Entre-os-Rios, 4 de março de 2001. O dia em que o país caiu à água com o pilar quatro
Cheguei à beira do Douro, no Cais de Sardoura, num dia de cheia deste fevereiro. Já não chovia, mas a água inundava os canteiros e os patos nadavam por entre os bancos de jardim submersos. Ao fundo, escutava os carros nas pontes.
Esta é uma das imagens mais recentes que tenho de Castelo de Paiva. Uma das últimas em que lá estive para preparar este documentário sonoro hoje publicado e que crescerá com novos episódios nas próximas semanas.
Foi no verão: à boleia de projetos paralelos, encaixotado em plena pandemia, que comecei a pensar como contar Castelo de Paiva e o desastre que matou 59 pessoas cujo único crime foi atravessar uma ponte tutelada pelo Estado, ponte sem restrições, ponte aberta e essencial para a ligação daquele território.
Nas primeiras horas após a tragédia, o então ministro do Equipamento Social, o socialista Jorge Coelho, demitiu-se, avisando que a culpa não podia morrer solteira.
Recontar Castelo de Paiva é regressar a um país invisível: um país de interesses e conveniências, de segredos e incúrias. É voltar ao país que não conseguiu impedir 59 mortes, que na cobertura mediática frenética nem foi capaz de as tratar com dignidade.
Neste trabalho, pude falar com alguns dos meus heróis neste ofício, pessoas que estiveram em Castelo de Paiva e que lá voltaram incessantemente, à procura de enfrentar o esquecimento.
E pude também conhecer novos heróis; pessoas que mantiveram a luta, apontaram as luzes para lá das lágrimas e dos mantos de sofrimento alheio — e ainda hoje lutam contra a fachada de miserabilismo, para afirmar um território onde a palavra de ordem, duas décadas depois, continua a ter de ser a resiliência.
Nisto do longe e do perto, há uma reflexão que sempre me deixa curioso: a ponte, essencial para ligar Castelo de Paiva aos territórios socialmente mais próximos, Penafiel e o Porto, caiu e levou mais de cinquenta pessoas de duas freguesias deste concelho. Mas nem esse preço chegou para que a tragédia ficasse para a história com o nome de quem a sofreu. Foi e é a tragédia de Entre-os-Rios, como ainda hoje escreveu o presidente da presidente da República: "Duas décadas volvidas podemos, sem nunca esquecer o passado, reconhecer o futuro que a tragédia inspirou. Homenagear as vítimas de Entre-os-Rios é também saudar o seu legado, exemplo de solidariedade, perpetuado na obra que comunidade, famílias e amigos construíram em seu nome”.
Na noite de 4 de março de 2001, Portugal acordou para a sua fragilidade. Terminavam na água as esperanças do país moderno que cintilou na Expo 98, que se ergueu ao cume com o Nobel de José Saramago, que se pôs como relevante na política internacional com a questão timorense.
É de tudo isso que aqui falamos — e é de tudo isso que vamos continuar a falar nas próximas semanas no podcast A Ponte: de como a evitável morte de 59 portugueses aconteceu e de como, duas décadas depois, as causas que levaram a essa catástrofe continuam tão visíveis por baixo da fina camada de modernidade. Entre testemunhos de operacionais, autarcas e jornalistas, reconstituímos as razões por trás do acidente, os dias de sofrimento na margem do rio e as sequelas que perduram neste concelho no topo do distrito de Aveiro.
Novos episódios disponíveis todas as semanas no Spotify e Apple Podcasts e em qualquer outra plataforma de podcasts.
- 20:34
- A estreia do campeonato do Mundo de Fórmula 1, entre 26 e 28 de março no Bahrein, vai poder ser assistida ao vivo somente por espetadores vacinados ou curados da covid-19, anunciou hoje a organização.
-
- 20:03
-
Mundiais e Europeus a cada dois anos? É a proposta de Arsène Wenger
O francês Arsène Wenger, diretor de desenvolvimento mundial da FIFA, defendeu a realização de Mundiais e Europeus a cada dois anos, reorganizando os calendários internacionais de futebol.
-
- 19:59
-
Presidente da Groundforce diz que resposta do Governo a plano para viabilizar a empresa é "uma chantagem e um ultimato inaceitável”
O presidente da Groundforce, Alfredo Casimiro, considerou hoje que a resposta que recebeu do Governo à sua proposta para viabilizar a empresa é "insultuosa", constituindo uma "chantagem e um ultimato inaceitável".
-
- 19:53
-
"Chega de frescura, de mimimi. Vão ficar chorando até quando?". O discurso inflamado de Bolsonaro na pior fase da pandemia no Brasil
O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou hoje a criticar as restrições à atividade económica impostas naquele que é o pior momento da pandemia de covid-19 no país, instou a "trabalhar" e questionou: "Vão chorar até quando?".
-
- 19:51
-
Italia trava envio de vacinas da AstraZeneca para a Austrália
O Governo italiano anunciou hoje que bloqueou, em conformidade com a Comissão Europeia (CE), o envio de 250.000 doses da vacina AstraZeneca para a Austrália após considerar "a escassez de vacinas na UE e Itália" e atrasos nos fornecimentos.
-
- 19:49
-
Cientistas encontram uma "superterra" com condições para se estudar atmosfera e a habitabilidade
Cientistas detetaram uma 'superterra', planeta extrassolar com uma massa maior do que a da Terra, que dista da sua estrela o suficiente para se estudar a eventual presença de água à sua superfície e uma atmosfera, foi hoje divulgado.
-
- 19:42
-
Politico denuncia gastos de presidência "fantasma" de Portugal no Conselho da União Europeia
Uma sala de imprensa totalmente equipada, mas vazia. Milhares de euros gastos em bebidas e centenas de fatos encomendados. Na edição desta quinta-feira, o site Politico denuncia os gastos da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.
-
- 18:45
-
"Ninguém tem de desistir dos projetos que não cabem" no Plano de Recuperação e Resiliência, diz Pedro Nuno Santos
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, reconheceu hoje que nem todos os projetos apresentados tiveram cabimento no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas salientou que "ninguém tem de desistir" deles.
-
- 18:43
-
Covid-19. Governo francês alarga confinamento ao fim de semana
O executivo francês continua a evitar um confinamento total para travar a covid-19, mas alargou o confinamento ao fim de semana à região de Pas-de-Calais e impôs novas medidas como encerramento de grandes zonas comerciais e interdição de manifestações.
-
- 18:37
-
Carlos Moedas e a candidatura a Lisboa: “Este é o meu sonho, não tenho outro”
O ex-comissário europeu Carlos Moedas afirmou hoje que se candidata a presidente da Câmara de Lisboa para mudar a cidade "com os lisboetas", dizendo que foi uma "decisão de vida" que tem "tanto de emocional como de racional".
-
- 18:08
-
Sporting CP renova com Rúben Amorim até 2024
O treinador Rúben Amorim prolongou por mais uma época o contrato com o Sporting, até 30 de junho de 2024, anunciou hoje o clube líder da I Liga portuguesa de futebol.
-
- 18:00
-
Episódio 1: O Vazio. "Caiu uma ponte na tua terra"
"Nunca testemunhei nada tão desesperante como aquele instante", conta quem acompanhou as primeiras horas da tragédia. A queda da ponte Hintze Ribeiro, que cruzava o Douro de Castelo de Paiva para Entre-os-Rios, pôs a nu as fragilidades de um país que queria ser moderno. Em O Vazio, o primeiro de cin
-
- 17:40
-
Das acusações de assédio moral à entrevista a Oprah, a crise entre Harry, Meghan e a família real britânica agrava-se
A crise entre os "Sussex" e a família real agravou-se, com acusações de "inverdades" contra a monarquia britânica e a investigação do alegado assédio moral exercido por Meghan Markle, antes da transmissão de uma entrevista do casal com a apresentadora americana Oprah Winfrey.
-
- 16:57
-
Inês Maria Meneses: "No amor e na morte ninguém está a salvo"
A escritora Inês Maria Meneses fez parte do último debate do É Desta Que Leio Isto e trouxe-nos os livros O Ano do Pensamento Mágico, de Joan Didion, e A Única História, de Julian Barnes.
-
- 16:44
-
Dos palcos digitais aos ciclos de conversas, a agenda desta semana celebra o Dia da Mulher
Confinados em casa ainda não nos é possível deslocar a salas de espetáculo, cinemas, clubes ou outros para ir a eventos. Contudo, não faltam alternativas online para ocupar os seus tempos livres. Com especial foco em eventos para celebrar o Dia da Mulher, a agenda do SAPO24 revela-lhe todas as ativi
-
- 16:21
-
Covid-19: Testes à saída de São Miguel para outras ilhas voltam a ser obrigatórios
Os passageiros que viajem da ilha de São Miguel para outras ilhas dos Açores voltam a ser obrigados a apresentar um resultado negativo de um teste de despiste do SARS-CoV-2 antes do embarque, a partir de sábado.
-
- 15:40
-
Padrão dos Descobrimentos: é para demolir?
Há quem queira demolir o Padrão dos Descobrimentos por ser um símbolo do Estado Novo e uma ode ao colonialismo. Faz sentido?
-
- 15:19
-
Putin diz que internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu hoje que a Internet pode destruir a sociedade a partir do seu interior caso não seja regida por valores e leis da moral.
-
- 14:44
-
Covid-19: Portugal com mais 28 mortes (o valor mais baixo desde outubro) e 830 casos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o boletim epidemiológico relativo às últimas 24 horas.
-
- 12:20
-
Em Londres, um gato 'surfista' de comboios esteve prestes a fazer uma viagem de alta velocidade
Na terça-feira à noite, na estação de Euston, em Londres, um gato encontrava-se em cima de um comboio com destino a Manchester e estava prestes a realizar uma viagem de comboio a 125 milhas por hora (aproximadamente 201 quilómetros por hora).
-