Reabrir Portugal a conta-gotas
Era o tema da ordem do dia e tem-no sido praticamente desde que António Costa anunciou há quinze dias de que iria apresentar o Plano de Desconfinamento neste 11 de março. Os jornais e as televisões foram avançando ao longo desta quinta-feira o que podia ou não abrir já na próxima semana, mas a realidade é que foi mesmo preciso esperar até pouco depois das 20h00 para saber os intentos do Governo.
No entanto, aquilo que se soube foi mais ou menos aquilo que já tinha sido avançado quer por órgãos de comunicação quer até por alguns ministros: é um plano contido, há um travão na Páscoa (para não repetir a situação vivida no Natal) e a reabertura começa pelas escolas (mas não só). Eis os traços gerais da "reabertura a conta-gotas" de Portugal.
1. Calendário de abertura
O calendário de abertura (ou parafraseando o primeiro-ministro, o "plano de reabertura progressiva da sociedade portuguesa") inicia em 15 de março e estende-se até 3 de maio. Para saber mais sobre o que abre e quando, ou o dia em que poderá voltar ao ginásio, frequentar uma esplanada ou assistir a um espetáculo, basta carregar aqui. Mas num sumário sumaríssimo, saiba que terá de esperar por abril para ir ao cinema, assistir a um espetáculo ou comer fora. Assim como o resto dos alunos também só vai regressar à escola no mês das águas mil.
Mas no imediato, para que não se perca, a partir da próxima segunda-feira, reabrem:
- Creches, pré-escolar e 1.º ciclo;
- Comércio ao postigo;
- Cabeleireiros, manicures e similares;
- Livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária;
- Bibliotecas e arquivos.
Durante a sua comunicação ao país frisou várias as recomendações dos especialistas. Óscar Felgueiras (matemático) e Raquel Duarte (pneumologista) propuseram um plano de desconfinamento por etapas, se situação epidémica se mantiver controlada e caso se faça sempre uma avaliação a cada duas semanas. António Costa, na parte das escolas, contudo, reconheceu que o plano não seguia "rigorosamente" as indicações, uma vez estas sugeriam a abertura apenas das creches e do pré-escolar.
"Consideramos que é fundamental que o processo de aprendizagem seja afetado o mínimo possível", justificou o líder do Governo, ainda que tenha garantido que a reabertura das escolas será acompanhada de uma testagem em massa.
"Vamos aproveitar este regresso à escola para lançar um programa de testagem massiva, que está programado e que já foi anunciado, para poder detetar no momento em que as pessoas regressam aos estabelecimentos de ensino possíveis focos que existam de infeção", disse.
2. Dever de confinamento
As diretrizes do Governo são para nos mantermos em casa até à Páscoa. O plano de vacinação vai acelerar, alguma atividade reabre, mas ainda não é tempo de voltar à tão esperada "normalidade". Aliás, António Costa foi bem peremptório neste ponto quando se dirigiu ao país. O dever de confinamento persiste e deverá manter-se até à Páscoa. Depois disso, "veremos".
Assim, a circulação entre concelhos (em Portugal continental) vai voltar a estar proibida no fim de semana de 20 e 21 de março e no período da Páscoa (26 de março e 5 de abril).
3. Níveis de risco
Vão existir níveis (como mostra o quadro na imagem de ilustração).
- Verde
- Amarelo
- Amarelo
- Vermelho
Na prática, o que isto significa é que vai existir um nível de "abertura" de cada zona e região. De acordo com as explicações de António Costa, o seu executivo (e demais decisores políticos) vão ter em atenção dois critérios salientados pelos especialistas como sendo fulcrais para fazer esta avaliação:
- O número novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias;
- A taxa de transmissibilidade, o famoso R(t).
Trocando por miúdos, a mensagem que o primeiro-ministro deixou foi de que quando o índice de transmissibilidade for superior a 1 ou Portugal ultrapassar os "120 novos casos [de infeção] por dia por 100 mil habitantes a 14 dias" vai ser necessário reavaliar as medidas daquele concelho/região.
No fundo, voltar atrás no "plano de reabertura progressiva da sociedade portuguesa" hoje anunciado. Porém, a intenção será sempre por fazê-lo por regiões e não em todo o território.
4. Uma novidade e as regras gerais apresentadas
- Uma das novidades é a mudança relativamente à venda de bebidas nos serviços take-away. Até agora não é era permitido, mas a partir de 15 de março já será possível;
- Ainda nas bebidas, o Governo clarificou que a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos de comércio a retalho, incluindo supermercados e hipermercados e em take-away (a partir das 20h00) é aplicável até às 06h00;
- Sempre que for possível, o regime de teletrabalho continua a ser obrigatório;
- Horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais: 21h durante a semana; 13h ao fim de semana e feriados (ou 19h para retalho alimentar).
- 22:27
- O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse hoje esperar que em 19 de abril possa voltar a haver público nos estádios, depois de o Governo ter anunciado o plano de desconfinamento.
-
- 21:47
-
Exames, provas e acesso ao ensino superior. Avaliações vão ter as mesmas regras do ano letivo passado
As provas de aferição e exames finais do 9.º ano foram canceladas e o acesso ao ensino superior vai decorrer da mesma forma que em 2020, sem exames finais obrigatórios, só com provas de ingresso. Confira aqui o que esperar das avaliações deste ano letivo.
-
- 19:58
-
Covid-19. Estado do Qatar vai vacinar toda a caravana de MotoGP
O Estado do Qatar vai vacinar toda a caravana do Mundial de MotoGP antes do arranque do campeonato, em 28 de março, anunciou hoje o promotor da competição.
-
- 19:50
-
Celebrações religiosas com fiéis retomadas a partir de segunda-feira, mas procissões continuam suspensas
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa esteve hoje reunido e decidiu que as celebrações com fiéis são retomadas na segunda-feira. Contudo, as procissões continuam suspensas.
-
- 19:47
-
O que abre e quando. Este é o plano da reabertura "a conta gotas" do país
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje um plano de reabertura de atividades “a conta-gotas”, considerando que neste momento se pode falar “com segurança” de uma “reabertura progressiva da sociedade”. Em quatro fases, este é o plano do desconfinamento.
-
- 18:41
-
Covid-19: Vacina da Johnson & Johnson começa a chegar a Portugal na segunda metade de abril
As primeiras doses da vacina de toma única da Janssen, que recebeu hoje autorização condicional de comercialização, começam a chegar a Portugal na segunda metade de abril, adiantou à Lusa fonte da farmacêutica.
-
- 17:51
-
Caso EDP: Suspensão de funções de António Mexia e Manso Neto caducou
A medida de coação de suspensão de funções na EDP aplicada aos arguidos António Mexia e Manso Neto, no processo das rendas da EDP, caducou esta semana por ultrapassar o prazo máximo de oito meses sem acusação deduzida.
-
- 15:48
-
Será o Clubhouse a app que os empreendedores precisavam?
Por esta altura é difícil ainda não ter ouvido falar em Clubhouse. A nova rede social da moda tem sido mencionada em programas de rádio, crónicas, publicações e nas mais variadas conversas entre amigos. Figuras públicas como o Salvador Martinha ou Nuno Markl já a mencionaram nos seus programas de rá
-
- 15:02
-
Covid-19: Risco de coagulação sanguínea não é maior em pessoas vacinadas, diz EMA
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) afirmou hoje que não existem provas, até ao momento, de um aumento de risco de coagulação sanguínea em pessoas vacinadas contra a covid-19.
-
- 14:32
-
NBA: O dominó das trocas começa a cair agora
A duas semanas da data limite para trocas na NBA, 25 de março, intensificam-se os rumores, ativam-se as notificações dos tweets dos «insiders» Adrian Wojnarowski e Shams Charania, e muda-se a homepage do nosso browser de internet para a "Trade Machine" da ESPN. A experiência de anos anteriores mostr
-
- 13:52
-
Restrições na fronteira com Espanha deverão ser prolongadas até à Páscoa
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, avançou hoje em Madrid que as atuais restrições nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha deverão ser prolongadas até à Páscoa por razões de luta contra a covid-19.
-
- 13:47
-
Covid-19: Noruega e Itália juntam-se a países que suspenderam vacina da AstraZeneca
As autoridades de saúde norueguesas anunciaram hoje a suspensão, “como medida preventiva”, de vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca, seguindo o exemplo de outros países, que tomaram idêntica decisão com receio de efeitos secundários. Também Itália fez o mesmo anúncio.
-
- 13:45
-
Heróis da juventude
Chuck Norris fez 81 anos e fez-me sentir velho. Vamos crescendo e percebendo que a maioria dos nossos heróis de juventude era uma farsa.
-
- 13:26
-
Monstra, Antígona e uma "cereja" no topo do bolo. Este é o menu para a sua agenda cultural
Desde novas estreias nas plataformas de streaming à fruição de concertos à distância do ecrã, a pandemia trouxe consigo uma nova variedade de conteúdos virtuais. Contamos-lhe tudo o que vai acontecer nesta e na próxima semana.
-
- 12:03
-
Vamos falar sobre Eça de Queiroz? Inscreva-se aqui no clube de leitura deste mês
A guionista Susana Romana é a convidada do encontro de março do "É Desta Que Leio Isto", clube de leitura da MadreMedia que nesta mês vai conversar sobre uma das mais conhecidas obras de Eça de Queiroz.
-
- 10:27
-
Nasceu uma tartaruga albina na Austrália, mas as hipóteses de sobreviver são baixas
Uma tartaruga albina nasceu na ilha Lady Elliot, localizada na Grande Barreira de Coral, na Austrália. Os monitores viram poucos albinos recém-nascidos e não há relatos de alguma vez ter sido avistado um adulto, uma vez que devido à dificuldade de camuflagem têm uma curta esperança de vida.
-
- 09:17
-
"Tinha de ser mulher e de preferência negra". Tradutor catalão foi considerado “não adequado” para traduzir poema de Amanda Gorman
O tradutor catalão do poema que a escritora americana Amanda Gorman leu na tomada de posse do presidente dos EUA, Joe Biden, disse ter sido afastado do cargo porque tinha o "perfil" errado.
-
- 08:37
-
Fundação do dono da Farfetch investiu mais de 320 mil euros em propinas em meio ano
Em seis meses, a Fundação José Neves investiu mais de 320 mil euros no pagamento de propinas a 45 alunos, tendo recebido 600 candidaturas para as bolsas reembolsáveis ISA FJN. Criada pelo empreendedor e fundador da Farfetch, a fundação quer chegar aos 2,5 milhões de euros até ao final do ano — e tem
-
- 06:00
-
Sismo, tsunami e acidente nuclear. Japão assinala décimo aniversário da catástrofe de março de 2011
O Japão assinala hoje o décimo aniversário da tripla catástrofe de 11 de março de 2011 — sismo, tsunami e acidente nuclear —, que traumatizou todo o país.
-