Desconfinar com 7 mil milhões em apoios
Menos de 24 horas depois de António Costa apresentar o tão desejado plano de desconfinamento aos portugueses (ou, melhor, "o plano de reabertura progressiva da sociedade portuguesa" a "conta-gotas") e dar a conhecer o semáforo das cores que o vai controlar, quatro ministros e um secretário de Estado do seu gabinete apresentaram ao país o novo pacote de medidas destinadas aos setores mais afetados pela pandemia da covid-19.
Por outras palavras, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, apresentaram hoje em conferência de imprensa conjunta 7 mil milhões de euros em apoios (dos quais 1.160 milhões são a fundo perdido).
E existem algumas que saltam prontamente à vista:
- 'Lay-off' simplificado alargado a empresas afetadas pelas que fecharam;
Apesar do anúncio do regresso do lay-off ao modelo inicial (o trabalhador recebe a 100%, sendo que os patrões pagam a 30% desse montante e a Segurança Social avança com o resto), este terá uma curta duração. De acordo com os esclarecimentos de Ana Mendes Godinho, o Governo estima que as empresas só possam beneficiar deste modelo apenas em março e abril.
- A criação de uma linha de crédito de 300 milhões de euros para o turismo;
- Aumento dos apoios (438,81 euros) para os trabalhadores da cultura até março;
- 65 milhões de euros em fundos para o desporto;
"Estes apoios no desporto são muito importantes porque visam precisamente a recuperação da atividade desportiva. Os apoios da cultura são dirigidos essencialmente ao apoio à produção nos próximos tempos, em que ainda vamos ter limitação de público. É muito importante ajudar os promotores, os produtores e os artistas no sentido de conseguirem realizar atividade. Também do ponto de vista dos apoios ao emprego e às empresas, aquilo que queremos é apoiar o pagamento de salários, apoiar a continuação da atividade", sustentou Pedro Siza Vieira.
O ministro da Economia salientou que estes não são meros apoios destinados a ajudar aqueles que foram fortemente afetados pelo confinamento: a intenção passa para que sejam também vistos com um estímulo para ajudar a recuperar a vitalidade das empresas. O plano de reforço dos apoios à economia e ao emprego do Governo pode ser consultado aqui.
Outra das medidas de apoio hoje anunciadas visa diretamente as empresas da restauração, alojamento e cultura e as micro pequenas e médias empresas: estas vão poder pagar o IVA trimestral de fevereiro e maio em prestações de três ou seis meses. E, segundo o secretário de Estado, será mantida a medida que permite a entrega em três ou seis prestações, "sem qualquer acréscimo de juros" do IVA trimestral relativo aos meses de fevereiro e maio.
Uma das questões esclarecidas também durante a conferência de imprensa foi de que a entrega do IRS está a decorrer "com toda a tranquilidade". "Estamos a preparar a campanha do IRS com toda a tranquilidade e a nossa expectativa é de que dia 1 de abril se inicie a campanha com entrega da declaração e depois com os reembolsos normais, dentro do prazo normal", afirmou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
Siza Vieira frisou igualmente que o programa Apoiar.pt vai voltar a receber candidaturas já este mês de março (ainda que apenas por uma semana) porque muitas empresas elegíveis não apresentaram a sua candidatura. Isto é, aquelas que não o fizeram voltam a ter uma janela para que o passam fazer. As candidaturas voltam a estar abertas aos novos setores económicos com um aumento em 50% dos limites máximos de apoio para empresas com quebra de faturação superior a 50%.
- 20:59
- O músico Júlio Costa, 85 anos, do Trio Odemira, morreu hoje, disse à agência Lusa o ator Paulo Vasco.
-
- 20:15
-
Família de George Floyd indemnizada em 22 milhões de euros
A família do afro-americano George Floyd, morto em 2020 por um ex-polícia de Minneapolis, vai receber uma indemnização de 27 milhões de dólares (22 milhões de euros) do município norte-americano.
-
- 18:51
-
Datas, testes e vacinação. 10 perguntas e respostas sobre o regresso à escola
Depois de quase dois meses em casa, os alunos começam a voltar às salas de aula esta segunda-feira. O regresso será acompanhado de uma campanha de testes de despistagem nas escolas públicas e privadas. Quem será testado, o que muda e o que se mantém nas instituições de ensino. Um guia para pais e fi
-
- 18:45
-
Autárquicas. A lista de mais 51 candidatos a presidentes de câmara anunciada pelo PSD
O PSD apresentou hoje mais 51 nomes homologados pela Comissão Política Nacional do partido como candidatos a presidentes de câmara nas próximas autárquicas.
-
- 18:27
-
Sporting CP. Rúben Amorim diz-se "de consciência tranquila" com processo e apenas focado no Tondela
O treinador do Sporting, Rúben Amorim, mostrou-se hoje "de consciência tranquila" em relação ao processo por alegada "fraude" na sua inscrição e apontou o foco para o Tondela, da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
-
- 17:39
-
Em 2019, perdeu-se um campo de futebol de floresta a cada seis segundos
Devido à desflorestação e ao aumento do consumo de bens, cada vez mais as florestas tropicais estão a desaparecer — só entre 2002 e 2019 a área total perdida foi maior do que a França. Por cá, a Greve Climática estudantil convocou uma nova mobilização em formato híbrido.
-
- 17:24
-
Regresso do público aos estádios? É “uma das melhores notícias” que todo o futebol português teve, “particularmente o Benfica”, diz Jesus
O treinador Jorge Jesus disse hoje que as notícias sobre futebolistas insatisfeitos por serem pouco utilizados no Benfica dão “vontade de rir”, mas advertiu que “é normal” uns jogadores jogarem mais do que outros nas equipas grandes.
-
- 15:10
-
Covid-19: Índice de transmissibilidade nos 0,80 com todas as regiões abaixo de 1
O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está nos 0,80, com todas as regiões do país abaixo de 1, o que indicia um “claro decréscimo da incidência” do número de infeções.
-
- 14:47
-
Tóquio2020: Velejadores Diogo e Pedro Costa garantem vaga lusa na classe 470
Os velejadores Diogo e Pedro Costa garantiram hoje a presença de Portugal no torneio olímpico de vela na classe 470, durante o Mundial da categoria, que decorre em Vilamoura.
-
- 14:29
-
Regresso do Papa Francisco a Fátima, em 2023, é uma “enorme alegria”
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, afirmou hoje que é uma “enorme alegria” a presença do papa Francisco em Fátima, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2023 em Lisboa. As instituições locais também já se congratularam com a revelação da visita.
-
- 13:23
-
Como se paga a crise?
Foram muito mais as vozes que as nozes nas medidas de apoio à economia. Não podem restar dúvidas que o Estado português se mostrou demasiado parcimonioso num momento em que o país mais precisava da sua ajuda.
-
- 11:26
-
"Trading Cards". Quando os cromos desportivos e as cartas Pokémon valem milhares (ou milhões) de dólares
A 28 de fevereiro uma carta de basquetebol foi vendida por mais de 4 milhões de dólares, mas o recorde vai para um cromo de basebol que ultrapassou os 5 milhões. Os Pokémon também estão em alta e se tem cartas deste género é melhor pensar duas vezes antes de as deitar fora. Afinal, pode ter uma fort
-
- 10:58
-
Um campo de alho-francês com LED. Artista holandês dá cor e luz à agricultura para impulsionar produção
Com a ajuda de biólogos botânicos, Daan Roosegaarde criou uma “receita de luz” para um campo de alho-francês, que ajuda as culturas a crescerem melhor, prolongando eficazmente as horas de luz solar. O projeto Grow é apenas o mais recente de uma série de obras de Roosegaarde que abordam problemas amb
-
- 08:49
-
Salsicha meio comida ajuda polícia alemã a resolver caso arquivado
A polícia alemã diz ter resolvido um caso de roubo ocorrido há nove anos, depois de encontrar ADN num pedaço de salsicha meio comido que corresponde ao de um homem detido em França por um crime não relacionado.
-
- 06:07
-
Mosaico romano com 1.900 anos “salvo” após décadas como mobília nos EUA
Depois de décadas usado como mobília por um casal em Nova Iorque, Estados Unidos, um raro mosaico com mais de 1.900 anos foi hoje colocado em exposição num museu em Itália.
-