As propinas que a geração rasca pede à geração à rasca
Nos anos 1990, estudantes do ensino secundário e superior reclamavam nas ruas contra duas coisas: as provas globais no secundário, e as propinas no superior. Quase três décadas passadas, a geração que Vicente Jorge Silva temeu ser “rasca” chumba no parlamento o fim das propinas que deixam os jovens de hoje “à rasca”.
Se no passado fim de semana ficámos a conhecer os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, durante esta semana, a entidade que financia a ciência em Portugal — FCT — divulgou (com polémica) aos candidatos os resultados provisórios do concurso de bolsas de doutoramento deste ano.
O acesso à formação superior faz-se de concursos — seja para entrar, seja para conseguir pagar os valores exigidos nas instituições públicas e continuar a estudar. E se nas licenciaturas os valores têm sofrido descidas nos últimos anos, no caso dos mestrados e doutoramentos as propinas têm vindo a ser atualizadas em alta — a atual Lei de Financiamento do Ensino Superior estabelece limites para as propinas relativas às licenciaturas e mestrados integrados, mas permite às instituições decidir sobre os valores a aplicar nos restantes ciclos de estudo.
É disso que se queixa, por exemplo, um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Os mestrandos anunciaram hoje que vão concentrar-se em protesto contra o aumento do valor das propinas de mestrado junto à Reitoria na próxima terça-feira. Em comunicado de imprensa, os alunos de mestrado da FCUP consideram que o aumento das propinas foi “brutal” e “sem qualquer tipo de divulgação para os estudantes”.
Segundo os estudantes, as propinas de mestrado aumentaram este ano letivo, “sem que houvesse esclarecimento ou aviso prévio”. Assim, os alunos nacionais que passaram para o segundo ano viram as propinas aumentar entre 50 euros e 375 euros, com os os mestrados de Biologia Celular e Molecular, Bioinformática, Biologia Computacional, Ciência de Dados (Data Science) e de Segurança Informática a ser os mais “afetados”, descrevem.
“Esta decisão irá pôr em risco a educação e frequência universitária de muitos estudantes e limitar o seu acesso a vários ciclos de estudo, por falta de capacidade para suportar estes aumentos”, lamentam. Para os alunos, “esta medida contribui para o aumento da desigualdade económica dos alunos mais carenciados e limita o acesso e a igualdade de oportunidades, que se poderá refletir no seu sucesso no mundo de trabalho”.
Acrescentam que a situação foi ainda “mais dramática para os estudantes internacionais e internacionais CPLP que viram as suas propinas aumentadas em 1687,5 euros e 1312,5 euros, respetivamente”. Segundo a universidade, nos 34 mestrados existentes na FCUP, cinco não sofreram alteração de valor, ficando-se entre os 871 euros e os 1.250 euros de propina anual.
Assim, houve 23 mestrados que tiveram um aumento de 50 euros anuais, ficando nos 1.300 euros de propina, e outros seis mestrados que registam um aumento superior, de 180 euros ou 375 euros, fixando a propina nos 1.430 euros e 1.625 euros anuais.
Esta quinta-feira, as propinas no ensino superior voltaram a estar em debate no parlamento. O tema foi levado à Assembleia da República através de três projetos de lei que propõem diferentes limitações ao valor das propinas nas instituições de ensino superior: o BE sugere a fixação de um teto máximo para os mestrados e doutoramentos, o PAN que se limitem as alterações e o PCP volta a pedir o fim das propinas.
Durante a discussão, os três partidos partilharam argumentos para justificar as diferentes propostas, concordando na ideia de que as propinas criam desigualdades no acesso ao ensino. Afinal, “as propinas são um muro que foi sendo erguido ao longo de décadas. Em vez de progressivamente gratuito, o ensino superior veio-se tornando progressivamente mais caro”, criticou a deputada do PCP Alma Rivera.
Do lado do BE, o projeto de lei apresentado não vai tão longe e, em vez de propor a suspensão das propinas, atualmente fixadas em 697 euros para licenciaturas e mestrados integrados, o partido olha em particular para os valores praticados nos 2.º e 3.º ciclos (mestrados e doutoramentos).
“Analisando o panorama nacional e internacional do emprego, é cada vez mais essencial a obtenção de um mestrado ou de um doutoramento. Essa pressão é hoje utilizada por algumas universidades não como argumento para democratizar o acesso a estes ciclos de estudo, mas sim para os tornar inacessíveis financeiramente à maioria da população”, sublinhou Luís Monteiro.
O deputado do BE citou até alguns exemplos: o Instituto Superior de Economia e Gestão, onde um mestrado em “Accounting” tem um custo de cerca de 6.850, ou a Nova School of Business and Economics, onde um mestrado em Gestão custa quase 12 mil euros.
Segundo Luís Monteiro, ao problema dos valores praticados por algumas instituições acresce ainda a alteração do custo das propinas que, em alguns casos, tem implicações a meio do ciclo de estudos e é sobre esta questão que se debruça a proposta do PAN.
“Não é transparente nem eticamente defensável criarem-se condições de partida que depois colocam em causa as opções, as expectativas e os investimentos dos estudantes e das famílias. Não se podem mudar as regras a meio do jogo”, sublinhou a deputada Bebiana Cunha.
À direita, porém, os partidos não acompanham nenhum dos projetos de lei e a deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa aproveitou o debate para lançar críticas ao BE, PCP e PAN: “Não é possível e não é sério apresentar esta discussão olhando apenas para um lado da equação que é o lado da procura. Há que também olhar para o lado da oferta e do seu financiamento”, referiu, afirmando que todos os partidos conhecem os problemas de subfinanciamento que têm vindo a ser relatados pelas instituições.
Por outro lado, acrescenta a deputada centrista, as propostas parecem ignorar que o instrumento que garante a igualdade no acesso ao ensino superior é a ação social escolar, um argumento rejeitado por Luís Monteiro, do BE, que lembrou que as bolsas de estudo são manifestamente insuficientes para suportar os custos dos mestrados e doutoramentos.
Mais do que comentar os projetos em discussão, o PS recordou as medidas do atual Governo, em particular a redução do valor das propinas, que em 2015 estava fixado em 1.063 euros, e do reforço do ação social escolar. “O grupo parlamentar do PS defende o acesso e a frequência do ensino superior de forma democratizada, mas lembramos que há um grande número de propostas que têm de ser consolidadas e que garantirão um valor inestimável a este setor da sociedade”, referiu a deputada socialista Alexandra Tavares de Moura.
Já esta sexta-feira, o parlamento aprovou na generalidade o projeto-lei do PAN, mas deixou pelo caminho, com votos contra de PS e PSD, os projetos do BE e do PCP. Depois dos gritos que valeram aos jovens dos anos 90 o epíteto de “geração rasca”, parece que se esfumam as reivindicações antigas nas arcadas de São Bento, com os contemporâneos desses alunos de então a ignorar hoje o que se defendia na altura.
- 17:35
- O candidato democrata Joe Biden anunciou esta sexta-feira que teve resultado negativo no teste para o novo coronavírus. A notícia surge após Donald Trump ter confirmado que tinha testado positivo para a covid-19.
-
- 17:23
-
Casa Branca diz que Trump está com "sintomas ligeiros" da covid-19
A Casa Branca confirmou numa primeira instância que o presidente norte-americano está com "sintomas ligeiros" do novo coronavírus. Pouco depois foi a primeira-dama a confirmar o mesmo diagnóstico.
-
- 17:08
-
Covid-19: Equipas multidisciplinares voltam às escolas de Lisboa para garantir que tudo "corre bem"
Equipas multidisciplinares da Câmara de Lisboa, autoridades de saúde e proteção civil estão novamente a visitar as escolas públicas da cidade, para garantir que tudo “corre bem” num ano letivo em que “pequenas coisas” podem ser “muito importantes”.
-
- 16:52
-
Ordem dos Médicos apela à vacinação para a gripe sazonal dos mais frágeis
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, apelou hoje "às pessoas mais frágeis" para que se vacinem para a gripe sazonal, frisando que "de forma indireta" essa proteção tem efeitos na transmissibilidade do novo coronavírus.
-
- 15:33
-
Contágios disparam na Polónia com novo recorde diário de 2.292 casos
As autoridades polacas registaram hoje 2.292 novos contágios nas últimas 24 horas, um novo máximo diário desde o início da pandemia no país, e na sequência de sucessivos recordes de casos durante esta semana.
-
- 14:52
-
CEO do Spotify investe mil milhões de euros do “próprio bolso” em startups europeias
Daniel Ek, CEO da Spotify, anunciou em setembro, que irá investir um terço da fortuna em 'startups' nas áreas de saúde, educação, biotecnologia e 'machine learning' [tipo de inteligência artificial que permite a previsão de resultados].
-
- 14:39
-
Parlamento aprova diploma do PAN que limita alterações no valor de algumas propinas
O parlamento aprovou hoje na generalidade um projeto-lei do PAN que limita a alteração do valor das propinas dos cursos técnicos superiores profissionais, bem como dos cursos dos 2.º e 3.º ciclos de estudos ministrados em Instituições de Ensino Superior Públicas.
-
- 14:28
-
Covid-19: António Costa deseja “as melhoras” a Donald Trump
O primeiro-ministro português, António Costa, desejou hoje as melhoras do Presidente norte-americano, que anunciou esta madrugada estar infetado com o novo coronavírus, após ser também um dos líderes mundiais mais céticos relativamente à Covid-19.
-
- 14:18
-
Covid-19: Parlamento aprova resoluções para que grávidas possam ser acompanhadas
O parlamento aprovou hoje quatro projetos de resolução apresentados pelo BE, PAN, Iniciativa Liberal e pela deputada não inscrita Cristina Rodrigues a recomendar ao Governo que as grávidas possam ter um acompanhante em todas as fases da gravidez.
-
- 14:10
-
Governo anuncia reforço da resposta da Linha SNS24
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, anunciou na habitual conferência de imprensa na Direção-Geral da Saúde quanto à pandemia que o número de profissionais a trabalhar na linha SNS24 vai aumentar dos 1350 para os 2000 ainda durante o outono. Os responsáveis disseram ainda que esta te
-
- 13:43
-
Covid-19: Mais seis óbitos e 888 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas
Portugal contabiliza hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 888 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:35
-
Donald Trump testou positivo à Covid-19. E agora, irão as eleições presidenciais ser contagiadas?
O anúncio da infeção de Donald Trump com a Covid-19 surge a um mês das eleições presidenciais norte-americanas. Sendo o atual presidente dos EUA o candidato republicano, levantam-se dúvidas de como é que Trump irá manter a campanha e se isto irá afetar as suas hipóteses de ser reeleito. Antes, porém
-
- 13:14
-
Redução do preço dos passes diminuiu o uso de carro
Nesta edição do Planeta A, falamos sobre as lutas pela ação climática tanto nos Estados Unidos como na China. Por cá, a diminuição das tarifas dos transportes públicos causou a redução do uso de carro pessoal.
-
- 12:42
-
Motoristas, estafetas e restaurantes parceiros da Uber ponderam providência cautelar por falta de pagamentos
Cerca de 50 parceiros da plataforma Uber, entre motoristas, estafetas e restaurantes, ponderam apresentar uma providência cautelar contra a empresa alegando atrasos em pagamentos, em alguns casos de mais de quatro semanas.
-
- 12:14
-
Jovem de 16 anos morre à facada na estação de comboios da Amadora
Um jovem de 16 anos morreu na quinta-feira à noite no interior da estação de comboios da Amadora, no distrito de Lisboa, após ter sido esfaqueado na zona do peito, disse hoje à agência Lusa a PSP.
-
- 11:42
-
Diretora técnica do Lar do Comércio em Matosinhos constituída arguida
O Ministério Público (MP) constituiu arguida uma diretora técnica do Lar do Comércio, em Matosinhos, no distrito do Porto, indicou hoje à agência fonte da instituição.
-
- 11:18
-
Quem é a “intocável” Hope Hicks, a assessora de Trump que terá sido a fonte do contágio
Foi modelo e chegou a gerir a conta de Twitter do presidente dos EUA. Próxima da família Trump, Hicks é hoje é uma das principais assessoras e conselheiras do líder dos EUA. O jornal ‘Politico’ classificou-a como “intocável”.
-
- 10:50
-
E as equipas mais excitantes da Premier League são…
Na segunda jornada da Premier League assistimos a um recorde de golos numa única jornada (44). Na terceira, além dos, também eles impressionantes, 36 golos apontados, tivemos resultados e exibições que confirmam que esta poderá ser uma das mais excitantes edições da Premier League de sempre. Além do
-
- 10:36
-
Homem tentou fazer exame de código por outro em Braga com ajuda da escola
O Ministério Público (MP) acusou três arguidos de um alegado esquema fraudulento para um deles fazer o exame de código em nome de outro, em Braga, com a colaboração do gerente de uma escola de condução de Fafe.
-
- 10:00
-
Entre desejos de melhoras e críticas. As reações à infeção de Donald Trump com a Covid-19
Dos desejos de melhoria rápida às críticas à sua atuação perante a pandemia, somam-se as reações quanto ao anúncio de que o presidente dos EUA Donald Trump e a primeira-dama Melania testaram positivo para a covid-19.
-
- 08:48
-
De Boris Johnson a Bolsonaro: os líderes mundiais que já estiveram infetados com a Covid-19
A notícia de que Donald Trump testou positivo à Covid-19 faz do presidente dos EUA o mais recente líder mundial a ficar infetado com a doença, juntando-se a nomes como os de Boris Johnson ou Jair Bolsonaro.
-
- 08:25
-
Oferta de alojamento para estudantes reforçada com cerca de 2.400 camas
A oferta de alojamento para estudantes do Ensino Superior foi reforçada com cerca de 2.400 camas, perfazendo um total de mais de 18 mil camas, o que representa um aumento de 16% face ao ano letivo anterior.
-
- 07:57
-
Banco de Portugal podia ter afastado Ricardo Salgado um ano antes da queda do BES
De acordo com a Comissão de Auditoria Independente, que avaliou a atuação do Banco de Portugal, esta instituição possuía as ferramentas necessárias para substituir Ricardo Salgado como presidente-executivo do Banco Espírito Santo um ano antes da queda do grupo, mas não as a utilizou.
-
- 06:22
-
Donald Trump e Melania testam positivo à Covid-19
O Presidente dos Estados Unidos anunciou hoje que tanto ele como a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, testaram positivo à Covid-19. Donald Trump tinha iniciado quarentena enquanto aguardava os resultados do teste, depois de uma colaboradora próxima ter confirmado estar infetada.
-