Desconfinar com "um justo equilíbrio"
Sem surpresa, o parlamento aprovou nova renovação do Estado de Emergência, com o sentido de voto a ser o mesmo que se verificou nas seis anteriores renovações: a favor estiveram PS, PSD, CDS-PP e PAN e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues; do lado do contra o PCP, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. Por fim, o BE, absteve-se.
A realidade é que a votação dificilmente é a parte do debate de hoje na Assembleia da República que vai dar que falar. Talvez por serem já muitas votações e já andarmos nisto desde novembro, talvez porque depois de mais uma reunião do Infarmed, com um dos peritos a dar conta de que Portugal pode chegar "às linhas vermelhas" dentro de duas semanas, a atenção está agora focada naquilo que vai decidir amanhã o Governo em Conselho de Ministros. O desconfinamento avança como planeado ou vão existir nuances em alguns concelhos ou regiões?
Hoje, na sua intervenção no parlamento, o Ministro da Administração Interna deu algumas pistas do que aí vem. Mais concretamente, aludiu ao facto de que a existirem ou a serem adoptadas medidas de restrição, tal sucederá com o devido "justo equilíbrio".
"O Governo não deixará de adotar um justo equilíbrio entre a vontade e necessidade de desconfinamento e a absoluta determinação de medidas restritivas ou de eventual pausa e suspensão no processo de reabertura onde tal seja necessário", frisou Eduardo Cabrita.
As opiniões sobre como, quando e em que moldes deve ou não avançar o desconfinamento são variadas. Por exemplo, a Ordem dos Médicos enfatiza que as datas do plano podem continuar, mas que é preciso ter noção de que este é "um momento crítico para evitar que se desconfine mal". Por outro lado, o PSD crê que talvez não seja boa ideia avançar já com algo "global", especialmente "naqueles concelhos que estão com os indicadores de risco mais elevados". Numa coisa, no entanto, estão de acordo: em levar a cabo uma "testagem massiva".
Ora, a testagem foi precisamente um tópico que levou Marta Temido a rebater no parlamento algumas vozes que dão conta que Portugal "testa pouco" ou "testa menos", nomeadamente pela métrica de testes realizada por 100 mil habitantes. Acontece que a governante afirmou hoje em bom tom que tal "não é verdade" e explica que a quebra do número de testes se deve à diminuição de casos de infeção.
"Não é verdade que Portugal esteja nos últimos lugares no lugar de testes por 100 mil habitantes. Não é verdade. O gráfico [que tinha na mão] demonstra-o bem. Como é que podemos pedir aos outros que confiem em nós se dizemos mentiras?", frisou.
A questão que impera nesta quarta-feira é: será mesmo a última renovação do estado de emergência? Marcelo Rebelo de Sousa gostava que assim fosse. Na semana passada foi esse o seu desejo expressado, de modo a que coincidisse com o "fim do mês de abril". O mesmo voto foi expressado hoje por Eduardo Cabrita, num discurso em que salientou que existe "uma vontade genuína de todos para que este seja o último estado de emergência em Portugal".
Aguardemos então pela decisão do Governo de amanhã para saber qual "será o justo equilíbrio" ou se tudo se mantém como planeado.
- 21:08
- O ex-primeiro-ministro José Sócrates, um dos principais arguidos da Operação Marquês, deu uma entrevista no Jornal das 8 na TVI. Sócrates defendeu que a sentença proferida na fase de instrução pelo juiz Ivo Rosa declara que não demonstrou nenhum "comportamento concreto contrário aos deveres do cargo
-
- 20:11
-
Marcelo diz que desconfinamento deve seguir o "seu curso", mas de forma "gradual e sensata"
O Presidente da República afirmou hoje esperar que o estado de emergência esteja a caminhar para o fim, sem dar como certo que esta seja a sua última renovação, e admitiu confinamentos locais para conter a covid-19. No entanto, alertou para o agravamento da pobreza e das desigualdades e defendeu que
-
- 19:34
-
Covid-19: Câmara de Lisboa estende testagem gratuita a todos os moradores da cidade
A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, foi hoje anunciado.
-
- 18:49
-
Morreu o cantor Artur Garcia, nome da música ligeira portuguesa da década de 1960
O cantor Artur Garcia, de 83 anos, que protagonizou vários êxitos nas décadas de 1960 e 1970, morreu hoje, na Aldeia de Juzo, em Cascais, disse à Lusa o agente artístico António Fortuna.
-
- 17:13
-
Trilogia entre Conor McGregor e Poirier avança em Las Vegas. E a intenção é encher os 20.000 lugares da T-Mobile Arena
Dustin Poirier e Conor McGregor vão ter a oportunidade de mostrar as suas habilidades em frente à lotação total da T-Mobile Arena, em Las Vegas, no dia de 10 julho. Um combate do irlandês por si só já costuma ser notícia não só pelo facto de ser a maior estrela mundial de MMA, mas agora acresce a no
-
- 16:33
-
Ator Albano Jerónimo integra elenco da série "El Presidente" da Amazon
O ator português Albano Jerónimo integra o elenco da série "El Presidente", produzida pela Amazon, sobre escândalos no futebol, e cuja segunda temporada está a ser rodada no Uruguai.
-
- 16:33
-
Operação Marquês: Conselho Superior de Magistratura abre investigação à distribuição do processo
O Conselho Superior de Magistratura (CSM) anunciou hoje que abriu uma investigação à distribuição do processo da Operação Marquês.
-
- 15:15
-
Uma gorjeta digital que pode ir dos 2 aos 100 euros
Startup portuguesa cria gratificação digital para colaboradores da restauração e hotelaria. Dinheiro pode servir para comprar uma bicicleta ou ajudar uma causa.
-
- 14:39
-
Morreu Bernie Madoff, responsável pelo maior esquema em pirâmide da história
O financeiro Bernie Madoff morreu hoje aos 82 anos na prisão. O norte-americano cumpria uma pena de prisão de 150 anos por ter cometido aquela que foi considerada a maior fraude fiscal de sempre, desviando aproximadamente 65 mil milhões de dólares.
-
- 13:35
-
Uma parte que vai, um tesouro que fica dentro de nós
A minha avó gostava de conversas à mesa, de rir e de rir com gosto. Era vaidosa e cuidava-se, sempre elegante, sabia-se bonita.
-
- 12:17
-
Como decide Ivo Rosa, de Timor-Leste à Operação Marquês
Uma viagem por alguns dos processos mais mediáticos de Ivo Rosa, onde nos cruzamos com nomes como Ljubomir Stanisic ou o ‘Gangue dos Multibancos’, revelam-nos o modus operandi do juiz de que todos falam depois de, na Operação Marquês, ter levado José Sócrates a julgamento por seis crimes, quando o e
-
- 09:06
-
"Seria prudente esperar antes de continuar a aliviar medidas", defende pneumologista
A médica pneumologista Raquel Duarte, que integrou a equipa que realizou a proposta de desconfinamento, sugeriu, em declarações ao Diário de Notícias, que seria pudente esperar antes de continuar o plano de desconfinamento.
-
- 08:29
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Hoje mandam vocês
Todas as semanas, chegam ao teu email newsletters com recomendações minhas, do Miguel Magalhães, e, mais recentemente, do Guilherme Geirinhas. Por norma, falamos de conteúdos que andamos a ver e a ouvir, e dos quais achamos que vais gostar. Mas hoje vai ser diferente. Vou falar-te de três conteúdos
-
- 08:08
-
Google vs Oracle. Linhas de código não são obras de arte (para já)
A Oracle acusou a Google de usar ilegalmente as suas linhas código no desenvolvimento do Android. Em tribunal, ganhou a Google. A grande questão agora é perceber se os softwares devem ter direitos de autor ou não.
-