid-19: Milhares de denúncias nas redes sociais por saídas com crianças em Madrid
Milhares de cidadãos estão a denunciar em Espanha, nas redes sociais, numerosos casos de supostos incumprimentos nos passeios com as crianças, permitidos desde hoje em todo o país como primeira medida para a saída do confinamento.
-
- 19:09
-
Covid-19: França regista 242 mortes em 24 horas e total supera os 22.800 óbitos
A França registou nas últimas 24 horas 242 mortes associadas à covid-19 em meio hospitalar e nos lares, perfazendo um total de 22.856 mortos desde o início da pandemia, anunciou hoje fonte oficial.
-
- 19:02
-
Covid-19: Sete pescadores de Matosinhos retidos no barco por suspeita de contaminação
Sete pescadores foram hoje retidos na sua embarcação, no porto de Matosinhos, aguardando os resultados dos testes à covid-19 determinados pela autoridade local de saúde pública, disse fonte oficial da Capitania dos Portos do Douro e Leixões.
-
- 18:50
-
Covid-19: Plataforma de Cinema lamenta “absoluta irrelevância política" da tutela
A Plataforma de Cinema, que reúne mais de uma dezena de representantes de produtores, realizadores, agências e festivais, lamentou hoje a “absoluta irrelevância política da tutela da Cultura” na ajuda ao setor, paralisado por causa da covid-19.
-
- 18:42
-
Covid-19: Liga quer testes obrigatórios antes da retoma dos treinos coletivos e jogos
A Liga de futebol prevê a realização obrigatória de testes à covid-19 a jogadores e ‘staff’ técnico antes do primeiro treino coletivo e do primeiro jogo oficial e a constituição de um comissão independente para análise de dados.
-
- 18:29
-
Covid-19: Reino Unido vai manter medidas de distanciamento apesar da pressão económica
O Reino Unido vai manter medidas de distanciamento “durante um tempo” para travar a pandemia covid-19, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros e líder provisório do executivo, Dominic Raab, perante a pressão que enfrenta para suavizar o confinamento.
-
- 18:21
-
Covid-19: Um padre celebrou a missa em Castelo de Paiva. A GNR notificou-o — mas só depois de a celebração terminar
A GNR notificou hoje de manhã um padre que estava a celebrar uma missa na freguesia de Pedorido, em Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, com a presença de paroquianos na igreja, quando as cerimónias estão suspensas durante o estado de emergência.
-
- 17:32
-
Jogos Olímpicos: Paris2024 está "obsoleto, ultrapassado e alheado da realidade"
O projeto olímpico Paris2024 está "obsoleto, ultrapassado e alheado da realidade", considerou hoje o membro do Comité Olímpico Internacional (COI) Guy Drut, ex-ministro do desporto francês.
-
- 16:40
-
Covid-19: PSP realiza várias operações de fiscalização aos condutores na Grande Lisboa
A PSP está hoje a realizar várias operações de fiscalização rodoviária na zona da Grande Lisboa para verificar se os condutores estão a cumprir as limitações de circulação impostas pelo estado de emergência, disse à agência Lusa fonte policial.
-
- 16:00
-
Covid-19: Ministro do Trabalho alemão quer direito ao teletrabalho na lei após pandemia
O ministro do Trabalho alemão quer consagrar na legislação o direito à opção pelo teletrabalho, nos casos em que tal seja possível, mesmo depois de terminada a crise relacionada com a pandemia da covid-19.
-
- 15:48
-
Covid-19: Açores sem casos positivos pelo quarto dia e mais uma morte
Os Açores não registaram casos positivos de Covid-19 pelo quarto dia consecutivo, mas houve mais uma morte nas últimas 24 horas, assim como sete novos casos recuperados, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
-
- 15:37
-
Covid-19: Governo alemão diz que China o pressionou para elogiar a sua resposta à pandemia
O regime chinês terá tentado pressionar o Governo alemão para fazer comentários positivos sobre a gestão de Pequim da pandemia da covid-19, afirmou o executivo liderado por Angela Merkel, numa resposta a uma pergunta parlamentar.
-
- 15:16
-
Covid-19: Mais de 2,9 milhões de infetados e 200.000 mortos em todo o mundo
O número de infetados pelo novo coronavírus já ultrapassou os 2,9 milhões e provocou a morte de mais de 200.000 pessoas em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP.
-
- 14:38
-
Plataformas de monitorização de contactos para travar a propagação do covid-19? “A existirem serão utilizadas em moldes a definir e em termos combinados”
Depois de o primeiro-ministro ter levantado esta semana a possibilidade de uma ferramenta de monitorização capaz de alertar quem esteve em contacto próximo com uma pessoa infetada, a ministra da Saúde opta por não se comprometer e diz que "todas as formas de acompanhamento daquilo que possa ser o re
-
- 14:05
-
Quatro detidos por tentativa de agressão a elementos da polícia e tiros em Elvas
A PSP deteve hoje quatro homens, em Elvas, de um grupo entre 15 a 20 pessoas, que tentaram agredir agentes da polícia com pedras e garrafas de vidro, e efetuaram dois tiros, revelou a força de segurança
-
- 13:08
-
Apesar das restrições impostas, autoridades confirmam que ainda há portugueses a serem infetados por contactos sociais fora de casa
Cerca de 9% de uma amostra de casos confirmados de Covid-19 analisada pelas autoridades de saúde contraíram a doença através de "transmissão social" ou seja, por "contacto com amigos e familiares" fora da residência, anunciou a ministra da Saúde. Marta Temido disse também que cerca de 30% dos casos
-
- 12:47
-
Trump não quer "perder tempo" com conferências de imprensa diárias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que não vale a pena "perder tempo" nem em conferências de imprensa diárias relativas à pandemia de Covid-19, em que apenas são colocadas "questões hostis".
-
- 10:31
-
Covid-19: Empregadas de limpeza portuguesas na Suíça sem trabalho nem apoios
As restrições impostas pela Covid-19 na Suíça deixaram sem rendimento centenas de empregadas de limpeza portuguesas que, sem vínculo nem horários certos, ficaram sem trabalhar e não têm apoios sociais, o que levou um sindicato a pedir ajuda estatal.
-
- 09:00
-
A krisis da Covid-19: Oportunidade para quem?
Em momentos de emergência é muito comum recorrer-se à etimologia da palavra crise para se transmitir alguma esperança à população. Poucas semanas depois de a crise estalar é-nos explicado que a crise é afinal “κρῐ́σῐς” ou krisis, um estado intermédio no qual um paciente tanto pode sucumbir à doença
-
- 08:53
-
O cupido da Netflix trouxe de volta a paixão por reality shows
A relação de amor-ódio com as séries da categoria “Realidade” da Netflix tem dado que falar. Ainda que haja quem se baseie em estereótipos e se negue a dar uma oportunidade aos novos reality shows, a plataforma parece ter sido capaz de reinventar o formato. E muitos já se renderam a programas como L
-
- 08:51
-
Dar os parabéns à Netflix e como fazer música com DiCaprio? É seguir por aqui
Olá, o meu nome é Miguel Magalhães e nesta edição de “Acho Que Vais Gostar Disto” naveguei mundos metafísicos com artistas a fazerem deles próprios, celebrei os resultados trimestrais da Netflix e também alguns aniversários musicais. É ler já a seguir.
-
- 08:24
-
25 de Abril: Sem poder atravessar "Tanto Mar", Chico Buarque publica mensagem a saudar 46 anos da Revolução dos Cravos
O cantor brasileiro Chico Buarque gravou uma mensagem saudando os portugueses pelos 46 anos da Revolução dos Cravos e disse que colocou cravos na sua janela para homenagear o fim da ditadura no país.
-
- 08:22
-
Dezenas de figuras apelam à União Europeia para que acione sanções sobre Hungria
Mais de 70 personalidades europeias apelaram à União Europeia para que aja “com urgência” face à Hungria, impondo sanções proporcionais à “inaceitável” violação das normas e valores europeus naquele país pelo governo liderado por Viktor Orbán.
-